Novembro

A técnica do plantio direto bem feito mostra ao agricultor o caminho para superação da grave crise hídrica dos últimos tempos e amplia a sustentabilidade do negócio.

 
 PRÊMIO ABAG 2019
 Busca
 
:: Notícias
:: PESQUISAS AVANÇAM PARA INSERIR ALGODÃO EM ILP SOB PLANTIO DIRETO - (Novembro/2019)
Três unidades da Embrapa estudam inserir a cultura do algodão com segurança e sustentabilidade em sistemas que utilizam Integração Lavoura Pecuária, ILP, sem abrir mão dos princípios elementares do Sistema Plantio Direto. Fernando Lamas, pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, fala sobre o tema.(mais)
:: ADOÇÃO DE ILPF EM MATO GROSSO POUPARIA QUASE 2,5 MILHÕES DE HECTARES DE TERRAS - (Novembro/2019)
De acordo com a pesquisa, se 25% dos 9,5 milhões de hectares de lavoura de soja fossem convertidos em áreas com sistemas integrados de produção agropecuária, o aumento da produtividade gerado pelo sistema produtivo compensaria a produção de 256 mil hectares. Em 25% dos pastos, seria poupado 1,03 mil(mais)
:: PROJETO ABC CERRADO RECUPERA MAIS DE 93 MIL HECTARES DE ÁREAS DEGRADADAS EM 7 ESTADOS E NO DF - (Novembro/2019)
Os resultados do Projeto ABC Cerrado indicam que, em cinco anos, mais de 93 mil hectares de áreas degradadas foram recuperadas no bioma com a adoção de tecnologias como ILPF, Recuperação de Pastagens Degradadas, Sistema Plantio Direto e Florestas Plantadas, permitindo a conservação ambiental.(mais)
:: CAMPO USA MAIS TECNOLOGIA E PRODUTIVIDADE AUMENTA, APONTA IBGE - (Outubro/2019)
O Censo Agro foi divulgado em 25/10 e aponta um aumento da utilização de tecnologia no campo. Os dados são de 2017, em comparação com 2006, data da pesquisa anterior. De acordo com os novos números, 553.382 produtores declararam usar a técnica do plantio direto, alta de 9% sobre a pesquisa anterior.(mais)
:: SISTEMA DE PLANTIO DIRETO DE HORTALIÇAS (SPDH) REDUZ O USO DE AGROTÓXICOS - (Outubro/2019)
As pesquisas da Epagri na área iniciaram em 1998 e, hoje, o sistema é utilizado em cerca de 3 mil hectares de 1,2 mil propriedades rurais catarinenses, o que representa em torno de 10% da área plantada com hortaliças no Estado.A meta é que toda a olericultura catarinense esteja no sistema até 2030.(mais)
:: USO DE FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE PLANTIO DIRETO IRRIGADO PODE CONTRIBUIR PARA MELHORIA CONTÍNUA DO SISTEMA - (Outubro/2019)
O Índice de Qualidade Participativo do Plantio Direto para Condições de Irrigação por Pivô Central (IQPi) foi criado por pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente e da Universidade Federal de Londrina. Tem como objetivo servir à autoavaliação pelo produtor rural e auxiliar a assistência técnica.(mais)
:: UNIARP É PARCEIRA EM TRABALHO EXPERIMENTAL DE PLANTIO DIRETO DO ALHO - (Outubro/2019)
Trabalho experimental pioneiro para viabilizar o SPD de alho em Santa Catarina está sendo desenvolvido pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e está na segunda safra.(mais)
:: FERNANDO PENTEADO CARDOSO, 105, FALA DA AMAZÔNIA E DA VIDA EM ENTREVISTA AO PORTAL DBO - (Outubro/2019)
O fundador da Agrisus e seu presidente emérito, Fernando Penteado Cardoso, foi entrevistado pelo Portal DBO para falar das queimadas na Amazônia, produção mundial de alimentos e o papel do Brasil, além de sua longevidade e situação atual em que mantém suas funções praticamente intactas, em boa forma(mais)
:: FUNDADOR DA AGRISUS GRAVA DEPOIMENTO PARA EVENTO EM SÃO PAULO - (Outubro/2019)
Fernando Penteado Cardoso participou do I Yami Youth Agribusiness Movement International, realizado em São Paulo (SP), dias 08 e 09/10, juntamente com o 4º Congresso Nacional de Mulheres do Agronegócio. A convite do professor José Luiz Tejon, ele respondeu em vídeo questões sobre o agro e sua vida.(mais)
:: AGRICULTOR APRESENTA OS RESULTADOS DE MAIS DE 20 ANOS DE SPDH NA CULTURA DA CEBOLA - (Outubro/2019)
A produção de hortaliças costuma ser uma atividade com intensa mecanização, revolvimento de solo e grande utilização de insumos. Ao longo dos anos a prática gera erosão, diminui a fertilidade do solo e aumenta o custo de produção. O SPDH oferece técnicas para tornar a olericultura mais sustentável.(mais)
Mostrar Topo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br