JUNHO 19

Mês frio das tradicionais festas juninas, este ano deve ter calor acima da media em grande parte do país. Produtividades de plantas de inverno afetadas de forma imprevisível.

 
 ENTREGA PRÊMIO
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: PESQUISA SELECIONA INDICADORES BIOLÓGICOS PARA MONITORAMENTO DA COMPACTAÇÃO DO SOLO
Brenda Cristye Tonon-Debiasi, Henrique Debiasi, Julio Cezar Franchini, Alvadi Antonio Balbinot Jr., Mariangela Hungria e Marco Antonio Nogueira
Foram determinados os seguintes atributos microbiológicos e bioquímicos do solo: respiração basal (RB); carbono da biomassa microbiana (CBM); quociente metabólico (qCO2); e a atividade das enzimas celulase, glutaminase, fosfatase ácida e arilsulfatase.

Para isso, foram coletadas amostras de solo na camada de 0 a 10 cm, em quatro épocas: outubro/2014, após a colheita ou dessecação das culturas de outono-inverno; e em fevereiro/2015, janeiro/2016 e fevereiro/2017, durante a fase reprodutiva da soja.

O estado de compactação foi caracterizado por meio das variáveis densidade do solo (DS), macroporosidade, microporosidade e porosidade total, em amostras com estrutura preservada obtidas em outubro/2014 e fevereiro/2017.

Para ler a íntegra do artigo clique aqui



(mla)
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br