MARÇO 2019

Colheita da soja avança para o final e milho segunda safra consolida plantio. Chuvas e calor recuperam desempenho de cultivos perenes.

 
 CARTILHA SPD
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: VEJA COMO TER SOJA, MILHO E PASTO NO MESMO ESPAÇO E ANO
Amélio Dall’Agnol e Pedro Moreira, Embrapa Soja
O Sistema Plantio Direto na Palha (SPD) foi uma revolução na atividade agrícola brasileira. Acrescente-se às melhorias promovidas pela ILP, a possibilidade de integrar o cultivo da braquiária com a do milho safrinha, tomando-se o cuidado para que a pastagem não interfira no desenvolvimento do milho. Com a maturação do milho, a pastagem se expande, permitindo o engorde de bovinos como uma terceira safra do ano.

Outra possibilidade de ILP é substituir o pousio por pastagens no período invernal, quando podem faltar opções economicamente rentáveis para cultivo. A pastagem que surge após uma lavoura de grãos é tão abundante que permite o engorde de bovinos semelhante ao que ocorre no confinamento.

Pesquisas apontam aumento da produtividade da soja – de 5 a 15% – quando cultivada em sucessão a pastagens bem manejadas, sobretudo em função da melhoria da qualidade física, química e biológica do solo.

Para ler a íntegra do artigo clique aqui

(mla)
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br