:: CIRCULAR-07/2004
"Cumpre ao pesquisador ter um pé na biblioteca e outro no campo".Fernando Penteado Cardoso, Eng. Agr.

Prezados senhores,

Essa instituição foi selecionada para acompanhar as atividades da Fundação Agrisus. Nosso objetivo é aproximá-la do universo das iniciativas favoráveis ao avanço da agricultura sustentável. Ampliar o conhecimento sobre o tema é fundamental para a evolução de uma agricultura progressista, economicamente estável e responsável para com o meio ambiente.

Estamos apresentando um estudo que diagnosticou o uso do plantio direto nas lavouras do País. O sistema do solo imperturbado recoberto de resíduos é o modelo de produção que melhor se encaixa no conceito de uma agricultura conservacionista por isso sustentável. O trabalho é uma tentativa pioneira de conhecer o atual quadro dessa matéria do ponto de vista dos produtores.

Acreditamos que o "Diagnóstico do Plantio Direto no Brasil" venha a oferecer indicações que possam auxiliar na formulação de prioridades das ações ligadas ao ensino, à pesquisa e à extensão sobre o primordial assunto do melhoramento e conservação do solo. Esperamos assim estar dando cumprimento aos objetivos e à missão da Fundação Agrisus.

Além disso, oferecemos também a cobertura de outros destaques do recém-encerrado 9º Congresso Nacional do Plantio Direto na Palha, realizado em Chapecó /SC.

Este boletim não tem periodicidade, mas será enviado sempre que surgir um novo fato relevante sobre o tema. Outras informações e notícias podem ser conhecidas em nosso site www.agrisus.org.br.

Na esperança de um entendimento frutífero com essa instituição,

Cordialmente,

Fernando Penteado Cardoso

Presidente

Fonte: