MARÇO 2019

Colheita da soja avança para o final e milho segunda safra consolida plantio. Chuvas e calor recuperam desempenho de cultivos perenes.

 
 CARTILHA SPD
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: ESTRATÉGIAS PARA MITIGAÇÃO DA COMPACTAÇÃO DO SOLO NO SISTEMA PLANTIO DIRETO
Dentre as principais classes de solos de ocorrência no Brasil, destacam-se os Latossolos e Argissolos, que representam 58% dos solos brasileiros, sendo que estes são os principais solos utilizados para cultivo de sequeiro no Brasil.

Considerando que estes solos apresentam potenciais para ocorrência dos processos de compactação do solo, requer que sejam determinados quais são os limites críticos para o crescimento e desenvolvimento das culturas produtoras de grãos e também para a recuperação física dos solos por espécies vegetais.

Entretanto, até o momento não há clareza de quais são os níveis críticos de compactação do solo, aos quais plantas toleram sem que ocorram perdas produtivas. Isso favorece que em muitos casos, seja indicada a utilização de práticas invasivas, principalmente a escarificação do solo no sistema plantio direto, interferindo na estruturação do solo e na dinâmica da água e de nutrientes para as plantas, colocando em risco a sustentabilidade do sistema plantio direto.

Para ler a íntegra do relatório clique aqui

Fonte: Moacir Tuzzin de Moraes
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br