MARÇO 2019

Colheita da soja avança para o final e milho segunda safra consolida plantio. Chuvas e calor recuperam desempenho de cultivos perenes.

 
 CARTILHA SPD
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(cv)
:: PERFIL DO PD NO RELATORIO DO RALLY DA SAFRA 2010
- agrisus@agrisus.org.br
Clique aqui e acesse o relatório completo.


Nesse relatório são apresentados os resultados dos levantamentos
realizados durante o Rally da Safra 2010. Parte dos objetivos das expedições são solicitadas e financiadas pela Fundação Agrisus desde 2006.

Em 2010, 8 (oito) equipes – formadas por agrônomos, técnicos e
convidados, coordenadas pela Agroconsult – percorreram os principais pólos de produção de grãos do País, passando por RS, SC, PR, MS, MT, GO, DF, MG, BA,TO, MA e PI.

As equipes realizaram levantamentos qualitativos e quantitativos. O
levantamento quantitativo foi obtido a partir de amostragens aleatórias das
lavouras de soja e de milho realizadas ao longo do trajeto definido para o Rally. Já o qualitativo, por meio de questionários aplicados durante os eventos aos produtores realizados em 9 (nove) municípios.

Durante as amostragens de campo, as equipes coletaram informações
sobre a produtividade das lavouras e sobre as características de utilização do plantio direto: percentual do solo coberto com resíduos culturais e identificação da cultura de cobertura usada na formação da palhada. Foram realizadas 1238 amostras a campo.

A cada parada para avaliação de campo foram coletadas também
informações sobre o plantio direto (ver modelo da planilha de campo utilizada no anexo 03): percentual e tipo de resíduo utilizado de cobertura do solo. Para a determinação do percentual de cobertura morta, aplicou-se uma
metodologia sugerida pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e adaptada pelo Rally da Safra.

As avaliações realizadas anualmente pelo Rally da Safra (Avaliações de
campo e Aplicação de Questionários) tem mostrado o perfil da agricultura
brasileira em relação à utilização do Sistema de Plantio Direto no Brasil. Mais do que isto tem permitido uma avaliação detalhada da evolução do SPD, tendo construído uma série histórica de cinco anos desta base de dados.

O aumento da adoção do Sistema de Plantio Direto, verificada através dos questionários, demonstra o nível de tecnologia aplicada nos lavouras brasileiras e a preocupação de conservação do solo por parte dos produtores.

(cv)
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br