NOVEMBRO 2018

Semeadura avançada da soja e culturas de verão. Precipitação ABR/SET abaixo da média em partes RR2 e 3. Colheitas quase terminadas: café, cana, algodão, citros, milho 2ªsafra, trigo. Lenta brotação de pastos. Boas floradas de café e citros

 
 LANÇAMENTO BIOGRAFIA
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: FUNDADOR DA AGRISUS LANÇA LIVRO SOBRE SEUS 104 ANOS DE VIDA
O lançamento ocorreu no encerramento da 61ª Semana Luiz de Queiroz, promovida pela ESALQ. Em seu discurso de saudação aos colegas, Fernando Penteado Cardoso anunciou o novo livro: “Com esse anúncio, que no fundo representa minha profissão de fé pela agronomia, eu confesso a vocês que espero voltar à ESALQ anualmente, como tenho feito. Vou voltar ao templo, onde vimos matar as saudades, rever amigos e renovar conhecimentos. A ESALQ, com seu recinto e seu campus, é um templo, para todos nós inesquecível”.

Ele explicou o teor da obra: ”Estão no livro datas, fatos e ocorrências, mas não necessariamente as minhas ideias e opiniões, que já são conhecidas através de palestras e conferências, de artigos e de entrevistas que ocorreram ao longo da minha vida. Eu dediquei esse livro a minha família que tanto insistiu para que eu viesse a escrevê-lo. E dedico também o livro aos meus colegas de profissão que exercem agronomia com paixão. Estas palavras são o titulo do livro: Agronomia com paixão”.

Durante o churrasco realizado após a cerimônia de encerramento, Cardoso autografou a maior parte dos 130 livros vendidos.

Uma história de vida

O livro tem depoimentos a Tom Cardoso, com organização e edição de Marlene Simarelli. Fernando Penteado Cardoso conta sua trajetória desde a infância, no interior paulista, passando pela formação acadêmica, suas várias atividades profissionais e seu amor pela família numerosa de seis filhos, 20 netos, 41 bisnetos e 23 consortes.

Após a formatura, teve uma passagem pelo serviço público, na Secretaria da Agricultura paulista, que rendeu inclusive uma viagem de estudos aos Estados Unidos para estudar principalmente cítricos, pasta à qual voltaria na década de 60 como Secretário. Um dos grandes destaques de sua carreira foi a criação da Manah, até hoje lembrada pelo seu slogan "Com Manah, adubando dá", que revolucionaria o setor de fertilizantes no país, com a fórmula N P K.

Com a venda da empresa em 2000, surgiu a ideia de criar uma fundação que continuasse seu empenho em relação à pesquisa e ao ensino agrícola. Nasce assim, em 2001, a Agrisus – Agricultura Sustenável -, com uma dotação orçamentária familiar que a tornaria a única entidade privada no país a financiar projetos de pesquisa e ensino agrícola com recursos próprios.

Ele fala também sobre seu grande interesse pelo plantio direto, o melhoramento animal e a importância do cerrado, temas ao qual se dedica com afinco até hoje. Recorda ainda as grandes fazendas com as quais esteve envolvido e o trabalho da família com o Nelore Lemgruber.

O livro é fartamente ilustrado e traz depoimentos de alguns de seus filhos, netos e bisnetos que contam da convivência sempre instigante com ele. Para terminar, Cardoso escolheu sua poesia preferida, de Rudyard Kipling, em tradução de Guilherme de Almeida:

“Se és capaz de, entre a plebe, não te corromperes

E, entre reis, não perder a naturalidade,

E de amigos, quer bons, quer maus, te defenderes,

Se a todos podes ser de alguma utilidade,

E se és capaz de dar, segundo por segundo,

Ao minuto fatal todo o valor e brilho,

Tua é a terra com tudo o que existe no mundo

E o que mais – tu será um homem, ó meu filho!”

Serviço

Estão à disposição para vendas 73 exemplares da biografia, saldo restante do lote disponibilizado pela Associação dos Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ADEALQ) na 61ª Semana "Luiz de Queiroz". Podem ser adquiridos pelo site da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ) ao custo de R$ 40,00 mais taxas adicionais de postagem clique aqui

A seguir, a íntegra do discurso de lançamento:

DISCURSO- ESALQ 13.10.18-DIA DO AGRÔNOMO

-Senhores componentes da mesa

-Meus colegas aqui presentes

-Meus colegas que não puderam comparecer a este momento.

-Senhores familiares dos colegas aqui presentes,

-Meus filhos, meus netos e meus bisnetos que estão aqui conosco.

É sempre emocionante para mim a oportunidade de saudar os colegas neste evento anual. Emocionante porque ao desfilar na entrada eu me sinto honrado, pois todos admiram a longevidade. Mas eu posso garantir a vocês todos, que se trata de uma espécie em extinção (Risos). Eu saúdo então os colegas que aqui não estão e me lembro neste momento das palavras de Steve Jobs, fundador da Apple, em seu discurso de paraninfo na Universidade de Stanford.

“Escolha uma atividade que você considere relevante e que possa exercê-la com paixão.”

Este ato se estende a todos os colegas que exercem a profissão de engenheiro agrônomo com paixão. E eu me incluo entre eles.

Estou aproveitando esta oportunidade de saudar meus colegas para fazer um anúncio. Este ato representa o lançamento do livro de minha vida, seja minha biografia. Este livro se origina da insistência de meus familiares para que eu escrevesse sobre minha vida.

Estão no livro datas, fatos e ocorrências, mas não necessariamente as minhas ideias e opiniões, que já são conhecidas através de palestras e conferências, de artigos e de entrevistas que ocorreram ao longo da minha vida.

Eu dediquei esse livro a minha família que tanto insistiu para que eu viesse a escrevê-lo. E dedico também o livro aos meus colegas de profissão que exercem agronomia com paixão. Estas palavras são o titulo do livro: “Agronomia com paixão”.

O livro estará disponível no recinto do churrasco que virá daqui a pouco, numa lojinha com a responsabilidade da ADEALQ que esta organizando este evento.

As vendas futuras dependerão da organização, que tanto a ADEALQ quanto a FEALQ vão definir.

Com esse anúncio, que no fundo representa minha profissão de fé pela agronomia, eu confesso a vocês que espero voltar a ESALQ anualmente, como tenho feito. Vou voltar ao templo, onde vimos matar as saudades, rever amigos e renovar conhecimentos. A ESALQ, com seu recinto e seu campus, é um templo, para todos nós inesquecível.

Eu agradeço o carinho e as manifestações que recebi e me escuso por não ter compreendido bem as referências que possam ter sido feitas a meu respeito por causa de algumas deficiências auditivas.

Com minha saudação final a todos, eu me despeço e desejo a todos um bom churrasco e, eventualmente, uma boa leitura.

Muito obrigado.

Nota- Editorado pelo autor a 17.10.2018

Fonte: Fundação Agrisus
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br