JUNHO 19

Mês frio das tradicionais festas juninas, este ano deve ter calor acima da media em grande parte do país. Produtividades de plantas de inverno afetadas de forma imprevisível.

 
 ENTREGA PRÊMIO
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(cv)
:: PESQUISA AVALIA ADUBAÇÃO NITROGENADA EM ALGODÃO SOB SPD
Maria da Conceição Santana Carvalho - Pesquisadora da Embrapa Algodão - mscarva@cnpa.embrapa.br
Uma pesquisa de campo realizada nas duas últimas safras de algodão no Cerrado revelou que o nutriente com melhor custo benefício para a cultura é a uréia. E a produtividade maior se dá quando a aplicação de N é feita mais cedo e parcelado (50 % logo após a emergência + 50 % na floração dos botões). Os resultados estão sendo divulgados pela Fundação Agrisus, que financiou o projeto conduzido pela pesquisadora Maria da Conceição Santana Carvalho, da Embrapa Algodão.

No plantio direto, há grande chance de perdas de nitrogênio por volatização durante a aplicação de uréia. O foco da pesquisa foi testar produtos alternativos para que os produtores possam ter mais segurança no manejo dos nutrientes, melhorando a produtividade e reduzindo os custos de produção. A pesquisadora M. da Conceição relata que “em relação ao custo/benefício, os fertilizantes uréia e nitrato de amônio foram os que apresentaram melhores resultados em comparação com as fontes alternativas”.

Para conhecer detalhes do trabalho, Clique aqui
(cv)
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br