MARÇO 2019

Colheita da soja avança para o final e milho segunda safra consolida plantio. Chuvas e calor recuperam desempenho de cultivos perenes.

 
 CARTILHA SPD
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: AGRICULTURA SUSTENTÁVEL
Fernando Penteado Cardoso - agrisus@agrisus.org.br
Sustentável, dizem os dicionários, significa “que se sustenta”, que persiste, que é permanente, que se perpetua. Agricultura sustentável é a atividade agrícola ou pecuária, que apresenta estabilidade e continuidade.

Para alcançar essa estabilidade a agropecuária precisa contar com clima adequado e solo fértil. As culturas e criações devem se adaptar ao clima local que pode ser alterado ocasionalmente através da irrigação e de vários ajustes nas culturas sob estufas.

O solo, quando infértil, pode ser melhorado com adição dos nutrientes para, em seguida, ter a nova fertilidade mantida pela reposição continuada tanto do carbono desprendido da atividade biológica, como dos nutrientes exportados ou lixiviados.
As alterações ambientais devem ser controladas, notadamente com relação à erosão e à poeira. Escorrimentos prejudicam o relevo, desperdiçam nutrientes, assoreiam baixadas e contaminam águas, além de empobrecerem os mananciais por falta de infiltração. Nuvens de particulados levam defensivos onde indesejados e disseminam pragas.

O plantio direto melhora e mantém a fertilidade, evita danos ambientais e protege as nascentes.


A agropecuária deve ser eficiente para ser lucrativa. Tecnologias, insumos, máquinas, fontes de energia e serviços terceirizados, com seus financiamentos, devem estar à disposição do produtor com conhecimento para bem utilizá-los.

Além dos fatores da produção e do zelo ambiental, a atividade rural requer também transporte e mercados, bem como fatores sociais como conforto, educação, assistência à saúde, segurança pessoal e patrimonial, seguro de vida e de idade, além de um ambiente comunitário que traga satisfação de viver.
Os fatores naturais, tecnológicos, econômicos, sociais e humanos, atuam em conjunto para promover uma agricultura sustentável.

*Engenheiro Agrônomo Sênior, USP-ESALQ 1936. Fundador e ex-presidente da Manah S.A. (fertilizantes e gado de corte). Presidente da Fundação Agrisus - Agricultura Sustentável.

Para ler a íntegra do caderno especial sobre Ciências Agrárias Clique aqui




(mla)
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br