JUNHO 2017

Chuva acima da média em maio veio assegurar a grande safra de milho segunda planta (safrinha). Produtores empenhados na solução de possíveis problemas logístico/comerciais. Pastagens, cana e perenes igualmente beneficiadas pelos dias quentes.

 
 SIMPÓSIO ESALQ
 Busca
 
:: Notícias
:: ESTUDO APONTA GARGALOS DO PROGRAMA ABC - (Junho/2017)
Criado em 2010 como uma alternativa de crédito para a implementação de uma forma sustentável de produção no país, o Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) prevê a expansão agrícola através do financiamento de técnicas produtivas de baixa emissão de carbono, como o plantio direto e a ILPF.(mais)
:: INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA PROMOVE GANHOS CRESCENTES NO EXTREMO NORTE DO TOCANTINS - (Junho/2017)
Dia de Campo na fazenda Araguaiana (TO), apresentou os resultados da integração em suas diferentes possibilidades e do plantio direto, que também recuperou as pastagens. A fazenda é uma Unidade de Referência Tecnológica (URT), nome dado pela Embrapa para projetos de transferência tecnológica.(mais)
:: MAIOR LEVANTAMENTO DOS SOLOS BRASILEIROS REÚNE EQUIPE PELA PRIMEIRA VEZ - (Junho/2017)
O Programa Nacional de Solos do Brasil (Pronasolos) pretende mapear o território brasileiro em até 30 anos. A primeira reunião da equipe foi realizada no Rio de Janeiro, entre 06 e 08 de junho. O projeto vai mapear o território brasileiro com diferentes objetivos, como subsidiar políticas públicas.(mais)
:: PESQUISA PODE SE TORNAR REFERÊNCIA DE MANEJO DO SPD - (Junho/2017)
Boletim da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação apresenta experimento sobre novas práticas de manejo no SPD, em Palmeira das Missões (RS). São avaliadas opções de espécies para sobressemeadura de plantas de cobertura visando diminuir o vazio outonal após a colheita de soja e do milho.(mais)
:: APTA LANÇA PLATAFORMA ONLINE DE ACESSO AOS SEUS PROJETOS DE PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO - (Junho/2017)
A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tornou públicas as informações básicas sobre seus projetos ao lançar o Sistema de Gestão de Pesquisa (SGP). A plataforma congrega seis institutos e 14 Polos Regionais.(mais)
:: SIMPÓSIO "DESAFIOS DO PLANTIO DIRETO NO CERRADO" DISCUTE TEMA NA ESALQ - (Maio/2017)
O presidente da Agrisus, Antonio Roque Dechen, e um dos pioneiros na utilização do Plantio Direto no Brasil, John Landers, participaram do evento, em Piracicaba (SP). O Simpósio teve apoio da entidade para discutir alternativas aos desafios enfrentados pela produção agrícola na região.(mais)
:: JOHN NICHOLAS LANDERS FALA SOBRE PLANTIO DIRETO NO FREQUÊNCIA ABERTA - (Maio/2017)
Landers, um dos pioneiros do plantio direto no Brasil, detentor do título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Goiás, deu uma entrevista para a Rádio Universitária. Em seus 40 anos de estudos sobre o cerrado, dedicou-se a municípios goianos como Inhumas, Santa Helena e Rio Verde.(mais)
:: O QUE A MÃE NATUREZA NOS ENSINA SOBRE SOLO? - (Maio/2017)
Palestrantes da V Reunião Paranaense da Ciência do Solo e II Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos, em Maringá (PR), discutiram no primeiro dia do evento temas como fertilidade do solo, incremento de matéria orgânica e manejo sustentável em solos arenosos, entre outros. Palhada também foi tema.(mais)
:: SISTEMA EQUILIBRADO, CONSCIENTE E LUCRATIVO - (Maio/2017)
Milton Zancanaro, produtor rural em Cristalina (GO), e Jaborandi (BA) precisava controlar a pressão de pragas. Sua opção foi dar mais atenção à cobertura do solo e à rotação de culturas – dois dos três pilares do Sistema Plantio Direto. Resultados financeiros crescem de 5 a 10% em cada safra. (mais)
:: SISTEMA PLANTIO DIRETO É O CAMINHO PARA INCREMENTAR O DESEMPENHO DA AGRICULTURA NACIONAL - (Maio/2017)
A adoção de manejos relativos ao SPD podem incrementar em 20% o desempenho da agricultura. A opinião é do pesquisador e professor João Carlos Moraes Sá, para quem é preciso ressaltar a importância da manutenção do material orgânico para a qualidade do solo e o aumento da capacidade de produção.(mais)
Mostrar Topo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br