JUNHO 19

Mês frio das tradicionais festas juninas, este ano deve ter calor acima da media em grande parte do país. Produtividades de plantas de inverno afetadas de forma imprevisível.

 
 ENTREGA PRÊMIO
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(cv)
:: REVISTA VISÃO AGRÍCOLA TEM EDIÇÃO SOBRE SPD
A adoção do Sistema de Plantio Direto (SPD) pode ser chamada “revolução verde” brasileira e vem se constituindo em uma verdadeira estratégia que alia produtividade à conservação ambiental. SPD é o tema da edição nº 9 da Revista Visão Agrícola, publicação da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ).

“É com grande satisfação que apresentamos esta edição destacando o tema Sistema Plantio Direto, extremamente adequado para o atual momento, em que o grande foco é a sustentabilidade econômica, social e ambiental, contando, para tanto, principalmente com o conhecimento e a tecnologia. Trata-se de uma ampla abordagem apresentada de forma minuciosa que será, certamente, material de consulta constante acerca desta temática”, destaca Antonio Roque Dechen, diretor da ESALQ.

O presidente da Fundação Agrisus, Fernando Penteado Cardoso, assina a seção Fórum com um artigo de três paginas (leia aqui) onde ressalta que a tecnologia é fundamental para a sustentabilidade da agricultura, apresentando “viabilidade econômica, eficiência, proteção ambiental e persiste para o futuro”. Ele mostra estudos e pesquisas realizadas sobre esta tecnologia, alerta sobre detalhes importantes para uma prática correta e conclui: “é uma técnica confiável, inovadora, avançada e está aí para ficar”.

Conteúdo

O exemplar apresenta uma rica seqüência de artigos assinados por notáveis agricultores e pesquisadores, que abordam o SPD sob o ponto de vista da cobertura do solo, fertilidade, microbiologia, mecanização agrícola, proteção de plantas, ambiente, aspectos econômicos, desafios para o setor e inovações tecnológicas. Além disso, traz o fórum “SPD, técnica a serviço da sustentabilidade”, de autoria de Fernando Penteado Cardoso, um dos maiores defensores do sistema. Na reportagem central, encontramos o contexto do papel do SPD na revolução verde brasileira e o histórico do desenvolvimento dessa técnica no país.

A Visão Agrícola é uma publicação técnico-científica que traz a cada edição um tema relevante da agricultura brasileira. É uma revista semestral destinada ao setor produtivo, técnicos atuantes em extensão, agricultores, pesquisadores, docentes e alunos da área de ciências agrárias.

Outras informações:
www.esalq.usp.br/visaoagricola ou pelo telefone (19) 3429-4249.



(cv)
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br