Janeiro

Ano Novo chega com força total do agronegócio brasileiro enfrentando adversidades climáticas, desconhecimento do público urbano, concorrência internacional, infraestrutura defasada, mas com muita garra e determinação do agricultor.

 
 PRÊMIO ABAG 2019
 Busca
 
:: Notícias
:: COM APOIO DA AGRISUS, 17ª EDIÇÃO DO RALLY DA SAFRA DEVE AVALIAR PLANTIO DIRETO EM 1700 LAVOURAS DE SOJA E MILHO - (Janeiro/2020)
A Agrisus apoia o projeto desde 2006. A edição de 2020 começa em 13/01 com 11 equipes que visitarão 12 principais estados produtores, A estimativa inicial é de uma safra de 124,3 milhões de toneladas de soja. Em relação ao milho segunda safra, a Agroconsult estima produção de 74 milhões de toneladas(mais)
:: ANA MARIA PRIMAVESI, PIONEIRA DA AGROECOLOGIA NO BRASIL, MORRE EM SÃO PAULO - (Janeiro/2020)
Engenheira agrônoma e professora nascida na Áustria, Ana Maria faleceu em 05/01, aos 99 anos. Foi uma importante pesquisadora da agroecologia e da agricultura orgânica, sendo responsável por avanços no campo de estudo das ciências do solo em geral, uma referência em relação ao manejo ecológico. (mais)
:: TODOS OS CAMINHOS LEVAM À SOJA - (Dezembro/2019)
Texto publicado originalmente no boletim de dezembro da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e reproduzido pelo jornal O Paraná. Destaca a importância do plantio direto para a expansão do cultivo de soja no Estado, enfatizando o papel do produtor Franke Dijkstra como introdutor.(mais)
:: EMBRAPA INAUGURA CENTRO DE REFERÊNCIA E REALIZA DIA DE CAMPO EM TERRA ALTA (PA) - (Dezembro/2019)
O Centro de Referência em Tecnologias Agropecuárias e Florestais Sustentáveis “Eurico Pinheiro” foi projetado para expor, em campo, sistemas produtivos em tecnologias sustentáveis, como Sistema Plantio Direto, adubação verde, ILP, além de experimentos em melhoramento genético e sanidade em bovinos.(mais)
:: MINISTÉRIO CELEBRA DIA MUNDIAL DO SOLO COM DEBATE SOBRE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL - (Dezembro/2019)
Seminário em Brasília marcou o Dia Mundial do Solo, em 05/12. O tema escolhido foi “Pare a erosão do solo, salve nosso futuro”. A programação incluiu painéis sobre projetos estratégicos desenvolvidos pelo Mapa, como o Águas do Agro e o Plano ABC para implementação de tecnologias sustentáveis.(mais)
:: 05 DE DEZEMBRO: DIA MUNDIAL DO SOLO - (Dezembro/2019)
A data foi criada em 2002, na Tailândia, pela Sociedade Internacional de Ciência do Solo (IUSS), durante o XXVII Congresso Mundial de Ciência do Solo. A comemoração oficial no Brasil será com o seminário "Pare a erosão do solo, salve nosso futuro", na sede do Ministério da Agricultura, em Brasília.(mais)
:: EMBRAPA VALIDA ZONEAMENTO DE CONSÓRCIO DE MILHO COM BRAQUÁRIA PARA MATO GROSSO - (Dezembro/2019)
Este é o primeiro zoneamento de risco climático para o consórcio de milho com braquiária em MT. A técnica é usada tanto por produtores que buscam obter palhada para sistema de plantio direto, quanto para produtores que fazem integração lavoura-pecuária (ILP) ou integração lavoura-pecuária-floresta.(mais)
:: PESQUISAS AVANÇAM PARA INSERIR ALGODÃO EM ILP SOB PLANTIO DIRETO - (Novembro/2019)
Três unidades da Embrapa estudam inserir a cultura do algodão com segurança e sustentabilidade em sistemas que utilizam Integração Lavoura Pecuária, ILP, sem abrir mão dos princípios elementares do Sistema Plantio Direto. Fernando Lamas, pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, fala sobre o tema.(mais)
:: ADOÇÃO DE ILPF EM MATO GROSSO POUPARIA QUASE 2,5 MILHÕES DE HECTARES DE TERRAS - (Novembro/2019)
De acordo com a pesquisa, se 25% dos 9,5 milhões de hectares de lavoura de soja fossem convertidos em áreas com sistemas integrados de produção agropecuária, o aumento da produtividade gerado pelo sistema produtivo compensaria a produção de 256 mil hectares. Em 25% dos pastos, seria poupado 1,03 mil(mais)
:: PROJETO ABC CERRADO RECUPERA MAIS DE 93 MIL HECTARES DE ÁREAS DEGRADADAS EM 7 ESTADOS E NO DF - (Novembro/2019)
Os resultados do Projeto ABC Cerrado indicam que, em cinco anos, mais de 93 mil hectares de áreas degradadas foram recuperadas no bioma com a adoção de tecnologias como ILPF, Recuperação de Pastagens Degradadas, Sistema Plantio Direto e Florestas Plantadas, permitindo a conservação ambiental.(mais)
Mostrar Topo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br