ABRIL 2017

Colheita de soja terminada com recorde de produtividade pelo clima favorável em todas as regiões produtoras. Milho safrinha semeado cedo beneficiando a produção. Chuvas escassas em março, podendo reduzir a produção, principalmente de cana.

 
 RALLY DA SAFRA 2017
 Busca
 
:: Notícias
:: ILPF ARMAZENA QUANTIDADE DE CARBONO SIMILAR À DA MATA NATIVA - (Abril/2017)
Pesquisa desenvolvida na Embrapa Agrossilvipastoril apura que, em apenas quatro anos agrícolas, a integração ILPF foi capaz de acumular quantidades de carbono no solo similares ao estoque de áreas de mata nativa em equilíbrio. Acúmulo de carbono significa que o solo está com mais matéria orgânica.(mais)
:: FAO RECONHECE BRASIL COMO REFERÊNCIA MUNDIAL EM CONSERVAÇÃO DO SOLO - (Abril/2017)
Em seminário realizado em Brasília, pelo Dia da Conservação do Solo, Alan Bojanic, representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), no Brasil, reconheceu os avanços nacionais na área de manejo de solo como referência mundial mas quer indicadores específicos.(mais)
:: NOVO DIAGNÓSTICO AVALIA O MANEJO DO SOLO NO SISTEMA PLANTIO DIRETO - (Abril/2017)
A Rede de Pesquisa SoloVivo desenvolveu um novo método para a avaliação do manejo em plantio direto: o Diagnóstico Rápido da Estrutura do Solo (DRES), que qualifica a estrutura da camada superficial do solo baseado nas condições gerais da gleba avaliada, relativas à sua conservação ou degradação. (mais)
:: 15 DE ABRIL, DIA NACIONAL DA CONSERVAÇÃO DO SOLO - (Abril/2017)
A data é comemorada desde a promulgação da lei Lei Federal n° 7.876, de 13/11/1989. O dia foi escolhido em homenagem ao nascimento de Hugh Hammond Bennett (1881- 1960), considerado o pai da conservação do solo nos Estados Unidos, sendo o primeiro responsável pelo serviço específico daquele país.(mais)
:: PESQUISA APONTA VANTAGENS DO PLANTIO CONSORCIADO DE SORGO E CAPINS TROPICAIS - (Abril/2017)
A Agência Fapesp de Notícias traz resultado de pesquisas coordenadas pelo professor da FCA-Unesp Carlos Alexandre Costa Crusciol sobre o plantio consorciado de culturas graníferas, como milho, soja e sorgo, e gramíneas tropicais, como o capim-marandu (Urochloa brizantha) e o capim-mombaça. (mais)
:: CUSTEIO DAS LAVOURAS PODE SER REDUZIDO DE FORMA DRÁSTICA COM MANEJO DA ADUBAÇÃO FOSFATADA - (Abril/2017)
Pesquisador da Embrapa Rafael Nunes afirma que o manejo adequado da adubação fosfatada associado a tecnologias como o plantio direto, rotação de culturas, plantas de cobertura e sistemas de integração irá proporcionar ganhos em eficiência necessários para a garantia da sustentabilidade agropecuária(mais)
:: QUALIDADE DA PALHADA É DESTAQUE NA APURAÇÃO DO RALLY DA SAFRA - (Março/2017)
A produtividade da safra de soja mudou de patamar. A produção deverá alcançar 113,3 milhões de toneladas, de acordo com os técnicos do Rally. A Agrisus apoia pesquisa sobre plantio direto durante o levantamento. Apesar da área de PD continuar praticamente a mesma, o destaque foi a qualidade.(mais)
:: PROGRAMAS DE PESQUISA DA AGRISUS SÃO APRESENTADOS À NUFFIELD INTERNATIONAL FARMING SCHOLARS - (Março/2017)
O secretário executivo da Agrisus, Ondino Cleante Bataglia, esteve em Brasília, em 17/03, para participar da primeira Conferencia de Novos Bolsistas da entidade no Brasil. Estiveram no evento 100 bolsistas provenientes de 14 países. Na oportunidade, ele apresentou o modelo de trabalho da entidade.(mais)
:: TV IAPAR DESTACA PROJETO SOBRE PLANTIO DIRETO ASSOCIADO A PLANTAS DE COBERTURA DE INVERNO - (Março/2017)
O Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) apresenta seus trabalhos em um novo canal no Youtube. Pioneiro em pesquisas do plantio direto e rotação de culturas, o Instituto foi um dos responsáveis pela superação do grave problema da erosão de solo nos anos 1970-80 e apresenta os esforços de 30 anos.(mais)
:: INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA PROPORCIONA ESTABILIDADE DA OFERTA DE FORRAGEM NA PROPRIEDADE LEITEIRA - (Março/2017)
Dia de campo no noroeste de Minas Gerais mostra as vantagens da ILP em uma situação de escassez de água, associada a elevadas temperaturas, que prejudicam a produção de forragem, fator crucial para a atividade pecuária. Soma-se a isso a baixa fertilidade do solo, na maioria das pastagens da região.(mais)
Mostrar Topo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br