JULHO 19

As colheitas de cana-de-açúcar, café, citros e muitas outras frutíferas avançam nas regiões produtoras enquanto o frio e a estação seca preparam as plantas para as novas floradas e futuras produções.

 
 ENTREGA PRÊMIO
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: CIRCULAR-08/2010
Circular de agosto

Voltamos a conversar com os amigos da Agrisus sobre nossas últimas notícias.

Estatuto: Acaba de ser registrado, prevendo novo Conselho Curador com participação de “pessoas ligadas ao ensino, à pesquisa e à produção agropecuária preocupadas com a fertilidade do solo como fator básico para uma agricultura sustentável”, como previsto no Plano de Trabalho para 2010.

Projetos: Foram aprovados 20 novos projetos em agosto, sendo 7 de educação coletiva, 10 de educação individual e 3 de embasamento da educação (pesquisa). Entre eles, salientamos: o levantamento regional do nível de Ca, Mg K, pH e V% nas 2.342 amostras de solo coletadas pelo Rally 2009; a pesquisa do resultado nulo ou mínimo de aplicação de 100kg/ha de N (uréia) na cana com boa produtividade em litosolo eutroferrico; o Congresso Fertbio promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo; e o apoio à publicação do livro "Soja: doenças e inter-relações com o manejo do solo”, edição da Embrapa-Soja.

Viagens: O presidente, junto com o diretor Fernando Penteado Cardoso Filho, foi rever pastagens e lavouras em terras de mata amazônica em Alta Floresta (MT), cujas aberturas havia visitado em 1982. Participou do 12º Encontro Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha, em Foz do Iguaçu, em companhia do secretário executivo Ondino Bataglia, que também esteve presente no 14º Dia de Campo do Projeto Arenito do Vale em Santo Inácio (PR).

Demonstrações: Dentro da regra “ver para crer”, a Agrisus quer incentivar a criação de Campos de Demonstração de “Boa Cobertura” para aperfeiçoamento do SPD. Para tanto, convida Unidades de Pesquisa e Assistência, Fundações e Cooperativas, Escritórios de Consultoria, Empresas de Insumos, Secretarias Municipais de Agricultura e outros interessados, a entrarem em contato conosco para discutir pormenores técnicos e financeiros.

Edição sobre SPD: A ESALQ-USP está distribuindo nova edição da série Visão Agrícola, destacando o “plantio direto”. A seção “Fórum” traz a apresentação do Presidente da Agrisus com o título: “SPD, técnica a serviço da sustentabilidade”. Compreende 198 trabalhos grupados em oito temas (nº avulso R$ 20,00, fone: 19 3429-4249 – www.esalq.usp.br/visaoagricola).
Fonte:
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br