FEVEREIRO

Calor, chuvas e luz são os ingredientes primários abundantes neste mês, prenúncio de crescimento dos frutos e de boas colheitas que se iniciam nas fazendas brasileiras.
 
 PLANTIO DIRETO
 Busca
 
FUNDAÇÃO AGRISUS ALERTA SOBRE NOVOS PRAZOS DE SOLICITAÇÃO DE FINANCIAMENTOS (Fevereiro/2021)
A partir de 01/03/21, modalidades financiadas (bolsa de graduação, pesquisa agronômica, eventos técnicos e demonstrações a campo) só poderão ser encaminhadas para análise dentro de 02 períodos anuais, entre 01 e 31/01 e de 01 a 30/06. Eventos e demonstrações a campo estão suspensos de março a agosto (mais)
 
MECANIZAÇÃO NA COLHEITA DE CANA-DE-AÇÚCAR PROVOCA REDUÇÃO DAS EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA (Fevereiro/2021)
Nas últimas três décadas, houve queda de 72,8% dessas emissões. A mudança no processo de colheita da cana-de-açúcar ocorrida no Brasil nas últimas três décadas foi a principal responsável por essa diminuição. Isso também permitiu aproveitar o palhiço como proteção natural do solo e adubo. (mais)
SUCESSOS E INSUCESSOS DO USO COMBINADO DE CAMA DE AVIÁRIO E CALCÁRIO (Fevereiro/2021)
O artigo está publicado na edição nº 866 da revista A Granja, de fevereiro/2021. É baseado em pesquisa apoiada pela Agrisus (PA Nº 2762/19): "Cama de Aviário e calagem mitigam os gases de efeito estufa e amônia em SPD no oeste paranaense". É uma alternativa viável, respeitando as condições do solo. (mais)
MANEJO DE ALTURA DAS PASTAGENS AJUDA A MITIGAR GASES DO EFEITO ESTUFA (Fevereiro/2021)
Quando os pastos são manejados segundo recomendações técnicas, os animais emitem menos metano e o solo acumula mais carbono. Manejo reduz emissões e pode até neutralizá-las, de acordo com experimentos realizados no Pampa gaúcho. Altura adequada depende da taxa de lotação do pasto e da forrageira. (mais)
FUNDAÇÃO AGRISUS ELEGE NOVOS MEMBROS PARA CONSELHO CURADOR (Março/2021)
O Conselho Curador da instituição elegeu em 12 de março, 04 novos membros para seu Conselho Curador, que tomarão posse no próximo dia 12 de abril, para o quadriênio de 2021 até 2025, sendo os eleitos: Hudson Carvalho, Marisa D´Arce, Maurício Mendes e Miguel Cooper. (mais)

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br