JUNHO 19

Mês frio das tradicionais festas juninas, este ano deve ter calor acima da media em grande parte do país. Produtividades de plantas de inverno afetadas de forma imprevisível.

 
 ENTREGA PRÊMIO
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: AGRICULTURA SUSTENTÁVEL
Fernando Penteado Cardoso - agrisus@agrisus.org.br
Sustentável, dizem os dicionários, significa “que se sustenta”, que persiste, que é permanente, que se perpetua. Agricultura sustentável é a atividade agrícola ou pecuária, que apresenta estabilidade e continuidade.

Para alcançar essa estabilidade a agropecuária precisa contar com clima adequado e solo fértil. As culturas e criações devem se adaptar ao clima local que pode ser alterado ocasionalmente através da irrigação e de vários ajustes nas culturas sob estufas.

O solo, quando infértil, pode ser melhorado com adição dos nutrientes para, em seguida, ter a nova fertilidade mantida pela reposição continuada tanto do carbono desprendido da atividade biológica, como dos nutrientes exportados ou lixiviados.
As alterações ambientais devem ser controladas, notadamente com relação à erosão e à poeira. Escorrimentos prejudicam o relevo, desperdiçam nutrientes, assoreiam baixadas e contaminam águas, além de empobrecerem os mananciais por falta de infiltração. Nuvens de particulados levam defensivos onde indesejados e disseminam pragas.

O plantio direto melhora e mantém a fertilidade, evita danos ambientais e protege as nascentes.


A agropecuária deve ser eficiente para ser lucrativa. Tecnologias, insumos, máquinas, fontes de energia e serviços terceirizados, com seus financiamentos, devem estar à disposição do produtor com conhecimento para bem utilizá-los.

Além dos fatores da produção e do zelo ambiental, a atividade rural requer também transporte e mercados, bem como fatores sociais como conforto, educação, assistência à saúde, segurança pessoal e patrimonial, seguro de vida e de idade, além de um ambiente comunitário que traga satisfação de viver.
Os fatores naturais, tecnológicos, econômicos, sociais e humanos, atuam em conjunto para promover uma agricultura sustentável.

*Engenheiro Agrônomo Sênior, USP-ESALQ 1936. Fundador e ex-presidente da Manah S.A. (fertilizantes e gado de corte). Presidente da Fundação Agrisus - Agricultura Sustentável.

Para ler a íntegra do caderno especial sobre Ciências Agrárias Clique aqui




(mla)
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br