OUTUBRO

A primavera chega com força evidente nas abundantes floradas, enquanto o agricultor aguarda as chuvas e se prepara estrategicamente para o rápido plantio da próxima safra em todo o país.

 
 PRÊMIO ABAG 2019
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: CIRCULAR-08/2001
A Fundação Agrisus- Pela Agricultura Sustentável –FAS acaba de firmar um convênio operacional com a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz-FEALQ de Piracicaba , a qual poderá a partir de agora acolher para estudo pedidos de financiamento de projetos que se enquadrem nas finalidades da entidade. A título de exemplo foram informados recentemente á Associação de Plantio Direto no Cerrado-APDC, alguns assuntos que poderiam merecer consideração:

1-Aulas sobre plantio direto-PD nas faculdades de agronomia através de prof. itinerante.

2-Capacidade de reciclagem de nutrientes e de reestruturação do solo pela B.Brizantha.

3-Avaliação da aplicação de sub-dose de glifosato em B.Brizantha para paralisar a vegetação e evitar o florescimento.

4-Determinação da porosidade  do solo pela medição da permeabilidade por aparelho simples e prático com  a respectiva tabela de interpretação.

5-Aperfeiçoamento de equipamento leve cuja adubadeira de facão perturbe  o solo o mínimo possível e cuja semeadeira comprima a semente contra a terra antes de recobri-la, podendo executar cada operação  isolada ou conjuntamente.

6-Avaliação de sistema de adubação com o P aplicado fundo a cada 3 ou 4  anos, com o N e K aplicados anualmente a lanço antes ou depois da germinação.

7-Avaliação da aplicação de pequena quantidade de N, P, K e micros junto  a semente para "arranque".

Foram solicitadas outras sugestões de pessoas que estão todos os dias junto ás lavouras e conhecem seus  problemas. Segundo o eng. agrônomo Fernando Cardoso, presidente da entidade, -“o importante é que os produtores fiquem prontos para receber a próxima geração de sementes GM, cujas perspectivas são fascinantes. Para isso eles têm, antes de mais nada, de dominar e de por em prática procedimentos de uma agricultura sustentável para poderem tirar o máximo proveito dos novos cultivares."

A Fundação Agrisus é uma instituição aberta, de iniciativa da família Penteado Cardoso, com dotação patrimonial significativa e irreversível, cujos rendimentos financiarão projetos de ensino, divulgação e pesquisa relacionados à agricultura sustentável,a serem apresentadas através da FEALQ.

Fonte:
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br