JUNHO 19

Mês frio das tradicionais festas juninas, este ano deve ter calor acima da media em grande parte do país. Produtividades de plantas de inverno afetadas de forma imprevisível.

 
 ENTREGA PRÊMIO
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: MINERALIZAÇÃO DE NITROGÊNIO EM SOLO CULTIVADO COM MILHO EM SUCESSÃO A PLANTAS DE COBERTURA
A mineralização do N orgânico do solo é o principal processo natural que fornece N para as plantas. Deste processo resultam íons inorgânicos, principalmente NH4+ e NO3-, que representam a quantidade prontamente disponível de N para as plantas.

Ter a estimativa do N inorgânico oriundo do processo de mineralização da matéria orgânica do solo é importante para melhorar a eficiência de utilização dos fertilizantes nitrogenados, cuja recuperação, em experimentos realizados no Brasil com a cultura do milho, ficou abaixo de 50% (Lara Cabezas et al., 2000; Lara Cabezas et al., 2005; Gava et al., 2006).

Estes resultados fazem acreditar que a relevância do processo de mineralização do N orgânico do solo no fornecimento de N para o milho e outras culturas é muito maior do que se imagina, mas como o processo sofre interferência de vários fatores edafoclimáticos, estimativas representativas não são fáceis de obter, apesar do esforço da pesquisa neste sentido.

Para ler a integra do relatório clique aqui


Fonte: Aline Carla Trombeta Bettiol
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br