MARÇO 2019

Colheita da soja avança para o final e milho segunda safra consolida plantio. Chuvas e calor recuperam desempenho de cultivos perenes.

 
 CARTILHA SPD
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(cv)
:: PESQUISA AVALIA ADUBAÇÃO NITROGENADA EM ALGODÃO SOB SPD
Maria da Conceição Santana Carvalho - Pesquisadora da Embrapa Algodão - mscarva@cnpa.embrapa.br
Uma pesquisa de campo realizada nas duas últimas safras de algodão no Cerrado revelou que o nutriente com melhor custo benefício para a cultura é a uréia. E a produtividade maior se dá quando a aplicação de N é feita mais cedo e parcelado (50 % logo após a emergência + 50 % na floração dos botões). Os resultados estão sendo divulgados pela Fundação Agrisus, que financiou o projeto conduzido pela pesquisadora Maria da Conceição Santana Carvalho, da Embrapa Algodão.

No plantio direto, há grande chance de perdas de nitrogênio por volatização durante a aplicação de uréia. O foco da pesquisa foi testar produtos alternativos para que os produtores possam ter mais segurança no manejo dos nutrientes, melhorando a produtividade e reduzindo os custos de produção. A pesquisadora M. da Conceição relata que “em relação ao custo/benefício, os fertilizantes uréia e nitrato de amônio foram os que apresentaram melhores resultados em comparação com as fontes alternativas”.

Para conhecer detalhes do trabalho, Clique aqui
(cv)
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br