JULHO 19

As colheitas de cana-de-açúcar, café, citros e muitas outras frutíferas avançam nas regiões produtoras enquanto o frio e a estação seca preparam as plantas para as novas floradas e futuras produções.

 
 ENTREGA PRÊMIO
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: CIRCULAR-04/2001
Acaba de ser instituída em S. Paulo a “Fundação AGRI-SUS, pela agricultura sustentável”, por iniciativa do Eng. Agr. Fernando Penteado Cardoso fundador da Manah SA. e participante de sua administração de 1947 até o ano 2000.

Nos termos da escritura pública recém assinada, a Fundação tem por objetivo “promover a educação acadêmica e profissional visando a sustentabilidade da agricultura e pecuária tropicais, assegurada pela conservação e melhoria do solo e do meio ambiente, apoiados por tecnologia apropriada”.

O patrimônio inicial será subscrito pelo casal Cardoso e seus 6 filhos, que integrarão o Conselho de Curadores, o qual poderá ter novos membros por adesões patrimoniais. A primeira diretoria, presidida pelo fundador, contará com a participação do Dr. José Roberto Pinheiro Franco, advogado da SABESP e do Eng. Agr. Antonio Roque Dechen, professor da ESALQ – USP e presidente da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ, com a qual haverá um convênio operacional.

Segundo esclareceu Cardoso, “A agro – pecuária e as pessoas que a integram me proporcionaram uma gratificante carreira profissional nos segmentos de fertilizantes e de pecuária de corte, sendo justificável pensar no futuro desse setor econômico, cujo alicerce se apóia na fertilidade do solo e no meio ambiente favorável”.

“A Fundação - disse, - em conjunto com a FEALQ, vai somar esforços na formação de pesquisadores, de professores, de divulgadores e de profissionais capazes de gerar sólida tecnologia e de promover uma agricultura progressista, econômica e estável, em benefício das gerações futuras”. “A terra, – concluiu Cardoso, - como já disseram, é um bem que apenas tomamos emprestado d´aqueles que nos sucederão”.

ESTATUTO

– Objetivos

ARTIGO 4º - A Fundação tem por objetivos promover a educação acadêmica e profissional visando a sustentabilidade da agricultura e pecuária tropicais, assegurada pela conservação e melhoria do solo e do meio ambiente, apoiados por tecnologia apropriada.


Parágrafo 1º - Os objetos da Fundação serão atingidos mediante o financiamento de projetos específicos ajustados às finalidades da entidade, visando:


a)a educação acadêmica especializada em seus diversos níveis;


b)a educação dos profissionais ligados direta ou indiretamente às atividades rurais, através de sistemas de extensão para disseminação das tecnologias comprovadas


c)a geração e a validação de tecnologia indispensável para embasamento das atividades educacionais previstas.

Parágrafo 2º - Para a realização de seus objetivos a Fundação poderá celebrar acordos, contratos e convênios com entidades públicas, privadas ou outras fundações, pessoas físicas ou jurídicas, do País ou do Exterior.

Fonte:
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br