MARÇO 2019

Colheita da soja avança para o final e milho segunda safra consolida plantio. Chuvas e calor recuperam desempenho de cultivos perenes.

 
 CARTILHA SPD
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: ADUBAÇÃO NITROGENADA DE COBERTURA NO CONSÓRCIO DE MILHO SAFRINHA COM CAPIM-RUZIZIENSIS EM SISTEMA PLANTIO DIRETO
O cultivo do milho safrinha tornou-se importante nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Contudo, para obtenção de elevadas produtividades econômicas, esta cultura remove grandes quantidades de nitrogênio, necessitando de manejo adequado da adubação nitrogenada para complementar a quantidade de nitrogênio fornecida pelo solo e reduzir gastos desnecessários com a compra do adubo nitrogenado (Souza et al., 2011).

O nível tecnológico das lavouras de milho safrinha é muito variável, mas boa parte das lavouras são semeadas no sistema de plantio direto na palha. Porém, na maioria das regiões, os solos com a sucessão soja/milho safrinha apresentam baixa cobertura com palhada e compactação superficial, reduzindo os benefícios do sistema plantio direto na disponibilidade de água para as plantas (Magalhães et al., 2007). Nesse contexto tem sido ressaltado que em regiões de clima tropical, as principais limitações na manutenção de palhada na superfície do solo são a dificuldade em sua implantação e as suas elevadas taxas de decomposição (Costa et al., 2014).

Para ler a íntegra do relatório clique aqui

Fonte: Karina Batista
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br