MARÇO 2017 - Colheita adiantada de soja. Rodovia BR163 intransitável pela lama e barro dificultando embarques via Rio Tapajós. Iniciado plantio milho 2ª safra, parte com braquiária para pastoreio e/ou cobertura do solo. Pouca chuva em Parte Centro/sul.
 
 PRÊMIO AGRISUS
 Busca
 
:: Notícias
:: UNIVERSIDADE NO PARANÁ OFERECE ESPECIALIZAÇÃO EM PLANTIO DIRETO - (Fevereiro/2107)
A Universidade Positivo, em Curitiba, em parceria com a FEBRAPDP, oferece curso de especialização em "Sistema Plantio Direto: Manejo e Fertilidade do Solo". As aulas são presenciais, em um final de semana por mês, e abordará 16 disciplinas. A coordenação é da pesquisadora e professora Marie Bartz.(mais)
:: INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA PROPORCIONA ESTABILIDADE DA OFERTA DE FORRAGEM NA PROPRIEDADE LEITEIRA - (Março/2017)
Dia de campo no noroeste de Minas Gerais mostra as vantagens da ILP em uma situação de escassez de água, associada a elevadas temperaturas, que prejudicam a produção de forragem, fator crucial para a atividade pecuária. Soma-se a isso a baixa fertilidade do solo, na maioria das pastagens da região.(mais)
:: MATO GROSSO DO SUL É O 1º DO PAÍS EM ADOÇÃO DE INTEGRAÇÃO LAVOURA E PECUÁRIA - (Março/2017)
O jornal Correio do Estado aponta que MS tem a maior área de integração entre lavoura, pecuária ou floresta no Brasil. São 2.085.518 hectares, ou 10,69% do total de 19,5 milhões de hectares sob uso da agropecuária no Estado. No Brasil, a área estimada atualmente é de 11,5 milhões de hectares.(mais)
:: FUNDAÇÃO AGRISUS PARTICIPA DO PROJETO "AMIGOS DA TERRA" - (Março/2017)
O presidente da Agrisus, Antonio Roque Dechen, participou da primeira reunião presencial com os participantes do projeto “Parceiros FEBRAPDP – Amigos da Terra”, realizado em Holambra (SP). Ele reforçou a continuidade do foco conservacionista e sustentável do solo para um grande retorno à sociedade.(mais)
:: LIVRO NORTE-AMERICANO TRAZ CAPÍTULO COM ARTIGO BASEADO EM PESQUISA APOIADA PELA AGRISUS - (Março/2017)
A editora Nova Science Publishers de Hauppauge, de New York, USA, publicou o texto “Corn production intercropping with Urochloa brizantha in different production systems” no livro “Agricultural Research Updates – Volume 16”. O texto é baseado no projeto 752/10, financiado pela Fundação Agrisus.(mais)
:: JORNAL DESTACA A IMPORTÂNCIA DA ILP E DA FORMAÇÃO DA PALHADA PARA AUMENTO DA PRODUÇÃO ANIMAL - (Fevereiro/2017)
O jornal Correio do Estado, de Mato Grosso do Sul, traz entrevista com Ademir Zimmer, pesquisador da Embrapa Gado de Corte. Ele afirma que, com o manejo correto, a produção animal cresce de 30% a 40%. Na ILP a presença do gado é positiva quando se realiza juntamente com o Sistema Plantio Direto. (mais)
:: AGRISUS BATE RECORDE NO NÚMERO DE SOLICITAÇÕES DE APOIO FINANCEIRO - (Fevereiro/2017)
Somente no período entre dezembro/2016 e janeiro/2017, a Fundação Agrisus recebeu 93 projetos para avaliação, sendo 62 deles referentes ao financiamento de pesquisa agronômica e 31 pedidos de bolsas para graduação e pós-graduação. Em dezembro/15 e janeiro/16, a entidade registrou 60 projetos.(mais)
:: CAMA DE AVIÁRIO MELHORA PRODUTIVIDADE DO PASTO - (Janeiro/2017)
O Portal DBO publicou nota baseada em pesquisa financiada pela Fundação Agrisus (PA Nº 1751/16). O adubo natural ganhou fama por aumentar a produtividade, seja da soja, do milho ou do capim, e melhorar as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo. Mas até que ponto isso é verdade?(mais)
:: FUNDAÇÃO AGRISUS ULTRAPASSA MARCA DE DOIS MIL PROJETOS RECEBIDOS - (Janeiro/2017)
Única fundação de direito privado a financiar pesquisas agronômicas no Brasil, a Agrisus chegou ao mês de janeiro de 2017 com dois mil projetos registrados. Prestes a completar 16 anos de existência no próximo mês de abril, a entidade aprovou e apoiou, até agora, 895 solicitações de fomento..(mais)
:: HISTÓRIA EM QUADRINHOS DA EMBRAPA MOSTRA A IMPORTÂNCIA DO PLANTIO DIRETO - (Janeiro/2017)
O almanaque Horta & Liça é dedicado ao público infantil. A quinta edição fala sobre o sistema de plantio direto como uma prática com muitos benefícios para o meio ambiente na produção de alimentos com baixo impacto ambiental, porque preserva o solo, economiza água e melhora a qualidade do ar .(mais)
Mostrar Topo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br