Novembro

A técnica do plantio direto bem feito mostra ao agricultor o caminho para superação da grave crise hídrica dos últimos tempos e amplia a sustentabilidade do negócio.

 
 PRÊMIO ABAG 2019
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: CIRCULAR-07/2006
Prezados Visitantes do Site Agrisus:

Viemos dar notícias da pesquisa sobre o plantio direto incluída no Projeto Rally da Safra 2006, realizado nos meses de Fevereiro e Março do corrente ano, -com apoio da Agrisus-, cobrindo 233 municípios em 13 estados.

As quatro equipes de trabalho da Agroconsult visitaram 977 lavouras de soja, sorteadas ao acaso, distribuídas pelas 4 regiões climáticas como definidas no Relatório do Rally 2004. Foram visitadas também 281 lavouras de milho, que não puderam ser analisadas por estarem com colheita adiantada confundindo os resíduos.

Além das visitas, foram respondidos 1371 questionários por ocasião das 45 reuniões realizadas, com várias perguntas relacionadas ao sistema de plantio direto e à integração lavoura-pecuária.


Tanto nas visitas como nos questionários procuramos conhecer o “estado da arte” do plantio direto avaliado pela intensidade da cobertura do solo por resíduos, anotando-se ao mesmo tempo as espécies vegetais encontradas, assim analisando a “qualidade” do plantio direto em sua relação com a cobertura de palha.

É a primeira vez na história do plantio direto no Brasil, desde os anos de 1970, que uma avaliação é baseada na amostragem de pontos de geográficos definidos, compilando valores numéricos reais.

As conclusões a partir da averiguação de fatos são de especial importância no planejamento de novas ações, sejam de ensino, pesquisa ou extensão, objetivando a adoção generalizada de práticas conservacionistas consagradas, -como é o caso do plantio direto-, item fundamental de uma agricultura sustentável.

Os resultados serão apresentados por ocasião do 10º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha a se realizar em Uberaba a 8/10 de Agosto deste ano, quando o palestrante da abertura será o signatário desta. Posteriormente serão publicados no site Agrisus.

Cordialmente,

F.Cardoso- Presidente



Fonte:
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br