FEVEREIRO 2017-Colheita de soja atrasada por chuvas, já com prejuízos, retarda plantio milho safrinha. Chuvas janeiro acima da média favorecendo cana, perenes e pastagens, mas causando erosão, salvo em solo bem recoberto por resíduos no Plantio Direto.
 
 PRÊMIO AGRISUS
 Busca
 
AGRISUS BATE RECORDE NO NÚMERO DE SOLICITAÇÕES DE APOIO FINANCEIRO (Fevereiro/2017)
Somente no período entre dezembro/2016 e janeiro/2017, a Fundação Agrisus recebeu 93 projetos para avaliação, sendo 62 deles referentes ao financiamento de pesquisa agronômica e 31 pedidos de bolsas para graduação e pós-graduação. Em dezembro/15 e janeiro/16, a entidade registrou 60 projetos. (mais)
 
RESÍDUOS ORGÂNICOS DE ANIMAIS E A PRODUTIVIDADE EM SPD (Fevereiro/2017)
A revista A Granja, em sua edição de fevereiro, traz artigo baseado em pesquisa que contou com o apoio da Fundação Agrisus (PA Nº 1636/15). Dois experimentos com o uso de dejetos animais avaliaram a produtividade de milho. Também foi realizada coleta de solo para averiguar seus atributos químicos. (mais)
RENDIMENTO E ATRIBUTOS FÍSICOS E QUÍMICOS DO SOLO EM SISTEMA PLANTIO DIRETO E CONVENCIONAL DA CEBOLA (Fevereiro/2017)
O artigo refere-se aos resultados de projeto apoiado pela Agrisus (PA Nº 1622/15). A pesquisa agronômica foi realizada em Ituporanga (SC). O estado de Santa Catarina destaca-se no setor agrícola como o maior produtor nacional de cebola, com predomínio do preparo convencional do solo. (mais)
UNIVERSIDADE NO PARANÁ OFERECE ESPECIALIZAÇÃO EM PLANTIO DIRETO (Fevereiro/2107)
A Universidade Positivo, em Curitiba, em parceria com a FEBRAPDP, oferece curso de especialização em "Sistema Plantio Direto: Manejo e Fertilidade do Solo". As aulas são presenciais, em um final de semana por mês, e abordará 16 disciplinas. A coordenação é da pesquisadora e professora Marie Bartz. (mais)
JORNAL DESTACA A IMPORTÂNCIA DA ILP E DA FORMAÇÃO DA PALHADA PARA AUMENTO DA PRODUÇÃO ANIMAL (Fevereiro/2017)
O jornal Correio do Estado, de Mato Grosso do Sul, traz entrevista com Ademir Zimmer, pesquisador da Embrapa Gado de Corte. Ele afirma que, com o manejo correto, a produção animal cresce de 30% a 40%. Na ILP a presença do gado é positiva quando se realiza juntamente com o Sistema Plantio Direto. (mais)

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br