JANEIRO 2019

Soja e outras plantas de verão em pleno crescimento.
Citros, café e cana de açúcar enfrentando limitações do clima.

 
 LANÇAMENTO BIOGRAFIA
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: A GÊNESIS DA CONSERVAÇÃO DO SOLO NO BRASIL
Mario Borgonovi
Nascido em Campinas (SP), em 29 de novembro de 1913, teve sua certidão de nascimento lavrada apenas em 18 de janeiro de 1914, como era comum acontecer naqueles tempos. Formado em Piracicaba (SP), sua pós-graduação em Planejamento Agrícola foi na Clemson College University - USA, com estágio no Soil Conservation Service - USA, em 1946.

Após a formatura, foi aprovado por concurso público no Instituto Agronômico de Campinas.Trabalhou na casa da lavoura de Mococa (SP) e depois em São João da Boa Vista (SP), onde atendia as fazendas de café, principalmente aplicando seus conhecimentos de conservação do solo com a introdução das técnicas de curvas de nível nos cafezais.

Em 1949, retornou a Campinas, ocupando os cargos de técnico da seção de agrogeologia, depois chefe da seção de combate à erosão, irrigação e drenagem, e assessor técnico do Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo.

Trabalhou na concepção de irrigação de arroz do Vale do Rio Paraíba, fundou as empresas Florestas Rio Doce e Docemade, subsidiárias da Companhia Vale do Rio Doce, e foi um dos idealizadores da UNICAMP, entre muitas outras atividades. Foi ainda colaborador da elaboração do primeiro texto da Lei do Código Florestal (1965).

Para ler o artigo escrito especialmente para a Agrisus
clique aqui


(mla)
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br