JUNHO 19

Mês frio das tradicionais festas juninas, este ano deve ter calor acima da media em grande parte do país. Produtividades de plantas de inverno afetadas de forma imprevisível.

 
 ENTREGA PRÊMIO
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: DESEMPENHO DA CULTURA DO MILHO EM ARGISSOLO VERMELHO COMPACTADO PELO TRÁFEGO AGRÍCOLA
Moacir Tuzzin de Moraes, Renato Levien, Carlos Ricardo Trein, João de Andrade Bonetti, Henrique Debiasi
O objetivo deste trabalho foi determinar se a compactação imposta pelo tráfego de trator, em áreas com tráfego controlado, pode ser limitante à cultura do milho em sistemas de preparo de um Argissolo Vermelho de textura média.

Os tratamentos constituíram-se do uso de um sistema de preparo reduzido; um sistema plantio direto submetido a uma, três e seis passadas de trator de 3,8 Mg; e de uma área sem tráfego. Avaliaram-se os parâmetros físico-hídricos do solo (densidade do solo, resistência à penetração e curva de retenção de água), o crescimento radicular e da parte aérea, além da produtividade de grãos de milho.

O tráfego agrícola incrementou os valores de densidade do solo e de resistência do solo à penetração, bem como o conteúdo de água do solo à capacidade de campo.

Os máximos valores de resistência do solo à penetração (1.600 kPa) e densidade do solo (1,67 g cm-3), nas parcelas trafegadas, não foram limitantes ao desenvolvimento do milho e incrementaram a produtividade de grãos em ambas as safras.

O tráfego de até seis passadas com trator sobre a mesma área é benéfico à cultura de milho, e incrementa a disponibilidade de água e a produtividade de grãos de milho.

Para ler a íntegra do artigo clique aqui


(mla)
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br