JUNHO 19

Mês frio das tradicionais festas juninas, este ano deve ter calor acima da media em grande parte do país. Produtividades de plantas de inverno afetadas de forma imprevisível.

 
 ENTREGA PRÊMIO
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: VEJA COMO TER SOJA, MILHO E PASTO NO MESMO ESPAÇO E ANO
Amélio Dall’Agnol e Pedro Moreira, Embrapa Soja
O Sistema Plantio Direto na Palha (SPD) foi uma revolução na atividade agrícola brasileira. Acrescente-se às melhorias promovidas pela ILP, a possibilidade de integrar o cultivo da braquiária com a do milho safrinha, tomando-se o cuidado para que a pastagem não interfira no desenvolvimento do milho. Com a maturação do milho, a pastagem se expande, permitindo o engorde de bovinos como uma terceira safra do ano.

Outra possibilidade de ILP é substituir o pousio por pastagens no período invernal, quando podem faltar opções economicamente rentáveis para cultivo. A pastagem que surge após uma lavoura de grãos é tão abundante que permite o engorde de bovinos semelhante ao que ocorre no confinamento.

Pesquisas apontam aumento da produtividade da soja – de 5 a 15% – quando cultivada em sucessão a pastagens bem manejadas, sobretudo em função da melhoria da qualidade física, química e biológica do solo.

Para ler a íntegra do artigo clique aqui

(mla)
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br