JUNHO 19

Mês frio das tradicionais festas juninas, este ano deve ter calor acima da media em grande parte do país. Produtividades de plantas de inverno afetadas de forma imprevisível.

 
 ENTREGA PRÊMIO
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: GRAMÍNEAS FORRAGEIRAS PARA COBERTURA DO SOLO EM SISTEMA PLANTIO DIRETO
Um dos maiores entraves para a expansão do sistema plantio direto na região de Cerrados é a manutenção da cobertura do solo ao longo do ano devido, principalmente, às condições climáticas: altas temperaturas e elevadas precipitações pluviométricas, que ocasionam uma acelerada decomposição da matéria orgânica, resultando, muitas vezes, em solo descoberto mesmo sob plantio direto. A formação de palha é fundamental para permitir uma adequada proteção da estrutura do solo e desenvolvimento das culturas, além de ser uma das premissas básicas do sistema plantio direto.

Assim, o sistema de integração agricultura-pecuária tem se tornado uma opção para fornecer o aporte de palha necessário à manutenção da estabilidade do sistema plantio direto (BORGHI e CRUSCIOL, 2007), pela consorciação de milho com uma espécie forrageira (CECCON et al., 2013).

Para ler a íntegra do relatório clique aqui

Fonte: Osvaldo Guedes Filho
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br