DEZEMBRO 2017- Semeaduras de primavera terminadas salvo algodão e R1 pelo clima errático. Erosões nas terras sem resíduos. Floradas atípicas trazem dúvidas sobre andamento. PIB do agro inferior no 3º trim. devido antecipação das exportações de soja.
 
 ANIVERSÁRIO ABC
 Busca
 
:: Notícias
:: MEGAPROJETO COM 20 INSTITUIÇÕES VAI MAPEAR SOLO BRASILEIRO - (Dezembro/2017)
O Programa Nacional de Solos do Brasil (Pronasolos) começou. oficialmente, em 05/12, Dia Mundial do Solo. Será o maior levantamento pedológico já executado no país. O prazo estimado é de 30 anos e 20 instituições brasileiras deverão participar. O orçamento é de R$740 milhões nos primeiros dez anos(mais)
:: FAO ANUNCIA: 33% DOS SOLOS GLOBAIS ESTÃO DEGRADADOS - (Dezembro/2017)
A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) fez o alerta no Dia Mundial do Solo (05/12). Práticas inapropriadas e a pressão do ser humano intensificam o problema. Mais de 10 milhões de pessoas já abandonaram os seus países de origem devido a questões ambientais.(mais)
:: DIA MUNDIAL DO SOLO - 05 DE DEZEMBRO - (Dezembro/2017)
A comemoração foi decidida no XXVII Congresso Mundial de Ciência do Solo, em Bangkog, Tailândia, em 2002, pela Sociedade Internacional de Ciência do Solo. A data é uma homenagem ao Rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, pela dedicação em promover a ciência do solo, enfatizando sua conservação.(mais)
:: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRIADORES (ABC) COMPLETA 91 ANOS - (Dezembro/2017)
O fundador e presidente emérito da Agrisus, Fernando Penteado Cardoso, compareceu à comemoração do aniversário, realizada em 04/12, no Clube Alto dos Pinheiros, em São Paulo (SP). Na ocasião, foi entregue o Prêmio ABC 2017, com seis categorias. A Personalidade do Ano foi o secretário Arnaldo Jardim(mais)
:: IMPORTÂNCIA DA ILP É CITADA DURANTE ABERTURA DA SAFRA 2017/2018 NO TOCANTINS - (Novembro/2017)
A importância da integração lavoura-pecuária (ILP) para o Tocantins, devido a suas condições sobretudo de solo e clima, foi abordada pela Embrapa em evento dia 13/11, na abertura oficial do plantio da safra 2017/2018 no estado. A ILP ajuda a aproveitar melhor os recursos disponíveis na propriedade.(mais)
:: POTENCIAL AGROAMBIENTAL DO BRASIL É RESSALTADO EM PAINEL NA COP - (Novembro/2017)
Painel realizado em 15/11 na Conferência das Partes para Mudança do Clima (COP 23), em Bonn (Alemanha), discutiu a competitividade da agricultura de baixa emissão de carbono no país, destacando os avanços do Plano ABC e os desafios ainda encontrados para expansão e reconhecimento interno e externo.(mais)
:: COM ILPF, BRASIL MOSTRA TECNOLOGIA DE BAIXA EMISSÃO DE CARBONO NA COP 23 - (Novembro/2017)
O avanço da adoção de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), que fazem parte do Plano de Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC), será ressaltado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP 23, que começou em 10/11 e vai até 17/11 em Bonn (Alemanha).(mais)
:: PLANTIO DIRETO É O MOTOR DA AGRICULTURA NACIONAL - (Novembro/2017)
De acordo com a Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação, a técnica ambientalmente sustentável tem sido fundamental também para mitigar os desafios impostos pelo longo período de estiagem do inverno e as fortes chuvas trazidas pela primavera no Paraná. Faltam, porém, políticas públicas.(mais)
:: AGRÔNOMO BRASILEIRO GANHA PRÊMIO NORMAN BORLAUG DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE FERTILIZANTES (IFA) - (Novembro/2017)
Heitor Cantarella, diretor do Centro de Solos e Recursos Ambientais do Instituto Agrnômico (IAC), foi escolhido entre cientistas do mundo todo que se destacam em trabalhos sobre fertilidade do solo, uso eficiente de nutrientes pelas plantas, promoção e divulgação de tecnologias para os agricultores(mais)
:: HISTORIA EM QUADRINHOS DA EMBRAPA MILHO E SORGO É RESULTADO DE PROJETO APOIADO PELA AGRISUS - (Novembro/2017)
A Embrapa Milho e Sorgo lançou a história em quadrinhos “Terra não é sujeira”, que possui apoio financeiro da Fundação Agrisus (PA Nº 1491/15) e da Fapemig. A publicação conta, de forma descontraída, que é da terra que vem os alimentos e a água e fala da importância do trabalho que é feito no campo(mais)
Mostrar Topo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br