Dezembro

Calor, chuvas, luz, plantas no campo: é tempo de celebrar a nova safra e comemorar as festas com esperanças para um próximo ano próspero e fraterno.

 
 PRÊMIO ABAG 2019
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: Circular - 12/2011
O ano que se encerra teve pelo menos três acontecimentos muito importantes para a Agrisus: a comemoração do décimo aniversário da entidade, em abril, a posse dos novos conselheiros, no mesmo mês, e a escolha do novo presidente, em outubro.

Para 2012, reafirmamos o compromisso de apoio à uma agricultura sustentável por meio de pesquisas, eventos, bolsas de estudos e financiamentos de viagens.

Em reunião do Conselho Curador, em 19/12, foi aprovado o programa e o orçamento para o próximo ano, disponíveis no site, na seção “Programas e Relatórios”.

Confira as novidades de dezembro:

Notícias:

Começamos uma série de textos sobre os resultados alcançados pelos projetos financiados pela entidade, com o objetivo de divulgar, de forma simples e rápida, conclusões que possam ser aproveitadas por todos os interessados. O primeiro se refere ao projeto 737/10, "Avaliação da fertilidade do solo, agregação e frações da matéria orgânica do solo em áreas de plantio direto, preparo convencional, floresta e pastagem em Marmeleiro/PR”. A íntegra do relatório final também está à disposição em "Projetos/Relatórios".

Recebemos homenagem no I Simpósio sobre Fertilidade do Solo em Plantio Direto no Cerrado, realizado em 29 e 30/11, no Campus Jatai da Universidade Federal de Goiás, pelo apoio prestado na realização do evento.

Lançado o livro “Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas no Sistema Plantio Direto”, resultado do II Simpósio sobre Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas no Sistema Plantio Direto”, realizado em Ponta Grossa (PR), ambos financiados pela entidade.

Artigos:

Lançamos uma série de textos sobre Plantio Direto que pretende abordar diversos aspectos desse sistema. O material é de renomados especialistas no tema e também de pesquisadores que tiveram seus projetos financiados pela entidade. Já estão publicados “A Calagem no Sistema de Plantio Direto” , de Luiz Henrique Marcandalli e “Plantio direto com Palha”, de Gessí Ceccon.

Reproduzimos o artigo “Economia Verde e o sistema Plantio Direto”, de Ronaldo Trecenti, publicado no Portal Dia de Campo.

Projetos/Relatórios:

634/10 (Adubação Nitrogenada de Cana-de-Açúcar em Sistemas Conservacionistas)

755/10 (Dia de Campo Projeto Boa Cobertura como parte da pesquisa “Módulos Demonstrativos de Campo com a Semeadura do Milheto e Braquiária Ruziziensis em Sucessão à Cultura da Soja na Região Sudoeste Paulista”)

861/11 (participação no Brazilian Soil Physics Meeting)

887/11 (I Simpósio de Fertilidade do Solo em Plantio Direto)

888/11 (participação no 19º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP)

Um ótimo Natal e um Ano Novo cheio de realizações.

Cordial abraço,

Antônio Roque Dechen

Fonte: Fundação Agrisus
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br