MAIO 2017

Milho safrinha promissor pela época de plantio e boas chuvas. Cana com colheita iniciada, agradecendo condições climáticas favoráveis, extensivas a pastagens. Colheita recorde de soja acima da previsão. Iniciada maturação do café e citrus.

 
 RALLY DA SAFRA 2017
 Busca
 
SISTEMA EQUILIBRADO, CONSCIENTE E LUCRATIVO (Maio/2017)
Milton Zancanaro, produtor rural em Cristalina (GO), e Jaborandi (BA) precisava controlar a pressão de pragas. Sua opção foi dar mais atenção à cobertura do solo e à rotação de culturas – dois dos três pilares do Sistema Plantio Direto. Resultados financeiros crescem de 5 a 10% em cada safra. (mais)
 
UMA HISTÓRIA PARA SER CONTADA (Maio/2017)
O secretário executivo da Fundação Agrisus, Ondino Cleante Bataglia, fala na edição nº294 do Jornal do Engenheiro Agrônomo (JEA) sobre o fundador da entidade, Fernando Penteado Cardoso, e sobre o objetivo principal da Agrisus, a sustentabilidade do solo, destacando as ações desenvolvidas na área. (mais)
EFEITO "POUPA-TERRA" COMO CONSEQUÊNCIA DA INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA NO BRASIL (Maio/2017)
O Informativo Integrar nº21 traz artigo sobre a adoção do Sistema de Integração Lavoura-Pecuária no Brasil e seus benefícios, como a conservação do solo e a recuperação de áreas degradadas, além do aumento de produção. Em 2015, a área ocupada era de 11,47 milhões de hectares. MS é o principal estado (mais)
SISTEMA PLANTIO DIRETO É O CAMINHO PARA INCREMENTAR O DESEMPENHO DA AGRICULTURA NACIONAL (Maio/2017)
A adoção de manejos relativos ao SPD podem incrementar em 20% o desempenho da agricultura. A opinião é do pesquisador e professor João Carlos Moraes Sá, para quem é preciso ressaltar a importância da manutenção do material orgânico para a qualidade do solo e o aumento da capacidade de produção. (mais)
PLANTIO DIRETO DO CAFÉ, COM INOVAÇÕES, VIÁVEL É (Maio/2017)
O engenheiro agrônomo da Fundação Procafé, de Vargiona (MG), J.B. Maliello, explica que a utilização do plantio direto pode gerar economia nos custos de implantação de novos cafezais. Destaca ainda a preparação do terreno e a adaptação tecnológica com a utilização de mudas no estágio inicial. (mais)

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br