JUNHO 19

Mês frio das tradicionais festas juninas, este ano deve ter calor acima da media em grande parte do país. Produtividades de plantas de inverno afetadas de forma imprevisível.

 
 ENTREGA PRÊMIO
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: QUALIDADE DO SOLO E ESTOQUES DE CARBONO SOB ILP NO TOCANTINS
Entre as conclusões dessa fase do projeto, em relação à química do solo pode-se notar a tendência de as glebas submetidas ao uso agrícola em superar aquela sob vegetação nativa, o que era esperado dado às condições do cerrado, cujos solos são naturalmente pobres em nutrientes, o que é solucionado pela adição de fertilizantes e corretivos durante o uso agrícola.

Entretanto, percebe-se tendência de acúmulo de carbono no solo nas glebas submetidas ao uso com iLP, onde o estoque de COS é maior que o da vegetação nativa, enquanto que sob o cultivo da cana (preparo convencional e monocultura) observa-se tendência de queda no estoque de COS em relação ao cerrado.

Tal tendência também foi observada em relação aos atributos físicos avaliados até o presente momento, onde a área sob cultivo de cana apresentou maior densidade do solo e menor umidade e porosidade total, em relação às demais.

Para ler a íntegra do relatório clique aqui

Fonte: Elisandra Solange Oliveira Bortolon
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br