MAIO 2019

Passada a temporada de fortes chuvas é tempo de avaliar os estragos e rever os sistemas conservacionistas visando à sustentabilidade dos solos e das lavouras

 
 ENTREGA PRÊMIO
 Busca
 
:: Notícias
:: FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PLANTIO DIRETO E IRRIGAÇÃO SE POSICIONA EM RELAÇÃO AOS REMINERALIZADORES DE SOLO - (Maio/2019)
A FEBRAPDP defendeu, em seu site, a proposta de inclusão dos remineralizadores de solos no Plano-Safra 2019/2020 para apoiar o seu acesso, aplicabilidade e comercialização. O fundador da Agrisus solicitou, em abril, que a entidade se posicionasse a respeito por discordar dos benefícios de seu uso.(mais)
:: SIMPÓSIO EM MATO GROSSO DO SUL DISCUTE SOLOS ARENOSOS  - (Maio/2019)
O evento, de 07 a 12/05 em Campo Grande, teve como tema “Intensificação agropecuária sustentável em solos arenosos”. Essas áreas eram consideradas marginais às atividades agrícolas mas, com o uso de novas tecnologias, estão sendo incorporadas. Entre as técnicas estão o plantio direto e a ILP.(mais)
:: ANVISA ABRE CONSULTA PÚBLICA SOBRE GLIFOSATO ATÉ 06/06/2019 - (Maio/2019)
O Glifosato, ingrediente ativo de agrotóxico mais comercializado no país, muito utilizado em SPD, entrou em consulta pública. Por meio de um questionário, os interessados poderão dar opiniões sobre o uso, o que resultará na publicação de uma Resolução a respeito com medidas de prevenção e controle(mais)
:: PLANTIO DIRETO NA PALHA - AUMENTANDO A FERTILIDADE E A CONSERVAÇÃO - (Maio/2019)
Com apoio da Fundação Agrisus, o evento foi realizado em Cascavel (PR), em 25 e 26/04/2019, para discutir avanços na agricultura proporcionados pela prática do Sistema Plantio Direto. É necessário redobrar a dedicação para recuperar os estragos recentes e vislumbrar ainda mais benefícios do SPD.(mais)
:: AGRISUS CHEGA À MAIORIDADE COMO ÚNICA ENTIDADE PRIVADA DE FINANCIAMENTO PARA PROJETOS AGRONÔMICOS - (Abril/2019)
A Fundação Agrisus completa 18 anos neste mês de abril, cumprindo sua missão de financiar projetos de ensino, divulgação e pesquisa relacionados com a fertilidade do solo, base da agricultura sustentável. Mais de dois mil projetos já passaram por avaliação, sendo cerca de mil aprovados até março.(mais)
:: ESALQ PROMOVE ESTUDO SOBRE O LEGADO DO FÓSFORO - (Abril/2019)
Estudo desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Ciência Solo, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) estudou o legado do fósforo (P) sob manejo a longo prazo do solo e fertilizantes fosfatados na produção agrícola. Plantio direto foi averiguado em projeto de cinco anos.(mais)
:: EMBRAPA CHEGA AOS 46 ANOS DE ATIVIDADES - (Abril/2019)
Em 26/04 comemora-se o aniversário da Embrapa, empresa de pesquisa que contribuiu para que o Brasil aumentasse em cinco vezes a produção de grãos - em 240% a produção de trigo e milho, 315% a produção de arroz, sem contar a elevação da produtividade do setor florestal em 140% e do cafeeiro.(mais)
:: NA COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO, FERNANDO PENTEADO CARDOSO ANALISA O TRABALHO DA AGRISUS - (Abril/2019)
Depois de 18 anos de atividades, o fundador da Agrisus conta a trajetória da entidade, seus objetivos e linhas de pesquisa desenvolvidas.Também vê o futuro com otimismo, focando sobre o que é possível ainda fazer pela agricultura no país, já que toda prática agrícola pode ser sempre aperfeiçoada.(mais)
:: FUNDADOR DA AGRISUS QUESTIONA USO DE REMINERALIZADORES - (Abril/2019)
Fernando Penteado Cardoso manifesta dúvidas em relação aos chamados “remineralizadores” do solo, representados pelas rochas apenas moídas. Questiona a eficácia de seu uso e envia carta à Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPDP) sugerindo o reexame de seu posicionamento.(mais)
:: EM ABRIL, DUAS DATAS LEMBRAM A IMPORTÂNCIA DO SOLO - (Abril/2019)
No dia15 de abril é comemorado o Dia Nacional da Conservação do Solo e, no dia 22, o Dia Internacional da Mãe Terra. Relatório da FAO, que teve participação da Embrapa Solos, indica que 33% dos solos do mundo estão degradados por erosão, salinização, compactação, acidificação e contaminação.(mais)
Mostrar Topo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br