SETEMBRO 2017 - Colheitas de grãos terminadas, salvo cereais de inverno. Prosseguem as colheitas de cana, café e citros. Pastagens muito secas, salvo braquiária pós soja ou consorciada ao milho. Produtores ultimando preparativos para próximo plantio.
 
 ABAG 2017
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO EXIGEM CONHECIMENTO PARA MAIS RENTABILIDADE
Solo coberto é sinônimo de benefícios. Segundo o pesquisador Álvaro Vilela de Resende, da área de Solos e Nutrição de Plantas, o sistema plantio direto bem estabelecido permite que as raízes se aprofundem mais, “incorporando carbono e favorecendo a busca por água e nutrientes, além de incentivar a atividade microbiana”, explica.

Após o devido condicionamento com correção da acidez e adubações, de acordo com Resende, o aprofundamento das raízes contribui para manter o chamado “perfil de alta fertilidade”, no qual os solos armazenam mais água e matéria orgânica, além de nutrientes essenciais.

Em algumas situações, essa melhoria é tão expressiva que permite ao produtor reduzir ou até mesmo deixar de adubar por uma ou mais safras, sem perdas significativas de produtividade.

Para ler a íntegra do texto clique aqui

Fonte: Guilherme Viana,Embrapa Milho e Sorgo
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br