Novembro

A técnica do plantio direto bem feito mostra ao agricultor o caminho para superação da grave crise hídrica dos últimos tempos e amplia a sustentabilidade do negócio.

 
 PRÊMIO ABAG 2019
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: Circular-07/2007
A última foi em Abril, uma Carta Aberta aos Agrônomos, celebrando nossos 6 anos de atividade. Incitamos então a todos para que, superando barreiras do inconsciente, viessem a abraçar a adoção, a pesquisa e a divulgação do Sistema de Plantio Direto, que estabelece um novo ambiente bio-edafolôgico para a agricultura tropical.

Hoje venho informar que, por ocasião da recente comemoração dos 120 anos do Instituto Agronômico de Campinas- IAC, foi anunciada a edição dos Anais do “Work-Shop sobre o Sistema de Plantio Direto no Estado de São Paulo”, realizado em Dezembro de 2005 com apoio da Fundação Agrisus.

Naquela data reuniram-se em Campinas renomados especialistas sobre agricultura de conservação para discutirem entre si o estado da arte do plantio direto, principalmente no Estado de S Paulo onde o sistema apresenta as dificuldades de um solo esgotado, cansado, praguejado de invasoras e com as características físicas alteradas, após um século ou mais de uso da terra.

Os 34 técnicos procedentes das várias regiões agrícolas do país discutiram durante 2 dias os seguintes temas relacionados ao plantio direto-PD; 1-Alternativas para Formação de Palha; 2-Sanidade e Plantas Daninhas x Palha; 3-Qualidade Química do Solo; 4-Qualidade Física do Solo e Mecanização; 5-Rumos da Pesquisa em SPD.

As exposições dos especialistas, enriquecidas pela espontaneidade e franqueza das manifestações orais, reunidas nesses anais, constituem, sem dúvida, uma valiosa ferramenta de trabalho para pesquisadores, extensionistas e produtores. A publicação consta de cerca de 200 páginas ilustradas com fotos, quadros e tabelas, contendo uma análise abrangente da matéria.

A Fundação Agrisus sente-se gratificada por essa oportunidade de contribuir para a sustentabilidade da agricultura do país através dos resultados do Projeto No.191.05, proporcionando rumos para as instituições de pesquisa e extensão, bem como indicando critérios de prioridade para avaliação dos pedidos de apoio e financiamento.

Grande abraço,

Fernando Cardoso - Presidente

Obs.-Vide notícia no site “agrisus.org.br” sobre obtenção dos anais.

Fonte:
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br