JUNHO 19

Mês frio das tradicionais festas juninas, este ano deve ter calor acima da media em grande parte do país. Produtividades de plantas de inverno afetadas de forma imprevisível.

 
 ENTREGA PRÊMIO
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: CICLAGEM DE NUTRIENTES POR PLANTAS DE COBERTURA E COMPARTIMENTOS DE CARBONO EM SISTEMA DE ROTAÇÃO SOJA-MILHO EM ÁREA DE TRANSIÇÃO CERRADO-AMAZÔNIA NO MATO GROSSO
A adoção do sistema de plantio direto (SPD) tem proporcionado a manutenção dos estoques de carbono no solo (Prior et al., 2004) e consequentemente melhorando os atributos químicos (Henrichs et al., 2005), físicos e biológicos do solo (Silva et al., 2007).

Nesse sentido, é evidente a importância e a contribuição da matéria orgânica para a disponibilidade de nutrientes para as plantas. Importante ainda ressaltar, que a baixa eficiência no uso de nutrientes, implica diretamente no maior uso de recursos ambientais, pois, as fontes para a fabricação de fertilizantes químicos, constituem-se de um recurso não renovável.

Como o SPD tem como requisito básico o não revolvimento do solo, rotação de cultura e o uso de plantas de cobertura visando a formação de palhada sobre o solo, estas podem afetar a dinâmica da MOS e a disponibilidade de nutrientes para culturas subsequentes, seja pela alteração dos compartimentos de carbono e/ou pela ciclagem de nutrientes.

Para ler a íntegra do relatório clique aqui



Fonte: Fabiano André Petter
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br