OUTUBRO

A primavera chega com força evidente nas abundantes floradas, enquanto o agricultor aguarda as chuvas e se prepara estrategicamente para o rápido plantio da próxima safra em todo o país.

 
 PRÊMIO ABAG 2019
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: CIRCULAR-12/2004
Foi com este objetivo que a Agrisus financiou mais de 25 projetos entre iniciativas de ensino e treinamento, pesquisas, dias de campo, encontros e congressos científicos, viagens técnicas e outras atividades em 2004.

O sistema de plantio direto-SPD foi tema central de iniciativas da Agrisus, como por exemplo, o giro pelo País organizado pela Fundação para o Pai da Revolução Verde e Prêmio Nobel da Paz, Norman Borlaug, que tornou a constatar o sucesso de novas fronteiras agrícolas melhorando solos inférteis e os conservando sob o sistema de plantio direto.

Registrou-se um inédito avanço nacional de interesse pela tecnologia amplamente defendida pela Agrisus como a que melhor retrata os princípios da agricultura sustentável, ora adotados em mais de 22 milhões de ha. Num balanço dos projetos desenvolvidos em 2004 nota-se que a maioria tratou do tema.


O Relatório "Diagnóstico do Plantio Direto", resultante de um dos projetos financiados pela Agrisus, também foi outra ação de destaque ligada ao assunto. O estudo, primeiro do gênero no Brasil, avaliou grau de adoção, vantagens, resultados e desafios da tecnologia, para cada uma das regiões climáticas do país.

De imediato, constatou-se que a dificuldade de reposição da palha, em regiões de curta estação de chuva, é o maior gargalo para a plena adoção do plantio direto. E que a solução requer mais pesquisas, conforme alertei em recente comunicado: "Faltam mais estudos. Falta que órgãos de pesquisa, entidades e outros se conscientizem que não existe plantio direto sem palha. Faltam agrônomos que reconheçam o problema e se disponham a resolvê-lo, pesquisando! A Fundação Agrisus está aí para apoiar bons projetos."

Destacamos ainda a participação da Agrisus no 9º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha em junho na cidade de Chapecó/SC. Além do nosso apoio ao Rally da Pecuária, em que a Agrisus marcou presença com levantamento que procurou checar a situação atual das forragens quando relacionada à safrinha forrageira subseqüente à soja ou milho sob plantio direto e à rotação das culturas anuais com a pastagem. Os resultados saem no próximo ano.

Para 2005, a Agrisus tem R$ 1 milhão reservado ao apoio a novos projetos. E inclui em seu programa novo item: incentivar a criação da disciplina de plantio direto nos cursos de ciências agrárias, junto às instituições que ainda não a tenham adotado. 

Com os melhores votos de fim de ano,

Cordialmente,

Fernando Penteado Cardoso, Presidente

Visite www.agrisus.org.br - Venha nos conhecer.
 

Fonte:
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br