JANEIRO 2019

Soja e outras plantas de verão em pleno crescimento.
Citros, café e cana de açúcar enfrentando limitações do clima.

 
 LANÇAMENTO BIOGRAFIA
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(cv)
:: ENCONTRO DE RIO VERDE SUPERA EXPECTATIVA
Ondino Cleante Bataglia - secretario Executivo da Agrisus - agrisus@agrisus.com.br
O Clube Amigos da Terra de Rio Verde organizou o 9º ENCONTRO DE PLANTIO DIRETO DE RIO VERDE “ALIMENTOS E BIOENERGIA: QUAL O FUTURO DA TERRA?” nos dias 10, 11 e 12 de agosto deste ano, sendo sua nona edição.

Sabendo da importância da agricultura sustentável, com manejo conservacionista do solo e do ambiente, o evento teve um enfoque da ferramenta “Sistema de Plantio Direto”, demonstrando dificuldades, inovações e manejo do sistema para obtenção de um SPD com qualidade.

Buscaram-se ao mesmo tempo seqüestros de carbono e menos emissão de Gases de Efeito Estufa, além dos benefícios que o meio rural pode propiciar à sociedade ao prestar “Serviços Ambientais” através do sucesso da tecnologia SPD.

O público esperado de aproximadamente 600 pessoas foi amplamente superado, estando presentes quase 1.000 participantes. O evento foi realizado no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Rio Verde.

O 9º Encontro de Plantio Direto, muito bem organizado pelo Eng. Agr. Charles Peters, compreendeu conferências, palestras, mini-cursos e pela “Feira da Sustentabilidade”, onde foram expostos estandes, painéis científicos e práticos.

O presidente da Agrisus Dr. Fernando Penteado Cardoso e o Secretário Executivo Dr. Ondino Cleante Bataglia estiveram presentes no Evento onde apresentaram a Agrisus, seus objetivos, principais projetos e resultados de sua atuação.

Ainda no dia 10 de agosto, acompanhados pelo Senhor Flávio Faedo, conceituado produtor da região, os representantes da Agrisus tiveram oportunidade de fazer um tour pela região de Montividiu visitando com mais detalhes as suas fazendas bem como as propriedades do Senhor Andreas Peeters, bem como do acompanhante.

Predomina na região o sistema de plantio direto - SPD em praticamente a totalidade da área agricultável, sendo a sucessão soja - milho safrinha consagrada pela maioria dos produtores.

Nesse sistema, as produtividades da soja e do milho safrinha são muito altas em toda a região. Alem disso muitos agricultores estão produzindo algodão e feijão, havendo especial interesse no espaçamento reduzido no plantio da malvácea. A integração lavoura pecuária ainda é limitada na região visitada.

Nota-se que a região teve muito progresso com a chegada de grandes indústrias como a Perdigão, por exemplo. A cana de açúcar também está chegando e isso tem causado certa preocupação pela mudança social que poderá acontecer na região se grandes usinas se instalarem por lá.


(cv)
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br