ABRIL 2017

Colheita de soja terminada com recorde de produtividade pelo clima favorável em todas as regiões produtoras. Milho safrinha semeado cedo beneficiando a produção. Chuvas escassas em março, podendo reduzir a produção, principalmente de cana.

 
 RALLY DA SAFRA 2017
 Busca
 
Voltar Voltar
:: A seguir confira a listagem de artigos existentes na base de dados da Agrisus:
:: CAPIM RUZIZIENSIS X MILHO SAFRINHA - (Abril/2017)
A revista AG, especializada em pecuária, publica, na edição de abril, artigo baseado em pesquisa apoiada pela Agrisus (PA Nº 1334/14), intitulada "Adubação Nitrogenada de cobertura no Consórcio de Milho Safrinha com Capim Ruziensis em Sistema Plantio Direto". A prática aumenta a produção de palhada.(mais)
:: CIÊNCIA E NAÇÃO: NELSON ROCKEFELLER, O IBEC RESEARCH INSTITUTE (IRI) E OS CAMINHOS DA OCUPAÇÃO DO CERRADO BRASILEIRO (1946-1980) - (Março/2017)
O artigo trata da intervenção agrícola sobre o cerrado brasileiro após 1945, mais especificamente observando a atuação do Ibec Research Institute (IRI, posteriormente IRI Research Institute), uma agência norte-americana com fins de produção de conhecimento científico para exploração em larga escala(mais)
:: EFFECTS OF SURFACE-APPLIED AND SOIL-INCORPORATED TIME ON SOME PHYSICAL ATTRIBUTES OF A DYSTRUDEPT SOIL - (Fevereiro/2017)
O presente artigo é baseado em resultados de pesquisa agronômica (PA Nº 1483/15) que teve apoio da Agrisus. Foi publicado pela British Society of Soil Science, Soil Use and Management. Os autores são vinculados à Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR). Na região predomina a agricultura familiar(mais)
:: RENDIMENTO E ATRIBUTOS FÍSICOS E QUÍMICOS DO SOLO EM SISTEMA PLANTIO DIRETO E CONVENCIONAL DA CEBOLA - (Fevereiro/2017)
O artigo refere-se aos resultados de projeto apoiado pela Agrisus (PA Nº 1622/15). A pesquisa agronômica foi realizada em Ituporanga (SC). O estado de Santa Catarina destaca-se no setor agrícola como o maior produtor nacional de cebola, com predomínio do preparo convencional do solo.(mais)
:: RESÍDUOS ORGÂNICOS DE ANIMAIS E A PRODUTIVIDADE EM SPD - (Fevereiro/2017)
A revista A Granja, em sua edição de fevereiro, traz artigo baseado em pesquisa que contou com o apoio da Fundação Agrisus (PA Nº 1636/15). Dois experimentos com o uso de dejetos animais avaliaram a produtividade de milho. Também foi realizada coleta de solo para averiguar seus atributos químicos.(mais)
:: SOLOS DE FERTILIDADE CONSTRUÍDA: CARACTERÍSTICAS, FUNCIONAMENTO E MANEJO - (Janeiro/2017)
O presente artigo é baseado em pesquisa que teve apoio da Fundação Agrisus (PA Nº 1491/15) e foi publicado na edição nº 156 do Jornal Informações Agronômicas, lançada em dezembro de 2016 pelo International Plant Nutrition Institute (IPNI), que visa o manejo responsável dos nutrientes das plantas.(mais)
:: CARBON, NITROGEN AND NATURAL ABUNDANCE OF 13C AND 15 N IN BIOGENIC AND PHYSICOGENIC AGGREGATES IN A SOIL WITH 10 YEARS OF PIG MANURE APPLICATIONS - (Janeiro/2017)
O presente artigo é baseado em projeto de pesquisa agronômica apoiado pela Fundação Agrisus (PA Nº 1087/13) e traduzido, posteriormente, também com apoio da mesma entidade (PA Nº 1784/16). Foi publicado pelo Soil & Tillage Research, jornal internacional de pesquisa e desenvolvimento do solo.(mais)
:: A IMPORTÂNCIA DE AVALIAR AMBIENTES PRODUTIVOS NO SPD - (Janeiro/2017)
A edição de janeiro da revista A Granja traz artigo de Afonso Peche Filho, pesquisador científico do Instituto Agronômico (IAC). Ele comenta a constante luta para manter as condições de produção rentáveis, com menor risco de impactos ambientais negativos, enfatizando os cuidados integrais de manejo.(mais)
:: BIOLOGIA DO SOLO - (Dezembro/2016)
Este artigo foi publicado, originalmente, na Revista AG, de dezembro de 2016, com base em pesquisa desenvolvida com apoio da Fundação Agrisus (PA Nº 1443/15), como Bolsa de Graduação/Pós-Graduação para Pesquisa Agronômica, desenvolvida nos municípios de Tupanciretã e São Miguel das Missões (RS).(mais)
:: PLANTIO DIRETO E ILP EM TERRAS BAIXAS: O CAMINHO PARA O USO EFICIENTE DE FERTILIZANTES - (Dezembro/2016)
O artigo foi publicado no Informativo nº18 da Integrar, uma empresa de prestação de serviços e consultoria. Em solos de terras baixas, impactos como o aumento no teor de matéria orgânica geram grandes modificações no sistema. Esse fato garante maior eficiência na utilização de nutrientes.(mais)
:: CONFERINDO E CONHECENDO - INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA - ILP - (Novembro/2016)
A Agrisus apoia a prática da Integração Lavoura Pecuária - ILP por entender que se trata de uma prática de produzir forragem no inverno, entre duas culturas de verão. Uma das pesquisas é a da Estância JAE, em Santo Inácio ( PR), a partir de 2006, a maior parte integrado com pecuária leiteira.(mais)
:: ALTERAÇÕES FÍSICAS EM LATOSSOLOS CULTIVADOS COM PLANTAS DE COBERTURA EM ROTAÇÃO COM SOJA E MILHO - (Novembro/2016)
O artigo publicado na Revista Brasileira de Ciências Agrárias (Agrária), volume 11, número 3, é baseado no projeto PA Nº 482/08, financiado pela Fundação Agrisus, com o nome de “Plantas de cobertura em rotação com soja e milho”. A pesquisa foi desenvolvida em Votuporanga (SP) e Selvíria (MS).(mais)
:: ESTABILIDADE DE AGREGADOS EM LATOSSOLOS SOB PLANTAS DE COBERTURA EM ROTAÇÃO COM SOJA E MILHO - (Novembro/2016)
O artigo publicado na Revista Brasileira de Ciências Agrárias (Agrária), volume 11, número 3, é baseado no projeto PA Nº 482/08, financiado pela Fundação Agrisus, com o nome de “Plantas de cobertura em rotação com soja e milho”. A pesquisa foi desenvolvida em Votuporanga (SP) e Selvíria (MS). (mais)
:: BENEFÍCIOS DAS PLANTAS DE COBERTURA SOBRE AS PROPRIEDADES FÍSICAS DO SOLO - (Outubro/2016)
O artigo é baseado em pesquisa apoiada pela Agrisus: PA 1236/13 - "Estratégias para mitigação da compactação do solo no sistema plantio direto". Foi publicado como o capítulo III de E-book publicado este ano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sobre manejo e conservação do solo(mais)
:: ENGENHEIROS DA PAZ - (Outubro/2016)
O artigo do presidente da Agrisus, Antonio Roque Dechen, homenageia o Dia do Engenheiro Agrônomo, comemorado em 12/10. A data foi instituída como lembrança da regulamentação da profissão no Brasil, realizada pelo decreto de lei nº 23.196, de 12 de outubro de 1933, assinado pelo presidente Vargas.(mais)
:: INVESTIMENTOS PARA ESTABILIDADE DA PRODUÇÃO EM SPD - (Outubro/2016)
A edição de outubro da revista "A Granja" publica artigo de Álvaro Vilela de Resende, Emerson Borghi e Miguel Marques Gontijo Neto, baseado em pesquisa apoiada pela Fundação Agrisus (PA Nº 1491/15): Sistema de Plantio Direto e Intensificação Ecológica para Sustentabilidade na Produção de Grãos em MG(mais)
:: DESENVOLVIMENTO E PRODUTIVIDADE DE COUVE-FLOR E REPOLHO INFLUENCIADOS POR TIPOS DE COBERTURA DO SOLO - (Setembro/2016)
Este artigo é baseado em pesquisa financiada pela Agrisus (PA Nº1252/13), desenvolvida em Uberaba (MG). Foi publicado originalmente pela revista "Horticultura Brasileira" (Hort. Bras. 33: 510-514, 2015). O relatório final da pesquisa, de setembro/2016, está publicado na íntegra e pode ser consultado(mais)
:: DESEMPENHO DA ALFACE AMERICANA E DO REPOLHO SOBRE DIFERENTES RESÍDUOS VEGETAIS - (Setembro/2016)
Este artigo é baseado em pesquisa financiada pela Agrisus (PA Nº1252/13), desenvolvida em Uberaba (MG). Foi publicado originalmente pela revista "Global Science and Technology" (Gl. Sci Technol, v.08, n.02, p.87 – 95, 2015). O relatório final da pesquisa, de set/2006, pode ser consultado na íntegra(mais)
:: PLANEJAMENTO ESPAÇO-TEMPORAL DE SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA (SIPA) NO SUBTRÓPICO BRASILEIRO - (Setembro/2016)
O artigo foi originalmente publicado no Informativo Integrar (Gestão e Inovação Agropecuária), nº16, de agosto/2016. Explica como trabalhar com a diversificação, mantendo as rotações num planejamento que privilegia a sustentabilidade do sistema como um todo. O autor é professor titular da UFPR. (mais)
:: HISTÓRICO DO SISTEMA DE PLANTIO DIRETO - (Agosto/2016)
Texto referente aos primórdios do Sistema de Plantio Direto até 2002, originalmente disponibilizado na página da Plataforma Plantio Direto, desativada com a reforma do site da Embrapa. A autoria é da FEBRAPDP, Embrapa e FUNAPE e foi compartilhado pela importância da preservação do registro.(mais)
:: ALGODOEIRO EM SPD: DESAFIOS PARA MANUTENÇÃO DA QUALIDADE DO SOLO - (Julho/2016)
A edição do mês de julho da revista A Granja traz artigo da pesquisadora Leticia Helena Campos de Souza baseado em resultados obtidos com o projeto apoiado pela Agrisus (PA Nº 1218/13) "Atributos físicos do solo sob cultivo do algodoeiro em sistema plantio direto e convencional", desenvolvido em MT(mais)
:: FUNDAÇÃO AGRISUS E A BANDEIRA DO PLANTIO DIRETO - (Junho/2016)
A edição de junho/2016 da revista A Granja publica artigo do secretário executivo da entidade falando sobre sua fundação e trajetória, por ocasião do aniversário de 15 anos de atividades, completados no último mês de abril. O destaque é a luta pelo plantio direto como garantia da sustentabilidade.(mais)
:: ECONOMIC AND SOIL QUALITY INDICATORS IN SOYBEAN CROPS GROWN UNDER INTERGRATED CROP-LIVESTOCK AND WINTER-GRAIN CULTIVATION SYSTEMS - (Maio/2016)
Artigo publicado na revista Ciência Rural, Santa Maria, v.46, n.7, baseado em projeto que teve apoio da Fundação Agrisus (PA Nº897/11), "Atributos químicos, físicos e biológicos como indicadores de qualidade em áreas de Plantio Direto", realizado junto à Universidade do Estado de Santa Catarina.(mais)
:: SOIL FAUNA AND ITS RELATION WITH ENVIRONMENTAL VARIABLES IN SOIL MANAGEMENT SYSTEMS - (Maio/2016)
Artigo publicado na revista Revista Ciência Agronômica, v. 45, n. 5, do Centro de Ciências Agrárias - Universidade Federal do Ceará, baseado em projeto que teve apoio da Fundação Agrisus (PA Nº897/11), "Atributos químicos, físicos e biológicos como indicadores de qualidade em áreas de Plantio Direto(mais)
:: FUNDAÇÃO CHAPADÃO PUBLICA ARTIGOS BASEADOS EM PESQUISA DA FUNDAÇÃO AGRISUS - (Abril/2016)
A Fundação Chapadão, de Chapadão do Sul (MS), publicou Comunicado Pepex referente ao trabalho feito em conjunto com a Fundação Agrisus. Graças a esta parceria de três anos foi construído um programa de Rotação ou Sucessão com culturas que minimizem os danos causados por Nematoides Prathylenchu.(mais)
:: SUSTENTABILIDADE: CAMINHO SEM VOLTA - (Abril/2016)
O presidente da Agrisus, Antonio Roque Dechen, escreve sobre o Dia da Conservação do Solo, comemorado em 15/04. Lembra da origem da data, a comemoração no Brasil, o seminário realizado neste ano no IAC e a necessidade da sustentabilidade do solo, que é a base de nossa própria sustentabilidade.(mais)
:: POR QUE INVESTIR NA FORMAÇÃO DE PALHADA PARA O PLANTIO DIRETO? - (Março/2016)
O engenheiro agrônomo Ronaldo Trecenti publicou o artigo na revista Cultivar sobre os riscos de prejuízos causados por fenômenos climáticos. Ele explica que o Sistema de Plantio Direto contribui para que o solo não seja levado pelas erosões e armazene mais nutrientes, fertilizantes e corretivos.(mais)
:: SOIL FERTILITY, HUMIC FRACTIONS AND NATURAL ABUNDANCE OF C AND N IN SOIL UNDER DIFFERENT LAND USE IN PARANÁ STATE, SOUTHERN BRAZIL - (Fevereiro/2016)
Artigo publicado pela revista chilena Idesia, editada pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade de Tarapacá, v.34, nº1, em janeiro/fevereiro de 2016. O texto foi baseado em projeto de pesquisa apoiado pela Agrisus (PA737/10), realizado em Marmeleiro (PR), entre 30/08/2010 e 01/11/2011. (mais)
:: DESAFIO DO PLANTIO DIRETO - (Fevereiro/2016)
Pesquisador da Embrapa Trigo, o autor afirma que o maior desafio a ser enfrentado pelo Plantio Direto é sua conversão em Sistema Plantio Direto. Esta conversão depende da viabilização econômica da diversificação de culturas, em sistemas de produção exclusivamente produtores de grãos.(mais)
:: CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA PARA PASTAGENS TROPICAIS: UMA ABORDAGEM SISTÊMICA - (Dezembro/2015)
Em artigo publicado no site da Embrapa Gado de Corte, o pesquisador de Solos e Nutrição de Plantas Alexandre Romeiro de Araújo cita declaração de 1938 do fundador da Agrisus, Fernando Penteado Cardoso, sobre o problema da erosão e seus efeitos nas propriedades químicas, físicas e biológicas do solo.(mais)
:: SOIL PENETRATION RESISTANCE IN THREE OXISOLS UNDER DIFFERENT COVER CROPS IN THE WEST OF SÃO PAULO - (Dezembro/2015)
O artigo faz parte do livro "Cover Crops - Cultivation, Management and Benefits", lançado em 2015 pelo editor Jonah Reuter, e é baseado em projeto apoiado pela Fundação Agrisus (PA Nº 482/08), que estudou técnicas de produção de cobertura de solo em SPD no Oeste do Estado de São Paulo.(mais)
:: A IMPORTÂNCIA DA PASTAGEM NA INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA: DA PROTEÇÃO DO SOLO AOS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS - (Novembro/2015)
O artigo foi publicado no Boletim Integrar nº8 e trata a pastagem não apenas como alimento para os animais, mas também como agente protetor do solo e reciclador de nitrogênio nos sistemas de produção. A Integrar - Gestão e Inovação Agropecuária é uma empresa de prestação de serviços e consultoria.(mais)
:: GRAMÍNEAS FORRAGEIRAS TROPICAIS PARA INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA - (Novembro/2015)
Pesquisador da Embrapa Gado de Corte, o autor fala das forrageiras que são cultivadas em consórcio com culturas como milho, sorgo e arroz ou em sucessão a culturas de verão, como a soja. É preciso escolher bem a forrageira para incluir na ILP, atendendo à produção animal e à formação de boa palhada.(mais)
:: PLANTAS DE COBERTURA E A DIMINUIÇÃO DE NITROGÊNIO E FÓSFORO NA ADUBAÇÃO - (Novembro/2015)
A revista A Granja, em sua edição de novembro/2015, publica artigo baseado em projeto que teve apoio da Fundação Agrisus. (PA Nº 1336/14). As autoras falam sobre experimento em Jaboticabal (SP) com plantas de cobertura, leguminosas e gramíneas como crotalária, feijão-de-porco, milheto e outras.
(mais)
:: DESAFIOS E DEMANDAS PARA O AGRONEGÓCIO: O ENGENHEIRO AGRÔNOMO DO FUTURO - (Outubro/2015)
Em comemoração ao Dia do Agrônomo, em 12/10, o presidente da Agrisus, Antonio Roque Dechen, indaga sobre qual seria o cenário político e econômico se não tivéssemos a produção de alimentos que temos hoje. Ele cumprimenta a categoria pela nobre missão dessa produção e pela construção da paz.(mais)
:: COMO A PECUÁRIA PODE CONTRIBUIR PARA A CORREÇÃO DA ACIDEZ DO PERFIL DO SOLO EM SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO? - (Setembro/2015)
O Boletim Integrar nº6, de 09/2015, traz artigo da doutoranda em Ciência do Solo (UFRGS), Eng. Agrª. Amanda Posselt Martins, consultora Ad Hoc da Integrar. O texto é fruto do trabalho de longo prazo liderado pela UFRGS, que vem sendo conduzido na Fazenda do Espinilho, em São Miguel das Missões (RS)(mais)
:: SOJA E MILHO EM ILP NO SUDOESTE DE MATO GROSSO - (Setembro/2015)
A edição de setembro da revista "A Granja" traz artigo sobre as experiências em ILP desenvolvidas em fazendas de Cáceres e região. Fala também sobre a importância da realização de eventos como o II Encontro Técnico de Soja e Milho, realizado em 31/03, que contou com o apoio da Fundação Agrisus. (mais)
:: PESQUISADORES DO PARANÁ FAZEM ESTUDO SOBRE ILP NA REGIÃO DO ARENITO CAIUÁ - (Setembro/2015)
Os pesquisadores Jonez Fidalski e Sérgio José Alves realizaram estudos, durante três anos, na estação experimental que o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) mantém em Xambrê. Os resultados foram publicados na Revista Brasileira de Ciência do Solo, vol.39, no.3, de Viçosa MG), em maio/jun. 2015.(mais)
:: FORMAS ORGÂNICAS E INORGÂNICAS DE FÓSFORO NO SOLO EM FUNÇÃO DE PLANTAS DE COBERTURA E DE ADUBAÇÃO NITROGENADA  - (Agosto/2015)
Esta dissertação foi apresentada à Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - UNESP, Campus de Jaboticabal, como parte das exigências para obtenção do título de Mestre em Agronomia (Ciência do Solo). A pesquisa agronômica teve apoio da Fundação Agrisus recebendo o número de projeto PA 1336/14.(mais)
:: PLANTAS DE COBERTURA PARA LAVOURAS PAULISTAS - (Julho/2015)
A edição de julho da revista A Granja traz artigo do pesquisador Wander Luis Barbosa Borges. Ele fala dos benefícios ao meio ambiente da semeadura direta e de pesquisa realizada com apoio da Fundação Agrisus (PA Nº 482/08) que originou um livro sobre plantas de cobertura em rotação com soja e milho(mais)
:: A SEMENTE DA VIDA ESTÁ EM NOSSO SOLO - (Junho/2015)
O Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, celebra seus 128 anos de existência. O presidente da Agrisus, Antonio Roque Dechen, que já foi Pesquisador Científico do Instituto, de 1975 a 1981, comenta sobre sua criação e importância.(mais)
:: FEIJÃO EM PÓS-PLANTIO DO CONSÓRCIO MILHO COM BRAQUIÁRIA - (Junho/2015)
A revista "A Granja" publica em sua edição de junho artigo da engenheira agrônoma e professora Michelle Traete Sabundjian, baseado em projeto apoiado pela Agrisus (PA Nº 1140/13). Ela defende a utilização do consórcio para formação de palha no SPD durante o período que antecede o cultivo do feijão.(mais)
:: BIOTECNOLOGIA APLICADA AO SISTEMA PLANTIO DIRETO: CULTIVO DE FEIJÃO EM PÓS-PLANTIO DO CONSÓRCIO DE MILHO COM BRAQUIÁRIA - (Maio/2015)
O presente artigo é baseado em pesquisa realizada com apoio da Agrisus (PA Nº 1140/13) na região de Selvíria (MS). Esse estudo contribuiu com informações sobre o efeito da utilização de bactérias (Azospirillum), capazes de fixar o N2 em gramíneas, no milho solteiro ou consorciado com braquiária.(mais)
:: PLANTAS DE COBERTURA PARA O NOROESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO - (Maio/2015)
A revista Ciência Rural publica em seu volume 45, n.5, de maio de 2015, artigo baseado em pesquisa que teve apoio da Agrisus (PA Nº 482/08), com o objetivo de avaliar a produtividade de fitomassa de cinco plantas de cobertura utilizadas para produção de grãos, sementes e forragem.(mais)
:: O MILHO SAFRINHA EM SPD NO MÉDIO-NORTE DO MT - (Maio/2015)
A edição 797, de maio, da revista "A Granja" publica artigo do professor e pesquisador Anderson Lange, baseado em trabalhos apoiados pela Agrisus. Ele fala sobre o cultivo logo após a soja do milho safrinha ou milho segunda safra, como tem sido chamado, que é recente em escala comercia em MT.(mais)
:: O SOLO NOSSO DE CADA DIA - (Abril/2015)
O Dia Nacional da Conservação do Solo é comemorado, em todo o País, em 15 de abril. O presidente da Agrisus, Antonio Roque Dechen, afirma que a sustentabilidade da produção agrícola e a adequação ambiental são indissociáveis e que o Brasil não pode descuidar das ações de sustentabilidade. (mais)
:: REVISTAS INTERNACIONAIS PUBLICAM DOIS ARTIGOS BASEADOS EM PROJETO FINANCIADO PELA AGRISUS - (Fevereiro/2015)
Com base em apoio da Agrisus (PA 1023/12) foram publicados dois artigos que descrevem os primeiros resultados feitos no Brasil sobre o manejo de dejetos em confinamentos de gado de corte e analisa os potenciais impactos em termos de emissão de gases de efeito estufa, além de práticas alternativas.(mais)
:: CHUVAS DE VERÃO - (Janeiro/2015)
O eng. agrônomo, fundador e presidente emérito da Agrisus escreve sobre a formação das chuvas no Brasil e questiona sobre a influência que a elevação da temperatura da superfície do mar pode ter na situação atual do clima que apresenta inundações regionais e forte seca verificada no sudeste do país(mais)
:: PRODUÇÃO DE SOJA E MILHO CULTIVADOS SOBRE DIFERENTES COBERTURAS - (Dezembro/2014)
O artigo científico foi publicado pela Revista Ciência Agronômica (v. 46, n. 1, p. 89-98, jan-mar, 2015), editada pelo Centro de Ciências Agrárias - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza (CE). Refere-se ao PA 482/08, “Plantas de cobertura em rotação com soja e milho”, apoiado pela Agrisus.(mais)
:: SOIL FAUNA AND ITS RELATION WITH ENVIRONMENTAL VARIABLES IN SOIL MANAGEMENT SYSTEMS - (Novembro/2014)
A Revista Ciência Agronômica, editada no Ceará, publicou o artigo sobre plantio direto que foi baseado em pesquisa financiada pela Agrisus (PA 741/10): Atributos químicos, físicos e biológicos como indicadores de sustentabilidade em sistemas de manejo do solo na região Oeste Catarinense – Fase I(mais)
:: THE INFLUENCE OF LAND USE SYSTEMS ON SOIL AND SURFACE LITTER FAUNA IN THE REGION OF SANTA CATARINA - (Novembro/2014)
Artigo publicado pela Revista Ciência Agronômica traz estudo para avaliar a abundância da fauna do solo e da serrapilheira em Santa Catarina, em culturas sob plantio direto (NT), integração lavoura-pecuária (ILP), pastagem (PA), reflorestamento de eucalipto (EP) e fragmentos de floresta nativa (NF).(mais)
:: SOIL RESEARCH PUBLICA ARTIGO BASEADO EM PESQUISA FINANCIADA PELA AGRISUS - (Novembro/2014)
O artigo "Soil fertility, physical and chemical organic matter fractions, natural 13C and 15N abundance in biogenic and physicogenic aggregates in areas under different land use systems" foi apresentado no Volume 52, Number 7, 2014 da publicação, baseado em projeto de pesquisa de número PA 893/11.(mais)
:: REVISTA DA DÉCADA DE 30 PUBLICA ARTIGO SOBRE EROSÃO - (Setembro/2014)
Em nossa seção "Memórias", continuamos com a série de artigos escritos pelo fundador da Agrisus, Fernando Penteado Cardoso. Este foi publicado em janeiro/fevereiro de 1939, na "Revista de Agricultura". Em sua análise, ele conceitua o problema e fala das experiências dos Estados Unidos no setor.(mais)
:: VANTAGENS MÚLTIPLAS DA ILP PARA A SOJA - (Setembro/2014)
A edição de setembro da revista "A Granja" publica artigo de Edemar Moro, coordenador do curso de Especialização em ILPF da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). O professor, que já teve apoio da Agrisus em seus projetos, fala dos ganhos econômicos e técnicos para o pecuarista e o agricultor.(mais)
:: THE INOCULATION OF COWPEA CULTURE WITH RHIZOBIAL LINEAGE IN BRAZILIAN CERRADO REGION - (Setembro/2014)
A revista African Journal of Microbiology Research publicou, em sua edição de agosto, artigo referente à pesquisa apoiada pela Fundação Agrisus (PA Nº 1048/12), que teve o título "Feijão Caupi cultivado em Latossolo do Cerrado". Os autores são da Universidade Federal de Mato Grosso, em Rondonópolis(mais)
:: ALERTA CONTRA EROSÃO - (Agosto/2014)
O fundador da Agrisus, Fernando Penteado Cardoso, escreveu muitos artigos que fazem parte da história da conservação do solo no Brasil. No resgate dessa memória, publicaremos alguns desses textos para o conhecimento das novas gerações. O primeiro é de 1938, para o jornal O Estado de São Paulo.(mais)
:: A GÊNESIS DA CONSERVAÇÃO DO SOLO NO BRASIL - (Julho/2014)
Engenheiro agrônomo, florestal e pesquisador, Mario Borgonovi é um dos pioneiros da conservação do solo no país. Nascido em 1913 e formado pela ESALQ em 1940, ele escreve artigo exclusivo para a Agrisus em que fala da visita de Hugh Bennett ao país, os problemas da época e o trabalho desenvolvido(mais)
:: FERTILIDADE NOS SOLOS DE DIFERENTES "CERRADOS" - PARTE II - (Junho/2014)
A edição de junho da revista "A Granja" traz a segunda e última parte de artigo do fundador da Agrisus, Fernando Penteado Cardoso, sobre o tema. Ele faz um histórico da pesquisa dessa linha no Brasil , destacando os principais pesquisadores e seus trabalhos. Fala também sobre o trabalho da Agrisus.(mais)
:: SEED DRESSING PESTICICIDES ON SPRINGTAILS IN TWO ECOTOXICOLOGICAL LABORATORY TESTS - (Maio/2014)
O autor Paulo Roger L. Alves teve apoio da Fundação Agrisus em sua tese de mestrado (PA 560/09), já concluída, intitulada "Impacto do tratamento de sementes sobre minhocas". O artigo publicado no Ecotoxicology and Environmental Safety, em abril de 2014, foi baseado nesse trabalho.(mais)
:: FERTILIDADE NOS SOLOS DE DIFERENTES -PARTE 1 - (Maio/2014)
A edição de maio da revista "A Granja" traz a primeira parte de artigo do fundador da Agrisus, Fernando Penteado Cardoso, sobre os solos pobres do Brasil e a agricultura praticada que acabou por recuperar extensas áreas. O texto fala também sobre a pecuária de corte e a introdução da Brachiaria.(mais)
:: 15 DE ABRIL DIA DA CONSERVAÇÃO DO SOLO - (Abril/2014)
A engenheira agrônoma, pesquisadora científica no Instituto Agronômico, publicou artigo no Jornal do Engenheiro Agrônomo, edição 277, por ocasião da comemoração da data. Ela fala de Hugh Hammond Bennett, conhecido como o "Médico do Solo" e "Pai da Conservação do Solo".(mais)
:: ABSORÇÃO DE NUTRIENTES E ALTERAÇÕES QUÍMICAS EM LATOSSOLOS CULTIVADOS COM PLANTAS DE COBERTURA EM ROTAÇÃO COM SOJA E MILHO - (Abril/2014)
O artigo é baseado em pesquisa apoiada pela Agrisus (PA Nº 482/08), publicado pela Revista Brasileira de Ciência do Solo (38:252-261, 2014), editada pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. Originalmente, foi tese de doutorado apresentada à Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (UNESP).(mais)
:: O PLANTIO DIRETO ACORDOU O BRASIL PARA A SUTENTABILIDADE - (Abril/2014)
A edição nº276 do Jornal do Engenheiro Agrônomo, de março/abril de 2014, traz artigo do presidente da Agrisus, Antonio Roque Dechen, sobre a implantação do sistema no país, seus desdobramentos e as vantagens decorrentes de sua utilização. Destaca sua principal característica: a conservação do solo,(mais)
:: 15 DE ABRIL - DIA NACIONAL DA CONSERVAÇÃO DO SOLO - (Abril/2014)
O Centro de Solos e Recursos Ambientais do IAC comemora a data com palestra da pesquisadora científica Sonia Carmela Falci Dechen, evento com apoio da Fundação Agrisus. Em 15/04/1881, nasceu o americano Hugh Hammond Bennett, conhecido como o "Médico do Solo" e "Pai da Conservação do Solo".(mais)
:: PASTO PÓS-SOJA PARA LEITE - (Abril/2014)
A revista AG, especializada em pecuária, publica em abril artigo do engenheiro agrônomo Fernando Ribeiro Sichieri sobre os nove anos do Projeto Arenito. Desenvolvido na Estância JAE, em Santo Inácio/PR, é apoiado pela Fundação Agrisus, com produção de forragem entre duas culturas de soja de verão.(mais)
:: AGREGAÇÃO, MATÉRIA ORGÂNICA LEVE E CARBONO MINERALIZÁVEL EM AGREGADOS DO SOLO - (Abril/2014)
Artigo publicado na Revista de la Facultad de Agronomía, La Plata (2014) Vol 113 (1): 1-8. Utiliza dados apurados em pesquisa apoiada pela Fundação Agrisus (PA Nº 737/10). Foram avaliados sistema plantio direto (SPD), sistema de preparo convencional (SPC), floresta secundária e pastagem.(mais)
:: FRAÇÕES GRANULOMÉTRICAS E OXIDÁVEIS DE MATÉRIA ORGÂNICA SOB DIFERENTES SISTEMAS DE USO DO SOLO, NO PARANÁ, BRASIL - (Março/2014)
O artigo, baseado em projeto apoiado pela Fundação Agrisus (PA Nº 737/10), foi publicado pelo Bioscience Journal. O objetivo da pesquisa foi quantificar o carbono orgânico total (COT), o carbono das frações granulométricas e oxidáveis da matéria orgânica do solo (MOS), em Marmeleiro (PR).(mais)
:: MÉTODOS DE AMOSTRAGEM DE SOLOS EM ÁREAS SOB PLANTIO DIRETO NO SUDOESTE GOIANO - (Março/2014)
O artigo foi originalmente publicado na Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, editada em Campina Grande (PB), v.17, n.2, p.117–122, em dezembro/2013. É baseado em projeto financiado pela Fundação Agrisus ( PA 290/06 - Amostragem de Solo sob SPD), desenvolvido em Rio Verde (GO).(mais)
:: DEFICIÊNCIA E TOXICIDADE VISUAIS DE NUTRIENTES EM SOJA  - (Fevereiro/2014)
O trabalho trata da descrição de deficiências e toxidez de nutrientes em soja, com ênfase nas funções dos macro e micronutrientes na planta e nos grãos. Tem como objetivo a sua utilização por extencionistas, produtores, instituições de pesquisa e estudantes da área agronômica.(mais)
:: THE EXPANSION OF BRAZILIAN AGRICULTURE: SOIL EROSION SCENARIOS - (Fevereiro/2014)
O artigo foi publicado pela revista International Soil and Water Conservation Research. A Agrisus apoiou projeto de um dos autores, Gustavo H.Merten (PA Nº 1173/13), de participação no World Association and Water Conservation - WASWAC, em 09/2013, na Tailândia, onde o texto seria apresentado.(mais)
:: AVANÇO DO SPD MOSTRA EVOLUÇÃO DA AGRICULTURA BRASILEIRA - (Fevereiro/2014)
Giseli Brüggemann, analista de conjuntura da Agro.Consult, publica artigo na edição de fevereiro/2014 da revista A Granja, com dados sobre o Rally da Safra 2013. A coleta e análise de dados sobre plantio direto durante a expedição tem apoio da Fundação Agrisus (PA Nº 1080/12) desde 2006.(mais)
:: QUALIDADE DO SOLO E SÍNTESE DE EMERGIA - (Dezembro/2013)
O presente artigo será apresentado no 8th Biennial Emergy Reseasrch Conference, entre 16/01/2014 e 18/01/2014, na Flórida (EEUU). A participação do autor é apoiada pela Agrisus (PA Nº 1234/13). O texto trata de tema pouco conhecido e praticado na ciência do solo, despertando grande interesse.
(mais)
:: PROJETO ARENITO DO VALE - PASTO APÓS SOJA NO NOROESTE DO PARANÁ 9 ANOS DE VALIDAÇÃO DA ILP – 2005/13 - (Dezembro/2013)
O projeto é apoiado pela Fundação Agrisus, Há nove anos consecutivos é produzida forragem para gado de leite no intervalo de duas culturas de soja de verão. É o que se chama de integração lavoura pecuária - ILP em pequena propriedade familiar, onde a plantação e criação se alternam na mesma área.(mais)
:: PESQUISADOR DEFENDE PLANTIO DIRETO PARA ARROZ IRRIGADO NO SUL - (Novembro/2013)
O Portal Dia de Campo (www.diadecampo.com.br) publica artigo de Amauri Nelson Beutler, professor e pesquisador da Universidade Federal do Pampa - Unipampa/Campus Itaqui (RS): "Plantio Direto de Arroz Irrigado por inundação é viável", sobre os benefícios para os rizicultores e o meio ambiente.(mais)
:: ADUBAÇÃO DE CAPINS DO GÊNERO BRACHIARIA - (Outubro/2013)
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) divulgou, em 2011, a mais completa edição reunindo pesquisas realizadas sobre o tema. Embora a braquiária seja um espécie de natureza forrageira, é uma gramínea que se revela a cada dia mais útil nas técnicas de conservação do solo.(mais)
:: SPD GARANTE SUSTENTABILIDADE NA AGRICULTURA - (Outubro/2013)
O presidente da Agrisus, Antonio Roque Dechen, publicou artigo na edição de outubro da revista A Granja. Ele faz um histórico do plantio direto no Brasil e enumera suas vantagens, como a permanência da palha após as colheitas funcionando como proteção que mantém no solo micro-organismos essenciais.(mais)
:: O PLANTIO DIRETO E A SUSTENTABILIDADE - (Outubro/2013)
A edição de outubro da Revista Rural apresenta artigo do presidente da Agrisus, Antonio Roque Dechen, sobre os benefícios da utilização do plantio direto. Ele alerta que a falta de cuidados com o solo acarreta prejuízos de tal magnitude que sequer permitem a mensuração precisa dessas perdas. (mais)
:: LAVOURA + PECUÁRIA - RECRIA DE BOVINOS DE CORTE MANTÉM QUALIDADE DO SOLO - (Outubro/2013)
A edição de outubro da Revista AG publica artigo de Isabella Clerici De Maria e Roberto Molinari Peres, baseado em dados de pesquisa apoiada pela Agrisus. Eles buscam reproduzir as condições e as necessidades para a implantação da integração lavoura-pecuária no ambiente da pecuária paulista.(mais)
:: NITROGÊNIO RESIDUAL DA SOJA NA PRODUTIVIDADE DE GRAMÍNEAS E DO ALGODÃO - (Outubro/2013)
Reproduzimos artigo publicado originalmente na Revista Nucleus, v.8, n.2, da Fundação Educacional de Ituverava (SP). Os dados mostram que o nitrogênio deixado pelo resto de cultura de soja no solo é suficiente. Desse modo, segundo os autores, não é necessária adubação com nitrogênio mineral.(mais)
:: INOCULAÇÃO DE SEMENTES, DOSES DE NITROGÊNIO E USO DA IRRIGAÇÃO EM ARROZ DE TERRAS ALTAS - (Setembro/2013)
O artigo de Renata da Silva Moura e outros foi apresentado no VIII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, realizado de 12 a 15/08/2013, em Santa Maria (RS). O texto teve como base pesquisa apoiada pela Agrisus (PA Nº 815/11), desenvolvida em Selvíria (MS), durante realização de mestrado de Moura.(mais)
:: O PLANTIO DIRETO ACORDOU O BRASIL PARA A SUSTENTABILIDADE - (Setembro/2013)
O presidente da Fundação Agrisus, Antonio Roque Dechen, faz um histórico sobre o plantio direto no Brasil, desde sua introdução, na década de 70, enfatizando os benefícios para o solo e, consequentemente, para a agricultura de maneira geral. Fala também sobre os pioneiros e as entidades do setor.(mais)
:: ASSESSING HUMIFICATION AND ORGANIC C COMPOUNDS BY LASER-INDUCED FLUORESCENCE AND FTIR SPECTROSCOPIES UNDER CONVENTIONAL AND NO-TILL MANAGEMENTE IN BRAZIAIN OXISOLS (5) - (Setembro/2013)
Publicamos o último de uma série de artigos baseados em pesquisa financiada pela Agrisus (PA Nº 677/10), denominada “Compartimentos da matéria orgânica do solo, balanço e potencial de sequestro de carbono afetado pelo manejo associado a sistemas de produção em ambiente subtropical e tropical”.(mais)
:: SOIL CARBON INVENTORY BY WET OXIDATION AND DRY COMBUSTION METHODS: EFFECTS OF LAND USE, SOIL TEXTURE GRADIENTS AND SAMPLING DEPTH ON THE LINEAR MODEL OF C-EQUIVALENT CORRECTION FACTOR (4) - (Agosto/2013)
Publicamos o quarto de uma série de artigos baseados em pesquisa financiada pela Agrisus (PA Nº 677/10), denominada “Compartimentos da matéria orgânica do solo, balanço e potencial de sequestro de carbono afetado pelo manejo associado a sistemas de produção em ambiente subtropical e tropical”.(mais)
:: CARBON DEPLETION BY PLOWING AND ITS RESTORATION BY NO-TILL CROPPING SYSTEMS IN OXISOLS OF SUBTROPICAL AND TROPICAL AGRO-ECOREGIONS IN BRAZIL (3) - (Agosto/2013)
Publicamos o terceiro de uma série de artigos baseados em pesquisa financiada pela Agrisus (PA Nº 677/10), denominada “Compartimentos da matéria orgânica do solo, balanço e potencial de sequestro de carbono afetado pelo manejo associado a sistemas de produção em ambiente subtropical e tropical”.(mais)
:: USO DE NITROGÊNIO NO SISTEMA DE PRODUÇÃO DE SOJA SOBRE PALHADA DE CANA-DE-AÇÚCAR - (Julho/2013)
A partir de 2014, não serão mais permitidas as queimadas nos canaviais paulistas e os sojicultores que arrendam essas áreas deverão se adaptar ao sistema de semeadura direta a fim de aproveitar os benefícios agronômicos que o palhiço de cana proporciona. Baseado em projeto Agrisus (PA Nº 1020/12).(mais)
:: DESEMPENHO DE CULTIVARES DE SOJA EM PALHADA DE CANA-DE-AÇÚCAR NO NOROESTE PAULISTA - (Julho/2013)
A prática de colheita de cana-de-açúcar sem a despalha a fogo pode contribuir significativamente para a melhoria da fertilidade do solo, através da ação dos microrganismos do solo disponibilizando esses nutrientes para a absorção pelas plantas. Baseado em projeto Agrisus (PA Nº 1020/12).(mais)
:: CARBONO DO SOLO E ATRIBUTOS DE FERTILIDADE EM RESPOSTA À CALAGEM SUPERFICIAL EM PLANTIO DIRETO (1) - (Julho/2013)
Publicamos o primeiro de uma série de artigos baseados em pesquisa financiada pela Agrisus (PA Nº 677/10), denominada “Compartimentos da matéria orgânica do solo, balanço e potencial de sequestro de carbono afetado pelo manejo associado a sistemas de produção em ambiente subtropical e tropical”.
(mais)
:: RELAÇÃO DE ESTRATIFICAÇÃO COMO INDICADOR DO SEQUESTRO DE CARBONO EM MACROAGREGADOS DE LATOSSOLO SOB PLANTIO DIRETO (2) - (Julho/2013)
Publicamos o segundo de uma série de artigos baseados em pesquisa financiada pela Agrisus (PA Nº 677/10), denominada “Compartimentos da matéria orgânica do solo, balanço e potencial de sequestro de carbono afetado pelo manejo associado a sistemas de produção em ambiente subtropical e tropical”.(mais)
:: QUALIDADE NO SPD ESTÁ LIGADA À CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES DE INFILTRAÇÃO - (Junho/2013)
Reproduzimos artigo do pesquisador Afonso Peche Filho, do Centro de Engenharia e Automação (CEA, IAC), publicado pelo Portal Dia de Campo (www.diadecampo.com.br). A perenidade produtiva dos ambientes tropicais passa pela proteção da superfície e a manutenção do processo de infiltração da água.(mais)
:: PROJETO ARENITO DO VALE: SETE ANOS DE RESULTADOS POSITIVOS - (Junho/2013)
Ao apresentar os resultados obtidos em 2012/2013, a Agrisus confirma a viabilidade técnica e econômica da Integração Lavoura Pecuária, em que a produção de soja e de pasto se alterna anualmente. Fernando Penteado Cardoso comenta os resultados e sua importância para um solo produtivo e protegido.(mais)
:: ILP: RESULTADOS DE UM EXPERIMENTO DE LONGA DURAÇÃO NA INTEGRAÇÃO DA LAVOURA DE SOJA COM BOVINOS DE CORTE NO SUL DO BRASIL - (Maio/2013)
A Revista AG, especializada em pecuária, publica em sua edição de maio artigo de Paulo César de Faccio Carvalho e Ibanor Anghinon, pesquisadores e professores da Faculdade de Agronomia da UFRGS, que desenvolvem o projeto desde 2001, apoiado em diversas ocasiões pela Fundação Agrisus.(mais)
:: 70 ANOS DA CONSERVAÇÃO DO SOLO NO INSTITUTO AGRONÔMICO - (Abril/2013)
As pesquisadoras do IAC, Sonia Carmela Falci Dechen e Isabella Clerice de Maria, participaram do V Seminário sobre "Conservação do Solo e Proteção dos Recursos Naturais", em comemoração ao Dia Nacional de Conservação do Solo, em 15/04/2013, em Campinas (SP). Segue texto da palestra apresentada. (mais)
:: EROSÃO X PLANTIO DIRETO NO ARENITO PARANAENSE - (Abril/2013)
O engenheiro agrônomo Fernando Ribeiro Sichieri, responsável pelo projeto Arenito Caiuá, apoiado pela Agrisus desde 2003, escreve sobre a erosão causada pelas chuvas da primavera-verão de 2012 no noroeste paranaense e a experiência positiva da Estância JAE com Integração Lavoura/Pecuária.(mais)
:: EARTHWORMS AS SOIL QUALITY INDICATORS IN BRAZILIAN NO-TILLAGE SYSTEMS - (Março/2013)
Reproduzimos artigo publicado na revista "Applied Soil Ecology" dos pesquisadores Marie Luise Carolina Bartz., Amarildo Pasinib e George Gardner Brownc. Com apoio da Agrisus (PA Nº 846/11 e 957/12), os resultados foram apresentados em diversos eventos nacionais e internacionais.(mais)
:: PLANTAS DE COBERTURA NO CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS - (Março/2013)
A revista Pesquisa & Tecnologia, vol. 10, n. 1, Jan-Jun 2013, editada pela APTA Regional Noroeste Paulista, publicou artigo referente a pesquisa apoiada pela Agrisus (PA 482/08), o qual originou a tese de doutorado de Wander Luís Barbosa Borges, já publicada no site.(mais)
:: AGGREGATE C DEPLETION BY PLOWING AND ITS RESTORATION BY DIVERSE BIOMASS-C INPUTS UNDER NO-TILL IN SUB-TROPICAL AND TROPICAL REGIONS OF BRAZIL - (Março/2013)
O artigo, publicado pela revista Soil & Tillage Researche, tem como base pesquisa apoiada pela Agrisus (PA Nº677/10) : “Compartimentos da matéria orgânica do solo, balanço e potencial de sequestro de carbono afetado pelo manejo associado a sistemas de produção em ambiente subtropical e tropical”.(mais)
:: CARBONO, NITROGÊNIO E ABUNDÂNCIA NATURAL DE δ15N E δ13C DA MATÉRIA ORGÂNICA LEVE SOBRE SPD E ILP - (Fevereiro/2013)
O artigo foi apresentado, originalmente, na "Acta Scientiarum. Agronomy", publicação trimestral da Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem, PR), em outubro/dezembro/2012, e é baseado em pesquisa apoiada pela Agrisus (PA Nº 893/11).(mais)
:: AVALIAÇÃO DOS SISTEMAS PRODUTIVOS DE GRÃOS E CARNE NO ESTADO DO TOCANTINS - (Fevereiro/2013)
Baseado em pesquisa apoiada pela Agrisus (PA Nº 859/11), o pesquisador Emerson Borghi, da Embrapa Pesca, Aquicultura e Sistemas Agrícolas, analisou os desafios no manejo e conservação do solo e na implantação de sistemas integrados de produção, destacando a utilização do plantio direto.(mais)
:: DIFICULDADES E SOLUÇÕES DA SEMEADURA DIRETA NO CERRADO - (Fevereiro/2013)
A edição de fevereiro da revista A Granja traz artigo dos pesquisadores José Luiz Rodrigues Torres e Marcos Gervasio Pereira. Os dados comentados no texto foram obtidos em pesquisa financiada pela Fundação Agrisus e tratam da experiência do plantio de soja e milho sobre resíduos na região.(mais)
:: PLANTIO DIRETO E CALAGEM NA REFORMA DA CANA CRUA - (Janeiro/2013)
A edição de janeiro da revista A Granja publica artigo do engenheiro agrônomo e pesquisador da APTA/IAC, Denizart Bolonhezi, com dados de pesquisa financiada pela Agrisus (PA 653/10). Os estudos sobre plantio de soja sobre a palha da cana são realizados há 13 anos ininterruptos.(mais)
:: ARTIGO Nº 17: MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO NO SISTEMA PLANTIO DIRETO NO CERRADO - (Janeiro/2013)
Apresentamos novo artigo da série sobre Plantio Direto, dos pesquisadores da Embrapa Cerrados Djalma Martinhão Gomes de Sousa, Thomaz A. Rein, João de Deus G. dos Santos Junior e Rafael de Souza Nunes. O trabalho enfatiza a pesquisa atual e recomenda correção da acidez e adubação com macronutrientes(mais)
:: ARTIGO Nº16: O SISTEMA DE SEMEADURA DIRETA NO CERRADO: SUPERANDO AS DIFICULDADES  - (Janeiro/2013)
Em prosseguimento à série especial sobre Plantio Direto, apresentamos artigo dos pesquisadores José Luiz Rodrigues Torres e Marcos Gervásio Pereira que fazem um histórico do SPD no Brasil, discutem as principais dificuldades e a experiência do plantio de soja e milho sobre resíduos no Cerrado.(mais)
:: QUALIDADE DA COBERTURA DO SOLO NO SISTEMA PLANTIO DIRETO - (Janeiro/2013)
Reproduzimos artigo do pesquisador do CEA/IAC, Afonso Peche Filho, publicado, origalmente, no portal Dia de Campo (www.diadecampo.com.br), em que ele discorre sobre a necessidade de uma boa cobertura para proteger o solo de fatores degradantes como o impacto da água, entre outros.(mais)
:: ANÁLISE DE COMPONENTES PRINCIPAIS DE ATRIBUTOS QUÍMICOS E FÍSICOS DO SOLO LIMITANTES À PRODUTIVIDADE DE GRÃOS - (Novembro/2012)
Artigo de Antônio Luis Santi publicado, originalmente, em edição especial da Revista Pesquisa Agropecuária Brasileira. O autor recebeu apoio da Fundação Agrisus durante o doutoramento, fase em que foram coletados os dados e aprofundados os conhecimentos da pesquisa agora relatada.(mais)
:: ARTIGO Nº15: SISTEMA PLANTIO DIRETO E INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA EM MATO GROSSO DO SUL - (Novembro/2012)
Na série sobre plantio direto, publicamos texto de Julio Cesar Salton, pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS). Ele apresenta a trajetória do SPD no Estado, relacionando com a evolução da produtividade da soja, entre outros temas.(mais)
:: UMA OBSESSÃO: A EROSÃO - (Outubro/2012)
A edição de outubro da revista Agro DBO faz uma homenagem ao Dia do Agrônomo, comemorado em 12/10, publicando artigo do fundador e ex-presidente da Agrisus, Fernando Penteado Cardoso. Formado em 1936 pela ESALQ, ele fala sobre conservação do solo, um de seus principais objetos de estudos.(mais)
:: ILPF-POR QUE FLORESTA? - (Agosto/2012)
O fundador e ex-presidente da Agrisus, Fernando Penteado Cardoso, discute neste artigo o conceito de Integração Lavoura/Pecuária e seus resultados, além do significado da introdução da floresta, afirmando que faltam ainda dados para uma aferição substancial dos benefícios possíveis com a prática.(mais)
:: HOMENAGEM AO DIA DO AGRICULTOR - (Agosto/2012)
O ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, publicou artigo na Folha de São Paulo, em 28/07, homenageando o Dia do Agricultor. Ele lembra o discurso realizado em 2006, quando deixou o Ministério. O produtor rural é parceiro permanente do cidadão urbano, um não vive sem o outro.(mais)
:: QUALIDADE NO SPD ESTÁ LIGADA À CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES DE INFILTRAÇÃO - (Junho/2012)
Reproduzimos artigo do pesquisador Afonso Peche Filho, do Centro de Engenharia e Automação (CEA, IAC), publicado pelo Portal Dia de Campo (www.diadecampo.com.br). A perenidade produtiva dos ambientes tropicais passa pela proteção da superfície e a manutenção do processo de infiltração da água.(mais)
:: ARTIGO Nº13: PRODUÇÃO DE SOJA EM SOLOS ARENOSOS DO OESTE PAULISTA - (Junho/2012)
O professor Edemar Moro, da UNOESTE, explica a importância da adoção do plantio direto e a Integração Lavoura/Pecuária, destacando a cultura de soja. Enumera ainda as ações adotadas pela Faculdade de Ciências Agrárias, de Presidente Prudente (SP), para dissemirar pesquisas e difundir a técnica.(mais)
:: ARTIGO Nº14: RESULTADOS DO PLANTIO DIRETO E ILP NA FAZENDA YBETE PORà- (Junho/2012)
O pesquisador da Embrapa Cerrados, João Kluthcouski, fala do trabalho realizado com ILP e plantio direto na Fazenda Ybyete Porã, em Rancharia (SP), do engenheiro agrônomo e produtor Edinaldo Aure Mathias. O projeto existe há 10 anos e é um caso de sucesso em solo arenoso. (mais)
:: CIÊNCIA DO SOLO E EXTENSÃO RURAL - (Junho/2012)
O secretário executivo da Fundação Agrisus, Ondino Cleante Bataglia, avalia o estágio atual da pesquisa sobre solo no Brasil e as dificuldades existentes para sua aplicação pelos produtores rurais. Analisa ensino, pesquisa e extensão como fundamentais para o desenvolvimento da agropecuária.(mais)
:: ARTIGO Nº12: PLANTIO DIRETO NA PALHA E SEUS FUNDAMENTOS - (Maio/2012)
O engenheiro agrônomo Fernando Ribeiro Sichieri*, responsável pelo Projeto Arenito do Vale (PR), que tem apoio da Fundação Agrisus desde 2003, fala sobre a técnica e os problemas causados pela sua utilização de forma incorreta para a execução de uma agricultura conservacionista.(mais)
:: ARTIGO Nº10: SISTEMAS DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA - OBSTÁCULOS A SEREM VENCIDOS - (Maio/2012)
A série de artigos sobre Plantio Direto prossegue com texto do professor da UNESP, Ciro Antonio Rosolem*, que fala sobre a necessidade de sustentabilidade nos sistemas de produção e alerta para a importância da pesquisa e ensino para melhores resultados, destacando a Integração Lavoura/Pecuária.(mais)
:: ARTIGO Nº 11: SISTEMA PLANTIO DIRETO GANHA ESPAÇO NO MÉDIO NORTE E NORTE DE MATO GROSSO  - (Maio/2012)
Anderson Lange*, professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso, em Sinop, faz uma análise da situação na região e afirma que alguns produtores já utilizam o SPD aliado a ILP com grandes benefícios, principalmente fazendo perfil e reduzindo a compactação.(mais)
:: 15 DE ABRIL - DIA DA CONSERVAÇÃO DO SOLO - (Abril/2012)
A diretora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Solos e Recursos Ambientais do Instituto Agronômico (IAC), Sonia Carmela Falci Dechen, fala sobre a data, a importância da conservação do solo, a questão da erosão, recursos dispóníveis, agricultura e meio ambiente.
(mais)
:: DIA NACIONAL DA CONSERVAÇÃO DO SOLO: UMA REFLEXÃO ALUSIVA Á AGRICULTURA BRASILEIRA - (Abril/2012)
José Eloir Denardin, pesquisador da Embrapa Trigo, responde à pergunta: “A agricultura brasileira é conservacionista"? A resposta tem vários pontos de vista propícios ao debate, não apenas no Dia Nacional da Conservação do Solo, mas, permanentemente, em todas as tomadas de decisões.(mais)
:: QUEM PRODUZ MAIS MILHO? - (Março/2012)
O fundador da Agrisus, Fernando Penteado Cardoso, comenta sobre o campeão em produtividade de milho de 2011 nos Estados Unidos, David Hula, que colheu 449 sacos - 26 t do cereal por hectare. O resultado foi obtido em cultura sob plantio direto irrigado, ficando à frente dos sistemas convencionais(mais)
:: ARTIGO Nº 9: CONTROLE DA ACIDEZ DO SOLO NO SISTEMA PLANTIO DIRETO  - (Março/2012)
Eduardo Fávero Caires*, professor associado do Departamento de Ciência do Solo e Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG-PR) e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, fala sobre o problema que limita a produção agrícola em diversas áreas do mundo.(mais)
:: ARTIGO Nº 8: IMPORTÂNCIA DA PALHADA NO PLANTIO DIRETO: FAÇA CHUVA OU FAÇA SOL  - (Fevereiro/2012)
O engenheiro agrônomo Ronaldo Trecenti, especialista em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e SPD, da Campo Consultoria e Agronegócios, publicou artigo no Portal Dia de Campo (www.diadecampo.com.br), em que cita a Agrisus como parceira do Rally da Safra, recomendando aumentar a palhada no SPD.(mais)
:: ARTIGO Nº7: PLANTIO DIRETO NA PALHA - A EVOLUÇÃO PARA UMA ESTRATÉGIA GLOBAL - (Janeiro/2012)
O engenheiro agrônomo Ivo Mello, presidente da Confederação Americana das Associações para Agricultura Sustentável e da Câmara Temática Agricultura Sustentável e Irrigação do MAPA, faz um histórico do SPD no Brasil e no mundo, suas vantagens e a situação atual.(mais)
:: ARTIGO Nº 6: TEOR E DINÂMICA DO CARBONO NO SOLO EM SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA - (Janeiro/2012)
Texto de Júlio Cesar Salton, João Mielniczuk, Cimélio Bayer, Amoacy Carvalho Fabrício, Manuel Cláudio Motta Macedo) e Dirceu Luiz Broch., baseado em pesquisa financiada pela Agrisus (Projeto 262/06), publicado, originalmente, na Revista Agropecuária Brasileira (PAB), editada pela Embrapa.(mais)
:: ARTIGO Nº 3: PLANTIO DIRETO NA PALHA E INTERESSE SOCIAL - (Janeiro/2012)
A série de artigos sobre o tema prossegue com texto do ex-presidente da Agrisus, Fernando Penteado Cardoso, publicado originalmente em 06/10/1997, no jornal O Estado de São Paulo. As ideias continuam relevantes, sendo que no presente já temos perto de 32 milhões de hectares sob SPD.
(mais)
:: ARTIGO Nº 4: DIVERSIFICAÇÃO DE SISTEMAS PRODUTIVOS ATRAVÉS DO USO ADEQUADO DE PLANTAS DE COBERTURA, ROTAÇÃO DE CULTURAS NO SPD - (Janeiro/2012)
O quarto artigo da série é do engenheiro agrônomo Ademir Calegari, pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), que trabalha com esses temas desde 1977. Ele analisa o uso de plantas de cobertura, quais as mais indicadas, e a contribuição do SPD para a redução nas perdas de solo e água.(mais)
:: ARTIGO Nº 5: CONSÓRCIO MILHO-BRAQUIÁRIA: DICAS PARA IMPLANTAÇÃO - (Janeiro/2012)
O engenheiro agrônomo Gessi Ceccon, doutor em Agricultura e pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), traz em seu segundo artigo para a série sobre SPD informações sobre a formação do consórcio e como implantá-lo, dependendo dos objetivos definidos.(mais)
:: ARTIGO Nº 2: PLANTIO DIRETO COM PALHA - (Dezembro/2011)
O artigo de Gessí Ceccon, engenheiro agrônomo, doutor em Agricultura e pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), é o segundo a ser publicado na nova série sobre Plantio Direto da Fundação Agrisus. Ele fala da importância e quais as melhores opções para a formação da palhada.(mais)
:: A CALAGEM NO SISTEMA PLANTIO DIRETO - (Dezembro/2011)
Nas áreas de cultivo convencional a técnica utilizada para correção da acidificação é a calagem, que consiste na aplicação e incorporação (0-0,2 m) do calcário para adsorção do íon H+ e aumento do pH. No cultivo em SPD a fase de incorporação fica comprometida, pois não há revolvimento de solo.(mais)
:: ENCOSTAS E BEIRAS-PERIGOS INFUNDADOS - (Outubro/2011)
O presidente da Agrisus, Fernando Penteado Cardoso, publicou artigo no Jornal do Engenheiro Agrônomo e na revista A Lavoura em que comenta a agricultura nas encostas e beiras e afirma que há condições de cultivar sem prejudicar o meio ambiente e a segurança do produtor.(mais)
:: ILP SEIS ANOS PÓS SOJA - (Setembro/2011)
Relatório de projetos da Agrisus para formação de pasto após soja em Sto.Inácio/PR. Por seis anos seguidos a pastagem foi utilizada para produção de leite, seguindo-se um periodo de regeneração dos capins para garantir bom volume de resíduos para a Plantio Direto. Monitorou a Univ. Est. Maringá.(mais)
:: ESTADO DA ARTE DO PLANTIO DIRETO 2011 - (Junho/2011)
A avaliação do Estado da Arte do PD vem sendo feita anualmente desde 2006, em conjunto com a aferição das safras realizada pelo projeto Rally da Safra, de iniciativa da Agroconsult. Tem assim um significado especial ao permitir a evolução de sistema avaliado.(mais)
:: ESTARÁ REALMENTE O PLANTIO DIRETO GAÚCHO SENDO MAL CONDUZIDO? - (Abril/2011)
A Federação Brasileira de Plantio Direto no Palha publicou em seu Boletim Informativo nº 43, da janeiro a março de 2011, artigo do professor da Universidade Federal de Santa Maria, Telmo J.C. Amado. Ele explica que os pontos falhos que podem ocorrer no plantio direto são exceções e não regra.(mais)
:: AGRICULTURA SUSTENTÁVEL - (Abril/2011)
A Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil publicou, em parceria com a Agroanalysis - Revista de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV), na edição de março de 2011, o Caderno de Ciências Agrárias, em que consta artigo do presidente da Fundação Agrisus.(mais)
:: PASTOS DE INVERNO - (Março/2011)
Após definir a ILP, o autor comenta a reforma de pastagens bem como a ILPF e apresenta os resultados técnicos e econômicos de 3 anos de validação de ILP pós soja e pós milho, com recria e engorda em solo arenoso Caiuá no NO do Paraná..(mais)
:: PLANTIO DIRETO, EXEMPLO DE SUSTENTABILIDADE - (Fevereiro/2011)
No debate sobre sustentabilidade, a agropecuária ainda é vista com preconceito. O eng. agr. Maurício Palma Nogueira, em seu artigo, fala dos benefícios do plantio direto que, em pouco menos de 35 anos, conquistou cerca de 32 milhões de hectares.(mais)
:: CALAGEM SUPERFICIAL EM SISTEMA DE PLANTIO DIRETO PROMOVE AUMENTO DA AGREGAÇÃO E DO CARBONO DO SOLO - (Janeiro/2011)
O Boletim Informativo nº 42 da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP), lançado em outubro/dezembro de 2010, traz artigo baseado no projeto "Sequestro de carbono afetado pela calagem superficial em plantio direto", financiado pela Fundação Agrisus.
(mais)
:: SPD, TÉCNICA A SERVIÇO DA SUSTENTABILIDADE - (Agosto/2010)
A edição nº 9 da Revista Visão Agrícola, publicação da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), publicou artigo técnico do presidente da Agrisus, Fernando Penteado Cardoso, sobre o Sistema de Plantio Direto. Leia o artigo na íntegra. (mais)
:: AGRICULTURA TROPICAL E O SPD - (Abril/2010)
O artigo do presidente da Agrisus, Fernando Penteado Cardoso, aborda a agricultura tropical e aponta detalhes técnicos do sistema de plantio direto, considerado a melhor tecnologia para melhoria e proteção do solo. “É a única forma de entregarmos um solo fértil a nossos sucessores”, diz o autor.(mais)
:: Formas de P sob Plantio Direto - (Fevereiro/2010)
Os autores analisam o comportamento das adubações fosfatadas no ambiente de SPD, especialmente quanto às formas do fósforo em razão da profundidade e do tempo de cultivo. A pesquisa é de 2.002.(mais)
:: ADUBAÇÃO FOSFATADA NO BRASIL - (Fevereiro/2010)
O Editorial do boletim "Manah dá...Notícias" de Abril de 1984 analisa os conceitos e conclusões do livro "A ADUBAÇÃO FOSFATADA NO BRASIL" editado pela EMBRAPA. no mesmo ano. Transcreve diversos items de maior interêsse.(mais)
:: O FÓSFORO NO SPD - (Fevereiro/2010)
O autor revê suas observações sobre a aplicação de P no plantio convencional e analisa o possivel comportamento desse nutriente no ambiente do plantio direto, quando o adubo fosfatado deixa de ser misturado à terra. A publicação é do Bol. da Associação PD no Cerrado-APDC em Agosto-Setembro de 2003.(mais)
:: RELATÓRIO DO PROJETO FÓSFORO - (Janeiro/2010)
O relatório do projeto 541-9, financiado pela Agrisus, avaliou a presença de fósforo em solos cultivados sob SPD em 13 Estados brasileiros, num total de 1.174 propriedades visitadas, num total de 2.340 amostras de solo analisadas. (mais)
:: CONVERSA CAIPIRA - (Dezembro/2009)
Fico imaginando.... esse é o título de um artigo irreverente, bem humorado mas com reflexões profundas sobre o Brasil agrícola de hoje. O presidente da Agrisus usa um linguajar típico de conversa de caipiras para adaptar a carta enviada ao secretário de Meio Ambiente de SP, Francisco Graziano. (mais)
:: A AGRICULTURA E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS  - (Novembro/2009)
A participação do Brasil na conferência de Copenhague, em dezembro, é cercada de expectativas. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento aborda esse asunto em artigo onde fala sobre o incentivo oficial à adoção do sistema de plantio direto na palha.(mais)
:: REVISTA TERRA BRASIL ABORDA PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL - (Outubro/2009)
A edição de setembro da revista Terra Brasil, produzida pelo Ministério da Agricultura, destaca a produção sustentável e, entre os métodos citados, está o plantio direto na palha. A publicação tem distribuição gratuita para a versão impressa e o também pode ser acessada por meio de download. (mais)
:: BORLAUG UM AMIGO DA EMBRAPA E DO BRASIL - (Setembro/2009)
O ex presidente da EMBRAPA , Eng.Agr. Eliseu Alves, relata a colaboração de Borlaug na fase inicial da instituição."Norman foi um vitorioso em todos os sentidos, como humanista, como cientista e homem de ação", diz o autor.(mais)
:: HOMENAGEM A NORMAN BORLAUG - (Setembro/2009)
O autor da biografia de Bourlag, livro que está com a segunda edição no prelo, faz um relato emocionante sobre a vida deste homem que teve uma atuação humanística, científica e agronômica muito rica, com dimensões abrangentes em vários países, sendo considerado um guerreiro contra a fome. (mais)
:: MORRE NORMAN BORLAUG, O APÓSTOLO DO ALIMENTO - (Setembro/2009)
O mundo perde um apóstolo do alimento e o Brasil perde um grande amigo. Faleceu em Dallas/TX, na noite de 12 de setembro, o insigne cientista e apóstolo do alimento Dr. Norman Borlaug, vitima de câncer. Ele foi Prêmio Nobel da Paz em 1970 por sua contribuição para o suprimento de alimentos no mundo.(mais)
:: A ILP DE CHICO HOLANDÊS - (Setembro/2009)
O holandês Ake van der Vinne, conhecido como Chico Holandês em Maracajú (MS), desenvolveu um sistema de rotação inteligente incluindo pastagem no latossol vermelho de cerrado ralo, a oeste de Dourados/MS. Ele conta que seu ILP assegurou 30 safras sem qualquer frustração. Veja artigo sobre o caso. (mais)
:: ENCONTRO DE RIO VERDE SUPERA EXPECTATIVA - (Setembro/2009)
O Clube Amigos da Terra de Rio Verde organizou o 9º Encontro de Plantio Direto de Rio Verde, com mais de mil pessoas, onde se destacou a ferramenta “Sistema de Plantio Direto”, demonstrando dificuldades, inovações e manejo do sistema para obtenção de um SPD com qualidade. (mais)
:: AGORA A RIQUEZA VIRÁ DO CAMPO - (Agosto/2009)
A revista VEJA de 26.08 publica entrevista do financista Jim Rogers que comenta a atual crise mundial e conclui que os produtos agrícolas têm situação privilegiada. Prevê o enriquecimento da agro-pecuária, devendo o Brasil ser beneficiado pelos recursos naturais de que dispõe.(mais)
:: O SISTEMA PLANTIO DIRETO NA PALHA DE QUALIDADE E OS SERVIÇOS AMBIENTAIS  - (Agosto/2009)
O professor Telmo Amado, da UFSM, faz uma análise do sistema de plantio direto, relacionando a qualidade do solo e o potencial de prestar serviços ambientais. A palestra foi apresentada durante o XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, realizado no início de agosto. (mais)
:: PLANTIO DIRETO: SISTEMA DE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL - (Agosto/2009)
“Os futuros agrônomos têm a obrigação ética de deixarem o solo mais fértil do que encontraram”, disse o presidente da Agrisus, Fernando Penteado Cardoso, aos alunos do último ano de graduação da ESALQ/USP, no dia 24 de agosto, durante aula especial sobre Plantio Direto. (mais)
:: AVALIAÇÃO DE IMPACTO DO PLANTIO DIRETO NA AUSTRÁLIA - (Agosto/2009)
O artigo “Avaliação de Impacto: Uma Análise Econômica do GRDC para a Associação do Plantio Direto na Austrália-Oeste" está disponível na versão original.O levantamento concluiu que, no prazo de 8 anos, o investimento feito resultou em beneficios para a produção de cereais na proporção de 36/01. (mais)
:: OS PRODUTORES PODEM ALIMENTAR O MUNDO - (Julho/2009)
Norman Borlaug: A civilização e as futuras gerações precisarão de crescente produção agrícola para se alimentarem. Milho e soja tiveram progresso tecnologico satisfatório, mas trigo e arroz ficaram para trás. Com investimentos adicionais em pesquisa, os produtores poderão alimentar o mundo.(mais)
:: BENEFÍCIO DO CAPIM NA PRODUÇÃO DE GRÃOS  - (Julho/2009)
A nota técnica produzida pelo pesquisador dr. Waldo A. R. Lara Cabezas, do Polo Regional Noroeste Paulista, em Votuporanga (SP), recomenda o cultivo de grãos sempre consorciado com capim na região Noroeste Paulista, em qualquer escala de produção. Veja o trabalho completo, ilustrado com fotos. (mais)
:: ESTADO DA ARTE DO PLANTIO DIRETO NO BRASIL - RALLY DA SAFRA 2009 - (Julho/2009)
O trabalho “ESTADO DA ARTE DO PLANTIO DIRETO NO BRASIL - RALLY DA SAFRA 2009” revela que o sistema de plantio direto está consolidado em mais de 40% da área de soja e milho cultivados no Brasil. Financiado pela Fundação Agrisus, o trabalho já está disponível para consulta e download (mais)
:: NOVA PUBLICAÇÃO: ILP EM SOJA APÓS PASTO  - (Julho/2009)
O sistema de Integração Lavoura/Pecuária (ILP), realizado durante 4 anos na Estância JAE, em Santo Inácio/PR, foi publicado em folheto e está disponível aos interessados. Entre em contato com a Agrisus se quiser exemplares impressos ou faça download aqui. (mais)
:: RALLY 2009 E O PERFIL DO PLANTIO DIRETO NO BRASIL - (Junho/2009)
O trabalho “ESTADO DA ARTE DO PLANTIO DIRETO NO BRASIL - RALLY DA SAFRA 2009” revela que o sistema de plantio direto está consolidado em mais de 40% da área de soja e milho cultivados no Brasil. O trabalho foi financiado pela Fundação Agrisus e conduzido no campo pela equipe do Rally da Safra 2009. (mais)
:: PASTO APÓS SOJA – 4 ANOS DE INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA  - (Junho/2009)
A viabilidade do sistema de Integração Lavoura/Pecuária (ILP) foi demonstrada na Estância JAE, em Santo Inácio/PR, sob orientação do Eng. Agr. Fernando Schieri com colaboração de professores da UEM. Veja os resultados do projeto conduzido por 4 anos com apoio da Agrisus.(mais)
:: BENEFÍCIOS DAS GRAMÍNEAS PERENES NOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO - (Junho/2009)
O Jornal Informações Agronômicas, do Internacional Plant Nutrition Institute, publicou em março/2009 um artigo de pesquisadores brasileiros que analisaram o plantio consorciado de gramíneas perenes com milho, além de descreverem situações de ILP. Trabalho bem detalhado com fotos e gráficos.(mais)
:: PESQUISA AVALIA ADUBAÇÃO NITROGENADA EM ALGODÃO SOB SPD - (Maio/2009)
A pesquisadora Maria da Conceição S. Carvalho, da Embrapa Algodão, avaliou a adubação nitrogenada de cobertura em lavoura de algodão cultivado sob Plantio Direto. Veja os resultados da pesquisa apoiada pela Agrisus e realizada nas safras 2006/07 e 2007/08, em Montividiu (GO). (mais)
:: OS CALCÁRIOS SÃO TODOS IGUAIS? - (Maio/2009)
A reatividade dos calcários é uma dúvida comum para quem faz a calagem de solos. O artigo assinado por dr. Fernando P. Cardoso mostra um estudo sobre a solubilidade desses corretivos, realizados na década de 80 pela Manah. Os resultados, ainda atuais, são mostrados em tabelas detalhadas. (mais)
:: MEDALHA LUIZ DE QUEIROZ - (Abril/2009)
O autor traça um perfil biográfico do Eng. Agr. Fernando Penteado Cardoso, recem agraciado com a Medalha Luiz de Queiroz, respondendo à pergunta feita: "será que mereço"?(mais)
:: A MOVIMENTAÇÃO DOS IONS NOS SOLOS DO ESP - (Fevereiro/2009)
57 anos atrás a Manah S.A. sugeriu e financiou experimento inédito, -baseado em colunas indeformadas de solo-, para avaliar a movimentação do N, P e K provocada pela infiltração das águas de chuva. O objetivo era conhecer a dinâmica desse movimento a fim de evitar perdas de nutrientes.(mais)
:: ALIMENTANDO UM MUNDO DE DEZ BILHÕES DE PESSOAS* - (Outubro/2008)
Tradução dos tópicos sobre "Cerrado" e "Considerações Finais" de livreto com 28 páginas publicado em 2003.(mais)
:: A SEGURANÇA ALIMENTAR DO MUNDO - (Junho/2008)
O autor analisa o Relatório Básico apresentado pelos especialistas da FAO para exame durante a Reunião de Cupula convocada pela ONU, Roma 3/6 junho 08, sob o terma “Segurança Alimentar do Mundo: os Desafios da Mudança Climática e da Bio-energia”(mais)
:: UMA NOVA PECUÁRIA COM ILP - (Maio/2008)
O autor historia a evolução das pastagens e do rebanho bovino de corte para os estados de MT e PA nos últimos 30 anos e analisa o impacto da degradação, substituição e falta de entrada de novas pastagens em terras férteis. Conclui que haverá menor oferta de forragem e contração da pecuária.(mais)
:: Futurologia Climática  - (Abril/2007)
Chuvas na Amazônia procedem do Oceano Atlântico trazidas pelos ventos alíseos decorrentes da rotação da terra. As correntes aéreas defletem em sentido anti-horário a trazem a umidade que se precipita no Centro-Oeste e no Sudeste. No trópico sofrem influência das frentes frias vindas do Sul.(mais)
:: Soja, Pasto, Soja, sob PD - (Março/2007)
O melhor tratamento nos experimentos de 2005 e 2006 foi do sobre-semeio de P.max.Tanzânia+B.ruziziensis no mês de Fevereiro, produzindo 2.000 litros de leite por ha, deixando 6.000 k de matéria seca residual para o PD subseqüente e mantendo alta produtividade da soja.(mais)
:: O conceito de agricultura sustentável - (Dezembro/2006)
Agricultura sustentável é a atividade agrícola ou pecuária, que apresenta uma situação de continuidade, sem que fatores negativos comprometam sua perpetuidade(mais)
:: Opções de coberturas em Sistema de Plantio Direto para região de clima tropical - (Setembro/2006)
Ausência de chuvas no período posterior à colheita de verão, a baixa adaptação - seguida do reduzido número de espécies destinadas à formação de cobertura para a sustentabilidade do Plantio Direto - são as grandes dificuldades encontradas pelos agricultores do Cerrado.(mais)
:: Estado da Arte do PD - (Agosto/2006)
O relatorio analisa o estado da arte do PD nas lavouras de soja, tomando por base 4 regiões climáticas com inverno diferenciado, informando as áreas sob PD bem como se o sistema é eficiente quanto à cobertura por resíduos.(mais)
:: Ambiente, Plantio Direto e Agronegócio - (Agosto/2006)
Abordado o assunto da proteção ao ambiente, o Estado da Arte do Plantio Direto e a importancia do SPD no agronegócio brasileiro(mais)
:: Restrições da Aplicação dos Resultados da Pesquisa na Agr. Tropic al - (Junho/2006)
O autor critica a posição dos ambientalistas com relação ao aproveitamento das terras férteis em clima favorável,ora recobertas de floresta.(mais)
:: Plantio direto em cana-de-açúcar - (Maio/2006)
Experiência destaca produção sustentável de cana colhida após queima, tanto sob aspecto agronômico, como econômico.(mais)
:: Pastagem após e antes da soja - (Março/2006)
Experiência financiada pela Agrisus teve por objetivo estudar a produção de forragem, entre duas culturas de soja, na forma de pasto a ser utilizado para produção de leite, proporcionando sobras de resíduos para o plantio direto subseqüente.(mais)
:: Plantio direto e desenvolvimento sustentável  - (Janeiro/2006)
A prática do plantio direto tem um notável efeito em garantir a produção agrícola, reduzindo a erosão e a poluição dos recursos hídricos, influindo de forma muito favorável nos ciclos da água, do carbono e do nitrogênio e até mesmo contribuindo para a biodiversidade do solo.(mais)
:: Salinidade dos solos - (Outubro/2005)
O desafio da ciência pelo aumento da tolerância das plantas a solos salinos.(mais)
:: Ainda os calcários - (Setembro/2005)
Um recorte dos estudos do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) com relação à reatividade dos calcários.(mais)
:: Plantio direto e a produção sustentável - (Setembro/2005)
Modelo de produção alia alta produtividade, com preservação do meio ambiente e desenvolvimento sócio-econômico.(mais)
:: Suplemento protêico nas águas - (Junho/2005)
Animais em fase de crescimento podem se beneficiar da suplementação de compostos nitrogenados sob a forma de uréia.(mais)
:: Amazonistas de gabinete - (Abril/2005)
O debate construtivo para a Amazônia precisa ser conduzido por amazonistas de pés no chão, que entram na mata, se arriscam a doenças e convivem com posseiros, madeireiros e pecuaristas. Não será a lenga-lenga das ONGs estrangeiras e de seus seguidores nativos, que trará argumentos válidos.(mais)
:: Erosão: um lento e contínuo processo de destruição dos solos - (Dezembro/2004)
Avanço de uma agricultura sustentável passa pelo respeito à estrutura do solo com adoção de tecnologias como o plantio direto.(mais)
:: Plantio Direto - Inovações Técnicas - (Novembro/2004)
Semeadura de braquiárias após a colheita da soja deverá ser, num futuro bem próximo, uma operação consagrada à produção de boas palhadas em quase todas as regiões do Cerrado.(mais)
:: Plantio Direto e Desenvolvimento Sustentável - (Outubro/2004)
Bernardo Van Raij, assinala as vantagens do sistema de plantio direto na palha no tocante ao solo, produção rural e meio ambiente que se transformam em benefícios sócio-econômicos para agricultores, comunidade, consumidores e demais agentes envolvidos na cadeia produtiva do agronegócio.(mais)
:: Amazônia dos Mitos - (Agosto/2004)
Em seu novo ensaio, o engenheiro agrônomo e presidente da Agrisus, Fernando Penteado Cardoso, mostra que a doce origem mitológica da região ganhou com o passar dos anos uma pesada carga de mitos ideológicos.(mais)
:: Amazônia produtiva - (Agosto/2004)
Após recente viagem ao norte do Mato Grosso, o engenheiro agrônomo e presidente da Agrisus, Fernando Penteado Cardoso, refuta idéia que o avanço agrícola na região advém de novos desmatamentos. As novas lavouras ocupam aberturas feitas há 15/20 anos.(mais)
:: O Cerrado pode desaparecer? - (Agosto/2004)
O engenheiro agrônomo e presidente da Agrisus, Fernando Penteado Cardoso, contesta as notícias que criticam a exploração do cerrado brasileiro.(mais)
:: Desenvolvimento sustentável: Amazônia segue o legado do Cerrado - (Maio/2004)
A transformação de solos pobres na mais nova fronteira agrícola do País soma produção, renda e emprego em harmonia com meio ambiente.(mais)
:: Nosso deserto verde 2 - (Março/2004)
Num artigo esclarecedor, o presidente da Agrisus, revela o que a imprensa deveria divulgar sobre a grande questão que envolve a Amazônia: "produção agrícola e preservação da biodiversidade podem, e muito bem, caminhar juntas".(mais)
:: A conquista do Cerrado - (Outubro/2003)
Até os anos 50 os estudos sobre o cerrado se limitavam a avaliações botânicas e a alguns experimentos em 7 Lagoas/MG, que mostravam a extrema deficiência de cálcio e a resposta a fósforo, que aumentava a produção, mas em níveis muito aquém das colheitas em terra virgem de mata alta.(mais)
:: Agricultura sustentável em benefício da Amazônia - (Outubro/2003)
O fogo é um recurso de trabalho para “limpar” a área a ser plantada. Onde há um foco de calor detectado por satélite há um homem trabalhando, produzindo em pequena escala (posseiro) ou em grande área (empresa), dando serviço a milhares de patrícios, que não são invasores fora da lei.(mais)
:: Nosso deserto verde - (Janeiro/2003)
F. Cardoso, Presidente da Agrisus, comenta a Amazônia e propõe novos critérios para reservas florestais, a fim de não sofrear o desenvolvimento econômico.(mais)
:: Agricultura de conservação voltada à cultura de cana-de-açúcar - (Julho/2002)
A cultura da cana é por sua natureza ajustada aos requisitos de uma agricultura sustentável, pelo fato de não exigir preparo anual do solo, requerer sulcos protetores em nível e manter um sistema radicular intenso e permanente.(mais)
:: A Amazônia é nossa - (Março/1989)
O assunto Amazônia vem despertando empolgação desmedida entre brasileiros e estrangeiros e, por isso mesmo, tornou-se o prato favorito tanto na mídia nacional como anglo-saxônica. Merece comentários isentos de emoção e esclarecimentos fundamentados na ciência, em contraposição às propostas utópicas.(mais)
Voltar Voltar

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br