MARÇO 2019

Colheita da soja avança para o final e milho segunda safra consolida plantio. Chuvas e calor recuperam desempenho de cultivos perenes.

 
 CARTILHA SPD
 Busca
 
:: Notícias
:: AGRISUS DISPONIBILIZA DOCUMENTÁRIO SOBRE AMAZÔNIA - (Março/2019)
"Amazônia: Oceano Verde" veio para preencher uma lacuna nos meios de comunicação brasileiros em geral, que se ressentem de conteúdos elaborados para a transmissão de informações especializadas de pesquisas científicas realizadas em todo o país e teve apoio da Agrisus (PA Nº 1786/16 / PA Nº 2407/18).(mais)
:: IMPRENSA PARANAENSE DESTACA PROJETO APOIADO PELA FUNDAÇÃO AGRISUS - (Março/2019)
Os jornais O Presente e Folha de Londrina trouxeram matérias sobre projeto desenvolvido pelo Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) sobre "Avaliação da Qualidade de Semeadura de Soja no Paraná e Mato Grosso do Sul", realizado com apoio da Agrisus. Na soja, 40% erram na regulagem de plantadeiras.(mais)
:: SOJA PODE SER ALTERNATIVA PARA MELHORIA DE AMBIENTES RETRITIVOS - (Fevereiro/2019)
Dia de Campo na fazenda SOEBE (Caarapó/MS) discutiu sobre “Tecnologia para produção de soja na renovação dos canaviais em ambientes restritivos". Realizar o plantio direto da cana-de-açúcar na palhada de soja, evitando a necessidade de revolver o solo, foi um do benefícios apontados no evento. (mais)
:: IAC REALIZA II DIA DE CAMPO DE AMENDOIM NA PALHA - (Fevereiro/2019)
O Instituto Agronômico realizou, em 30/01/2019, o o II Dia de Campo Amendoim na Palha, em Iacri (SP), com o objetivo apresentar o plantio do amendoim na palhada da cana-de-açúcar, que proporciona maior produtividade, economia na produção e benefícios ao ambiente. A região produz 50% do grão no país(mais)
:: EXPEDIÇÃO CERRADO 2019 PASSA POR QUATRO ESTADOS COM APOIO DA AGRISUS - (Fevereiro/2019)
Alunos do Grupo de Experimentação Agrícola (GEA), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), rodaram 7 mil Km por quatro estados, em 20 dias de viagem. Visitaram produtores, empresas e cooperativas. A expedição, que terminou em 09/02, teve apoio da Agrisus (PA Nº 2597/18).(mais)
:: PLANTIO DIRETO EM TERRAS BAIXAS - (Fevereiro/2019)
A Embrapa Clima Temperado apresentará, no final de fevereiro, em Pelotas (RS), os camalhões de base larga, uma técnica relativamente simples e barata que é capaz de drenar solos com altos níveis de encharcamento. Abre-se também a possibilidade da rotação de culturas com produção de palhada para SPD.(mais)
:: LIVRO CONTA A HISTÓRIA DE HERBERT BARTZ E DO PLANTIO DIRETO PARA CRIANÇAS - (Fevereiro/2019)
A edição teve apoio da Fundação Agrisus (PA1695/15), como parte do projeto sobre o livro "O Brasil Possível", biografia do pioneiro do plantio direto. O objetivo da obra é mostrar, de forma lúdica e didática, como os agricultores preservam e conservam os solos, as águas e o meio ambiente com o SPD.(mais)
:: PARANÁ DESENVOLVERÁ PARÂMETROS PARA IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS CONSERVACIONISTAS - (Janeiro/2019)
A iniciativa é da cooperativa Cocamar, Embrapa Soja e Universidade Estadual de Londrina (UEL). O projeto pretende avaliar a qualidade física, química e biológica do solo. Entre os indicadores está o Índice de Qualidade Participativo do Plantio Direto (IQP2), metodologia da Febrapdp e parceiros.(mais)
:: ESTUDANTE DA ESALQ RECEBE "PRÊMIO FUNDAÇÃO AGRISUS - PELA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL" - (Janeiro/2019)
O prêmio foi entregue em 16/01, na formatura das turmas de 2018 da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Aprovado em 2003, é uma homenagem ao fundador da Agrisus, Fernando Penteado Cardoso. O vencedor é Felippe Hoffmann Silva Karp por sua média de aprovação em disciplinas essenciais.(mais)
:: PESQUISA MOSTRA INTERFERÊNCIA DAS ÁRVORES EM SISTEMAS ILPF - (Janeiro/2019)
A Embrapa Agrossilvipastoril realizou um experimento de cinco anos em Sinop (MT) e uma das conclusões foi de que a soja é mais tolerante à sombra das árvores em um sistema de ILPF do que o milho. A pesquisa mostra que esses sistemas valem a pena, com resultados positivos nas árvores e pecuária.(mais)
Mostrar Topo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br