12/10 - DIA DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO

Homenagem ao profissional responsável por ajudar a potencializar a capacidade de produção da agricultura. A data foi escolhida para lembrar a regulamentação da profissão, por meio da lei nº 23.196, de 12/10/1933.

 
 LIVRO ESALQ
 Busca
 
:: Notícias
:: AGRISUS HOMENAGEIA OS AGRÔNOMOS, PROFISSIONAIS DEDICADOS À EXCELÊNCIA DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA - (Outubro/2017)
Desempenhando várias funções, do planejamento à lida no campo, os engenheiros agrônomos são peças fundamentais no desenvolvimento agrícola. Profissão que vem mudando ao longo do tempo, com surgimento de novas competências, exige de quem se dedica à área comprometimento, seriedade, estudo e paixão.(mais)
:: NÚMERO DE CONTRATOS DO PLANO ABC CRESCE 1.318% NO BIMESTRE JULHO-AGOSTO - (Outubro/2017)
Do ano safra 2010/11, quando foi lançado, até 2017/18, foram financiados cerca de R$ 14,5 bilhões nas tecnologias de recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistema plantio direto, fixação biológica de nitrogênio, florestas plantadas e tratamento de dejetos animais(mais)
:: EMATER APRESENTA SOLUÇÃO TÉCNICA PARA MELHORAR QUALIDADE DO PLANTIO DIRETO - (Setembro/2017)
O Instituto Paranaense apresenta aos produtores uma solução para resolver a cobertura do solo: o plantio consorciado (feito ao mesmo tempo) numa mesma área de milho safrinha com o capim Brachiária, no lugar do modelo tradicional de cultivo de soja em substituição ao trigo ou milho.(mais)
:: EMBRAPA DISPONIBILIZA VÍDEOS SOBRE BENEFÍCIOS DO PLANTIO DIRETO PARA HORTALIÇAS - (Setembro/2017)
Foram disponibilizados ao público seis vídeos sobre o tema no canal do Youtube da empresa. A ferramenta é de fácil acesso, com conteúdo visual atrativo e linguagem simples e direta. Entre os benefícios, é destacada a redução dos custos de produção e dos impactos ambientais nas áreas desse cultivo.(mais)
:: REITOR DA USP CRIA A CÁTEDRA LUIZ DE QUEIROZ - (Setembro/2017)
A Cátedra Luiz de Queiroz de Sistemas Agropecuários Integrados funcionará na Escola de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), por iniciativa do reitor. Seu primeiro titular será o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. O lançamento ocorrerá em 10/10, durante a 1ª EsalqShow, em Piracicaba.(mais)
:: SENAR INVESTE NA RECUPERAÇÃO DO CERRADO POR MEIO DO PROGRAMA ABC - (Setembro/2017)
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) contribui para o desenvolvimento da agropecuária e do Cerrado brasileiros por meio da capacitação de produtores nas tecnologias de baixa emissão de carbono, com foco na produção sustentável. Incentiva práticas como SPD e integração lavoura/pecuária.(mais)
:: DOIS ANOS SEM O PIONEIRO NONÔ PEREIRA - (Setembro/2017)
Em 08/09/2015, faleceu Manoel Henrique Pereira (Nonô Pereira) aos 76 anos de idade. Ele é considerado um dos pioneiros do Plantio Direto no Brasil, ao lado de Herbert Bartz e Frank Djikstra, no Paraná. O presidente da Agrisus, Antonio Roque Dechen, prestou homenagem a ele naquela oportunidade.(mais)
:: CULTURA DO MILHETO CRESCE E EMBRAPA DESENVOLVE NOVA VARIEDADE - (Setembro/2017)
De acordo com o o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, José Avelino Rodrigues, tem aumentado a demanda pelo milheto para plantio em sistemas de rotação de culturas, de Integração Lavoura-Pecuária e com foco em produção de palhada para plantio direto. O milheto apresenta uma grande variedade de usos(mais)
:: PESQUISADORES APRESENTAM AS VANTAGENS DAS PLANTAS DE COBERTURA PARA O SISTEMA SOJA-MILHO-ALGODÃO - (Setembro/2017)
Os benefícios das plantas de cobertura foram tema de minicurso no 11º Congresso Brasileiro do Algodão, realizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), com apoio científico da Embrapa Algodão, em Maceió (AL). As plantas de cobertura de várias espécies estão na base do SPD.(mais)
:: NASCIMENTO DE BEZERROS PERMITIRÁ AVALIAÇÃO DE EFEITO DA ILPF NA PRODUÇÃO LEITEIRA - (Setembro/2017)
Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop (MT) começou experimento com 20 vacas girolando que pariram e começaram a ser ordenhadas. Outras 18 novilhas deverão parir até o fim de setembro. Com a produção de leite, uma nova etapa na pesquisa será iniciada: a avaliação da influência do sistema na lactação.(mais)
Mostrar Topo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br