JULHO 2018-Safrinha de milho colhida com alguma seca na R2-Trigo semeado na R1. Iniciado pastoreio pós-soja, formados direto ou consorciado ao milho. Fenação na R4 para compensar retirada do gado para pastos permanentes mal brotados.
 
 RALLY DA SAFRA 2018
 Busca
 
:: Notícias
:: GANHADOR DE PRÊMIO NOBEL DA PAZ VIRÁ PARA O XXI CONGRESSO MUNDIAL DE CIÊNCIA DO SOLO - (Julho/2018)
Rattan Lal, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2007, estará no Rio de Janeiro em agosto. Presidente da União Internacional de Ciência do Solo (IUSS), ele demonstrou que a combinação de plantio direto e rotação de culturas produzia lavouras sustentáveis que reduzem os efeitos negativos da erosão.(mais)
:: HERBERT BARTZ ABRE PROGRAMAÇÃO DE PALESTRAS NO 16º ENCONTRO NACIONAL DE PLANTIO DIRETO NA PALHA - (Julho/2018)
O Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha será realizado de 01/08/2018 a 03/08/2018, em Sorriso (MT). Herbert Bartz,é considerado o pai do SPD na América Latina, sistema utilizado em cerca de 35 milhões de hectares no Brasil, o que corresponde a quase 70% da área ocupada com lavouras de grãos.(mais)
:: PLANTIO DIRETO IMPEDE QUE PRODUÇÃO DE MILHO SAFRINHA SEJA AINDA MENOR - (Junho/2018)
O Rally da Safra 2018, projeto que tem apoio da Agrisus, constatou que a produção será 19% menor do que a safra passada devido ao impacto da queda na área plantada, atraso no calendário de plantio, redução nos investimentos e seca em MS e PR. O SPD ajudou a proteger a lavoura, principalmente no PR.(mais)
:: BRASIL INVESTE EM PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS E BENEFICIA PRODUTORES, DIZ REPRESENTANTE DO EXECUTIVO - (Junho/2018)
Dados do Ministério da Agricultura e Reforma Agrária apresentados em audiência pública interativa na Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas do Senado informam que já foram investido R$ 15,5 bilhões na implementação de novas tecnologias agrícolas como adoção de sistema de plantio direto.(mais)
:: PRONASOLOS INICIA ESTRATÉGIA DE 30 ANOS PARA LEVANTAMENTO E USO DO SOLO NO BRASIL - (Junho/2018)
O presidente Michel Temer assinou, em 19/06, o Decreto 9.414, que inicia as atividades do Programa Nacional de Solos do Brasil (PronaSolos), que pretende fazer uma investigação para mapear o território brasileiro e gerar dados para diferentes utilizações, como subsídios para políticas públicas.(mais)
:: CONSÓRCIO DE BRAQUIÁRIA COM FEIJÃO-CAUPI AUMENTA RODUÇÃO DE CARNE E GRÃOS NA ILP - (Junho/2018)
Pesquisadores da Embrapa Agrossilvipastoril e Universidade Federal de Mato Grosso lançam o Sistema Gravataí, um consórcio de braquiárias com feijão-caupi, indicado para solos de textura média e argilosa na região de Cerrado. Houve aumento no ganho de peso dos animais e melhor produtividade da soja.(mais)
:: FUNDAÇÃO AGRISUS E EMBRAPA MILHO E SORGO DEMONSTRAM A VIABILIDADE DO SPD PARA A REGIÃO CENTRAL DE MINAS GERAIS - (Junho/2018)
Os pesquisadores Emerson Borghi e Miguel Marques Gontijo Neto, da Embrapa Milho e Sorgo, apresentaram o tema do projeto apoiado pela Agrisus (PA Nº 2038/2017), "Fisica do Solo e Matéria orgânica em Sistemas de Produção Agrícola de Cerrado", na 11ª edição da Semana da Integração Tecnológica, em MG(mais)
:: 05 DE JUNHO, DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE - (Junho/2018)
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. O objetivo é chamar a atenção para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. O Plantio Direto é um desses instrumentos.(mais)
:: ESTUDO OBSERVA ESTRUTURA DO SOLO EM SISTEMA DE PLANTIO DIRETO - (Maio/2018)
Pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas teve como objetivo estudar fatores que, além do processo de compactação mecânica do solo, podem promover a estratificação física e química de solos altamente intemperizados cultivados sob sistema de plantio direto.(mais)
:: FUNDAÇÃO AGRISUS OFERECE CINCO VAGAS PARA PARTICIPAÇÃO NO 16º ENCONTRO NACIONAL DE PLANTIO DIRETO NA PALHA - (Maio/2018)
O evento será realizado de 01 a 03/08/2018, em Sorriso (MT), numa promoção da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação. O prazo para submissão dos trabalhos foi prorrogado até 30/06. Os interessados em pleitear apoio da Agrisus para participação devem inscrever seus projetos para avaliação(mais)
Mostrar Topo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br