SETEMBRO

Ansiosamente esperadas, as chuvas de setembro virão em boa hora para acalmar as polêmicas discussões sobre o efeito das queimadas florestais e agrícolas no país e, ao mesmo tempo, melhorar o conforto ambiental das populações afetadas.

 
 PRÊMIO ABAG 2019
 Busca
 
:: Notícias
:: SISTEMA DE PRODUÇÃO LIMPA DE ALIMENTOS DA EPAGRI É PREMIADO PELA FGV - (Setembro/2019)
A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) foi premiada pela Fundação Getúlio Vargas por ter desenvolvido um sistema de produção limpa de alimentos. O Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) foi um dos 12 casos selecionados no Brasil, na área de inovação.(mais)
:: BRASIL É LÍDER MUNDIAL EM TECNOLOGIAS DE CONTROLE BIOLÓGICO - (Setembro/2019)
O 2º Curso de Controle Biológico de Pragas no Brasil, promovido pela Embrapa e pela Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp), aconteceu no Distrito Federal. Foram apontados paralelos entre o controle biológico no Brasil e o início da adoção do Sistema de Plantio Direto no País.(mais)
:: 15 MENTES BRILHANTES QUE MUDARAM O AGRONEGÓCIO - (Setembro/2019)
A Revista Dinheiro Rural completa 15 anos de atividades e homenageia os principais nomes do setor. Um dos destaques é o fundador da Agrisus, Fernando Penteado Cardoso, que completa 105 anos de idade neste mês de setembro. “Tenho paixão pela agronomia. É um vício”, explica o agrônomo à repórter.(mais)
:: US$ 1 TRILHÃO EM 5 ANOS - (Setembro/2019)
A revista Dinheiro Rural divulga manifesto que versa sobre o futuro do agronegócio brasileiro, seu papel e o potencial para a demanda global por alimentos. Cita o fundador da Agrisus, Fernando Penteado Cardoso, que, aos 104 anos de idade, aconselha: “não se afaste da ciência e confie no mercado”. (mais)
:: PLANTIO DIRETO DO ALGODOEIRO AUMENTA ESTOQUE DE CARBONO NO SOLO EM 20% - (Agosto/2019)
Esse cultivo incrementa o teor de nitrogênio e ainda faz aumentar a produtividade em comparação com o sistema de preparo convencional do solo. O SPD incrementou em 55% o teor de carbono nos primeiros cinco centímetros de profundidade do solo, e em 20% na camada até 40 cm de profundidade.(mais)
:: PRESIDENTE DA AGRISUS ENTREGA PRÊMIO NORMAN BORLAUG EM CONGRESSO DA ABAG - (Agosto/2019)
Antonio Roque Dechen e Luiz Carlos Corrêa Carvalho, membro do Conselho Diretor da Abag, entregaram a premiação a Marcos Guimarães de Andrade Landell, pesquisador do Instituto Agronômico (IAC), especialista em cana, em 05/08/2019. A homenagem foi instituída em 2011 pela Fundação Agrisus e pela ABAG.(mais)
:: ADOÇÃO DE ILPF DEPENDE DE PESQUISA, CRÉDITO E EXTENSÃO RURAL - (Agosto/2019)
A Embrapa Pecuária Sudeste, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), fez uma pesquisa enfocando a integração de sistemas de produção e o papel das instituições na adoção dessa tecnologia. Fala também sobre plantio direto e outras medidas para mitigar gases do efeito estufa.(mais)
:: PRODUTOR APONTA PLANTIO DIRETO COMO UMA DAS CAUSAS DO BOM DESEMPENHO DA LAVOURA DE SOJA - (Agosto/2019)
O Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) realizou a 11ª Edição do Desafio Cesb de Máxima Produtividade de Soja. Um dos ganhadores, Maurício de Bortoli, creditou ao plantio direto e às boas práticas de manejo a obtenção de 123,88 sacas por hectare de média de produtividade no Rio Grande do Sul.(mais)
:: ESTUDO REVELA POR QUE SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA EMITEM MENOS ÓXIDO NITROSO - (Agosto/2019)
Os sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) emitem menos óxido nitroso (N2O), um importante gás de efeito estufa (GEE), quando comparados a lavouras em sistema de plantio convencional. O estudo comparou sistemas de lavoura contínua (com PD e convencional) com sistemas integrados de rotação.(mais)
:: CONGRESSO MOSTRA A ILPF COMO ESTRATÉGIA PARA CONSTRUÇÃO DE FERTILIDADE DO SOLO - (Julho/2019)
O uso de diferentes estratégias de ILPF na recuperação de solos com baixa fertilidade foi um dos temas abordados durante o XXXVII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, realizado em julho, em Cuiabá (MT), pela SBCS. Estima-se que o país tenha 11,7 milhões de hectares de pastagens degradadas.(mais)
Mostrar Topo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br