Março

Com o avanço das colheitas de soja e milho, as águas de março consolidam o plantio da segunda safra de milho e outros cereais. Ao mesmo tempo, prenunciam o outono com grandes colheitas de cana, café, citros e outras frutas.

 
 PRÊMIO ABAG 2019
 Busca
 
:: Notícias
:: ASSEMBLÉIA DEFINE DIRETORIA E CONSELHOS DA FEBRAPDP PAA O BIÊNIO 2020/2022 - (Março/2020)
Em 18 de março, foi eleita, por aclamação, a nova composição da Diretoria e Conselhos da entidade que estarão à frente da instituição no biênio 2020/2022. O fundador da Agrisus, Fernando Penteado Cardoso, é diretor honorário e o presidente, Antonio Roque Dechen, faz parte do Conselho Deliberativo.(mais)
:: CORONAVÍRUS LEVA A CANCELAMENTO DE EVENTOS DO SETOR - (Março/2020)
Vários eventos foram adiados ou cancelados, no Brasil e em outros países, devido ao aumento de casos de Covid-19. Entre os adiados, a Tecnoshow Comigo (GO), e a Agrishow, em Ribeirão Preto (SP). Ainda sem data também o 8º Congresso Mundial de Agricultura Conservacionista (8WCCA), em Berna, Suíca.(mais)
:: MANEJO DO PERFIL DO SOLO: UMA QUESTÃO MAIS PROFUNDA - (Março/2020)
O tema "Manejo do Perfil do Solo em Áreas sob Sistema Plantio Direto" será abordado por Eduardo Caires, engenheiro agrônomo e professor titular da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) na abertura do 17º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, em 28/07, em Dourados (MS).(mais)
:: LARANJAS NAS ENCOSTAS DE MINAS GERAIS - (Março/2020)
A edição da Revista da Fruta nº 23, de março/2020, traz texto sobre experiência de fazenda da Zona da Mata Mineira, onde é enfatizada a importância da conservação do solo, beneficiado com a construção de terraços ou patamares. Devem ser observados profundidade, aspectos físicos e de fertilidade.(mais)
:: A ENGRENAGEM VIVA - (Março/2020)
Um dos temas a serem discutidos no 17º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, em 28/07, na abertura do evento, em Dourados (MS), será A Engrenagem Biologia do Solo, com palestra da bióloga Marie Bartz. É preciso manter os solos vivos, ricos em biodiversidade (organismos e plantas).(mais)
:: DRONES E SATÉLITES AUXILIAM MONITORAMENTO DE LAVOURAS E PASTAGENS NO PARANÁ - (Fevereiro/2020)
As técnicas conjugam imagens de satélites e de drones para avaliar práticas conservacionistas nas lavouras. Mais de 80% dos seis milhões de hectares de terras agrícolas do Paraná adotam essas práticas. O uso das tecnologias possibilita também identificar estresses ambientais, como a erosão,(mais)
:: ESPECIALISTA EM PLANTIO DIRETO ASSUME DIRETORIA TÉCNICA DO INSTITUTO RIO GRANDENSE DO ARROZ (IRGA) - (Fevereiro/2020)
O engenheiro agrônomo Ivo Mello é o novo diretor técnico do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Presidente da FEBRAPDP entre 2002 e 2006, tem larga experiência em lavoura orizícola e gestão de recursos hídricos, atuando principalmente em irrigação, plantio direto e manejo sustentável.(mais)
:: PESQUISA INÉDITA DO IAC USA IMAGENS AÉREAS PARA ESTIMAR EROSÃO DO SOLO EM LAVOURAS - (Fevereiro/2020)
Pesquisa inédita usa imagens aéreas, geradas por drones, para estimar erosão do solo em lavouras. Esse tipo de mapeamento aéreo nunca foi usado com esse objetivo em áreas cobertas por vegetação. A tecnologia possibilita o processamento de imagens em software específico, gerando mapas diversos.. (mais)
:: CURSO DE AGRONOMIA RECEBE LIVROS DA FUNDAÇÃO AGRISUS - (Fevereiro/2020)
O curso de Agronomia da Unoesc São José do Cedro (SC) recebeu, recentemente, 44 livros da Fundação Agrisus. As obras serão utilizadas pelos alunos na elaboração de pesquisas e outras atividades acadêmicas. Grande parte dos livros aborda sobre a temática de solos e o acervo já está disponível.(mais)
:: FAZENDAS PODEM NEUTRALIZAR TODAS AS SUAS EMISSÕES DE GEES DESTINANDO APENAS 15% DE SUA ÁREA À ILPF - (Fevereiro/2020)
O Sistema integrado foi capaz de neutralizar emissões de metano e de óxido nitroso, gases produzidos na pecuária. O componente florestal mostrou-se fundamental para neutralizar as emissões.Foram usadas 417 árvores de eucalipto por hectare, em área experimental da Embrapa de Planaltina (DF).(mais)
Mostrar Topo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br