NOVEMBRO 2017-Chuvas pesadas R1 e R2 , com fortes erosões em solos mal protegidos por palha. Falta de chuva R3 e R4, retardaram plantio de soja, comprometendo a 2ª safra. Pegamento incerto floradas de café e citros. Seca favoreceu praga bicudo na cana.
 
 LIVRO ESALQ
 Busca
 
:: Notícias
:: IMPORTÂNCIA DA ILP É CITADA DURANTE ABERTURA DA SAFRA 2017/2018 NO TOCANTINS - (Novembro/2017)
A importância da integração lavoura-pecuária (ILP) para o Tocantins, devido a suas condições sobretudo de solo e clima, foi abordada pela Embrapa em evento dia 13/11, na abertura oficial do plantio da safra 2017/2018 no estado. A ILP ajuda a aproveitar melhor os recursos disponíveis na propriedade.(mais)
:: POTENCIAL AGROAMBIENTAL DO BRASIL É RESSALTADO EM PAINEL NA COP - (Novembro/2017)
Painel realizado em 15/11 na Conferência das Partes para Mudança do Clima (COP 23), em Bonn (Alemanha), discutiu a competitividade da agricultura de baixa emissão de carbono no país, destacando os avanços do Plano ABC e os desafios ainda encontrados para expansão e reconhecimento interno e externo.(mais)
:: COM ILPF, BRASIL MOSTRA TECNOLOGIA DE BAIXA EMISSÃO DE CARBONO NA COP 23 - (Novembro/2017)
O avanço da adoção de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), que fazem parte do Plano de Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC), será ressaltado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP 23, que começou em 10/11 e vai até 17/11 em Bonn (Alemanha).(mais)
:: PLANTIO DIRETO É O MOTOR DA AGRICULTURA NACIONAL - (Novembro/2017)
De acordo com a Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação, a técnica ambientalmente sustentável tem sido fundamental também para mitigar os desafios impostos pelo longo período de estiagem do inverno e as fortes chuvas trazidas pela primavera no Paraná. Faltam, porém, políticas públicas.(mais)
:: AGRÔNOMO BRASILEIRO GANHA PRÊMIO NORMAN BORLAUG DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE FERTILIZANTES (IFA) - (Novembro/2017)
Heitor Cantarella, diretor do Centro de Solos e Recursos Ambientais do Instituto Agrnômico (IAC), foi escolhido entre cientistas do mundo todo que se destacam em trabalhos sobre fertilidade do solo, uso eficiente de nutrientes pelas plantas, promoção e divulgação de tecnologias para os agricultores(mais)
:: HISTORIA EM QUADRINHOS DA EMBRAPA MILHO E SORGO É RESULTADO DE PROJETO APOIADO PELA AGRISUS - (Novembro/2017)
A Embrapa Milho e Sorgo lançou a história em quadrinhos “Terra não é sujeira”, que possui apoio financeiro da Fundação Agrisus (PA Nº 1491/15) e da Fapemig. A publicação conta, de forma descontraída, que é da terra que vem os alimentos e a água e fala da importância do trabalho que é feito no campo(mais)
:: PESQUISADORES APOSTAM EM BIOCARVÃO PARA AUMENTAR A MATÉRIA ORGÂNICA NO SOLO - (Outubro/2017)
Participantes do XII Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas e Matéria Orgânica Natural, em Sinop (MT), discutiram a aplicação de biocarvão (biochar) como opção para aumentar a quantidade de matéria orgânica em solos agrícolas. Segundo os pesquisadores, são necessárias mais pesquisas sobre o tema(mais)
:: AGRISUS HOMENAGEIA OS AGRÔNOMOS, PROFISSIONAIS DEDICADOS À EXCELÊNCIA DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA - (Outubro/2017)
Desempenhando várias funções, do planejamento à lida no campo, os engenheiros agrônomos são peças fundamentais no desenvolvimento agrícola. Novas competências surgem a cada ano, exigindo aprimoramento constante. A data relembra a regulamentação da profissão, por meio da lei nº 23.196, de 12/10/1933(mais)
:: NÚMERO DE CONTRATOS DO PLANO ABC CRESCE 1.318% NO BIMESTRE JULHO-AGOSTO - (Outubro/2017)
Do ano safra 2010/11, quando foi lançado, até 2017/18, foram financiados cerca de R$ 14,5 bilhões nas tecnologias de recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistema plantio direto, fixação biológica de nitrogênio, florestas plantadas e tratamento de dejetos animais(mais)
:: EMATER APRESENTA SOLUÇÃO TÉCNICA PARA MELHORAR QUALIDADE DO PLANTIO DIRETO - (Setembro/2017)
O Instituto Paranaense apresenta aos produtores uma solução para resolver a cobertura do solo: o plantio consorciado (feito ao mesmo tempo) numa mesma área de milho safrinha com o capim Brachiária, no lugar do modelo tradicional de cultivo de soja em substituição ao trigo ou milho.(mais)
Mostrar Topo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br