JUNHO 19

Mês frio das tradicionais festas juninas, este ano deve ter calor acima da media em grande parte do país. Produtividades de plantas de inverno afetadas de forma imprevisível.

 
 ENTREGA PRÊMIO
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: IMPORTÂNCIA DA COBERTURA VEGETAL E APLICAÇÃO DE CALCÁRIO E GESSO NO SISTEMA DE PLANTIO DIRETO
Jéssica Pereira de Souza; Fabiane Machado Vezzani; Glaciela Kachusk; Emanuel Maltempi de Souza; Leandro Bortolon; Elisandra Solange Oliveira Bortolon; Francelino Peteno de Camargo
O resultado da pesquisa desednvolvida sugere que a correção da acidez pode reduzir a população de nematoides no solo e, como consequência, reduz a população de Candidatus Xiphinematobacter.

A rotação de culturas também é uma técnica indicada para o controle de nematoides, pois introduz a quebra das interações entre planta e patógeno. Devido à seleção de microrganismos, que ocorre por meio da composição orgânica característica de cada planta, a monocultura pode favorecer o crescimento somente de algumas espécies de microrganismos. Essa prática desfavorece a competição e o controle natural das populações microbianas, podendo resultar no aumento de populações patógenas, ao ponto de causar danos às culturas em desenvolvimento. Essa é mais uma evidência dos riscos da monocultura no controle de patógenos.

Os resultados deste estudo reforçam a relevância da cobertura vegetal e da aplicação de calcário e gesso no solo nas áreas produtoras de grãos, pois ambas atuam sobre a comunidade de bactérias do solo e, consequentemente, sobre a produtividade e sustentabilidade do sistema.

Para ler a íntegra do artigo clique aqui


(mla)
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br