JULHO 19

As colheitas de cana-de-açúcar, café, citros e muitas outras frutíferas avançam nas regiões produtoras enquanto o frio e a estação seca preparam as plantas para as novas floradas e futuras produções.

 
 ENTREGA PRÊMIO
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: CIRCULAR-12/2007
A partir dessa constatação tivemos a idéia da frase ora como o principal destaque em nosso site. Citamos os resíduos, ao lado da erosão nos caminhos e do assoreamento, que representam os principais problemas ambientais rurais. Dêem uma olhada em www.agrisus.org.br.

Já ultrapassamos 400 projetos submetidos e analisados, dentre atividades educacionais como estudo, ensino e extensão, ao lado de trabalhos de geração de tecnologia para embasamento do que deve e pode ser ensinado.

Alguns desses projetos terminados no correr do ano chamaram nossa atenção por serem importantes para manter nosso solo sempre fértil assegurando a sustentabilidade da agricultura. Destacamos:

- Rally 2007, aferindo o estado da arte do plantio direto, concluindo pela falta de palha;

- Brachiarias, mostrando que se equivalem às melhores plantas repulsivas dos nematóides;

- Milho safrinha, indicando caminhos para aumentar o volume de resíduos para a soja subseqüente;

- Pastagem após soja, produzindo forragem para gado de leite ou de corte durante a entressafra;

- Porosidade, apontando para a importância das propriedades físicas para avaliação da fertilidade integral do solo;

- Simpósios, Reuniões de Trabalho, Seminários e Congressos, educando coletivamente ao transmitir tecnologias e discutir problemas merecedores de pesquisa;

- Bolsas de Pós-graduação para mestrado e doutorado, educando individualmente ao aprimorar o conhecimento dos atuais e futuros pesquisadores e professores;

- Auxilio a Participação em Eventos, no país e no exterior, igualmente educando pessoas para aumentar a capacitação profissional dos técnicos nas diversificadas atividades a que se dedicam;

- Bibliotecas e Edição de Livros, educando ao criar facilidades para estudo, consulta e atualização técnica.

A relação desses projetos e alguns comentários foram divulgados em nosso site durante o ano e serão novamente abordados em nosso próximo Relatório aos Curadores referente ao ano fiscal de 2007. Hoje damos só uma simples idéia para que os amigos possam avaliar o que vem sendo feito.

Nossa mensagem de Fim de Ano (vide foto no site) se refere aos fatores básicos da produção agrícola, -a luz, o calor, a chuva, as pessoas e nosso extenso país,- aos quais nem sempre damos o devido valor, tão acostumados estamos com eles.

Pensando bem, esses fatores são o fundamento da grandeza de nossa agropecuária!

Bom Natal e Felicidade a todos em 2008, junto com meu cordial abraço.

Fernando Penteado Cardoso -
Presidente







Fonte: Secretaria
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br