JUNHO 19

Mês frio das tradicionais festas juninas, este ano deve ter calor acima da media em grande parte do país. Produtividades de plantas de inverno afetadas de forma imprevisível.

 
 ENTREGA PRÊMIO
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: CICLAGEM DE NUTRIENTES POR PLANTAS DE COBERTURA E COMPARTIMENTOS DE CARBONO EM SISTEMA DE ROTAÇÃO SOJA-MILHO EM ÁREA DE TRANSIÇÃO CERRADO-AMAZÔNIA NO MATO GROSSO
Como o SPD tem como requisito básico o não revolvimento do solo, rotação de cultura e o uso de plantas de cobertura visando a formação de palhada sobre o solo, estas podem afetar a dinâmica da matéria orgânica do solo e a disponibilidade de nutrientes para culturas subsequentes, seja pela alteração dos compartimentos de carbono e/ou pela ciclagem de nutrientes.

Assim, o uso de plantas de cobertura pode por disponibilizar maiores quantidades de amônio ao solo, via processo de mineralização do N, redução da lixiviação de potássio e nitrato, maior disponibilidade de fósforo, cálcio, magnésio e outros nutrientes, e, alterações nos compartimentos de carbono pode viabilizar de forma sustentável, a produção do milho em rotação com soja.

Importante ressaltar que para a região do Centro Norte de MT pesquisas dessa natureza ainda são escassas, e tal fato requer atenção, pois trata-se de uma região destaque no cenário mundial de produção de grãos.

Para ler a íntegra do relatório clique aqui

Fonte: Fabiano André Petter
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br