MARÇO 2019

Colheita da soja avança para o final e milho segunda safra consolida plantio. Chuvas e calor recuperam desempenho de cultivos perenes.

 
 CARTILHA SPD
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(cv)
:: REVISTA VISÃO AGRÍCOLA TEM EDIÇÃO SOBRE SPD
A adoção do Sistema de Plantio Direto (SPD) pode ser chamada “revolução verde” brasileira e vem se constituindo em uma verdadeira estratégia que alia produtividade à conservação ambiental. SPD é o tema da edição nº 9 da Revista Visão Agrícola, publicação da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ).

“É com grande satisfação que apresentamos esta edição destacando o tema Sistema Plantio Direto, extremamente adequado para o atual momento, em que o grande foco é a sustentabilidade econômica, social e ambiental, contando, para tanto, principalmente com o conhecimento e a tecnologia. Trata-se de uma ampla abordagem apresentada de forma minuciosa que será, certamente, material de consulta constante acerca desta temática”, destaca Antonio Roque Dechen, diretor da ESALQ.

O presidente da Fundação Agrisus, Fernando Penteado Cardoso, assina a seção Fórum com um artigo de três paginas (leia aqui) onde ressalta que a tecnologia é fundamental para a sustentabilidade da agricultura, apresentando “viabilidade econômica, eficiência, proteção ambiental e persiste para o futuro”. Ele mostra estudos e pesquisas realizadas sobre esta tecnologia, alerta sobre detalhes importantes para uma prática correta e conclui: “é uma técnica confiável, inovadora, avançada e está aí para ficar”.

Conteúdo

O exemplar apresenta uma rica seqüência de artigos assinados por notáveis agricultores e pesquisadores, que abordam o SPD sob o ponto de vista da cobertura do solo, fertilidade, microbiologia, mecanização agrícola, proteção de plantas, ambiente, aspectos econômicos, desafios para o setor e inovações tecnológicas. Além disso, traz o fórum “SPD, técnica a serviço da sustentabilidade”, de autoria de Fernando Penteado Cardoso, um dos maiores defensores do sistema. Na reportagem central, encontramos o contexto do papel do SPD na revolução verde brasileira e o histórico do desenvolvimento dessa técnica no país.

A Visão Agrícola é uma publicação técnico-científica que traz a cada edição um tema relevante da agricultura brasileira. É uma revista semestral destinada ao setor produtivo, técnicos atuantes em extensão, agricultores, pesquisadores, docentes e alunos da área de ciências agrárias.

Outras informações:
www.esalq.usp.br/visaoagricola ou pelo telefone (19) 3429-4249.



(cv)
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br