MARÇO 2019

Colheita da soja avança para o final e milho segunda safra consolida plantio. Chuvas e calor recuperam desempenho de cultivos perenes.

 
 CARTILHA SPD
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: USO DE NPK NA RECUPERAÇÃO DE PASTAGEM DEGRADADA DE CAPIM-BRAQUIARÃO NO ESTADO DE MATO GROSSO
Com o objetivo de avaliar doses de NPK que proporcione o bom desenvolvimento do capim-Braquiarão, bem como avaliar a melhoria das características químicas do solo e qualidade nutricional da forrageira, foram realizados quatro cortes, a cada três meses.

As variáveis relacionadas ao crescimento vegetativo foram mais significativas para as doses de N do que para as de P. A qualidade nutricional da forrageira foi melhorada, também com mais influencia pelas doses de N do que de P.

Esses resultados mostram que com um investimento baixo, ou seja, doses de 60 kg ha-1 de N combinadas com doses de 50 kg ha-1 de P, podem proporcionar aumento na produtividade do capim-Braquiarão, bem como na qualidade nutricional do mesmo, gerando produtos com maior qualidade e em menor tempo, além de possibilitar a recuperação da pastagem degradada, com aumento da produtividade animal em menores áreas, diminuindo a necessidade de desmatamento para novas áreas pecuárias.

Para ler a íntegra do relatório clique aqui

Fonte: Suzana Pereira de Melo; Osvaldo Henrique Gunther Campos
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br