JUNHO 19

Mês frio das tradicionais festas juninas, este ano deve ter calor acima da media em grande parte do país. Produtividades de plantas de inverno afetadas de forma imprevisível.

 
 ENTREGA PRÊMIO
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: RENOVAÇÃO DE CANAVIAIS UTILIZANDO COBERTURAS DO SOLO EM SISTEMA PLANTIO DIRETO
O cultivo intensivo de cana-de-açúcar caraterizado por monocultivo, com intenso revolvimento do solo e tráfego de máquinas tem ocasionado acelerado processo de degradação do solo. Com isso, há necessidade de pesquisas mais abrangentes sobre a melhor combinação de plantas de cobertura a serem utilizadas durante a entressafra e sistema de preparo do solo para o plantio da cana-de-açúcar, a fim se utilizar em plenitude todos benefícios do sistema, visando melhorar a produtividade, rentabilidade e a sustentabilidade.

O projeto objetiva quantificar a produção, decomposição e ciclagem de nutrientes da fitomassa, determinar os níveis de matéria orgânica e estoque de carbono no solo quando utilizadas diferentes coberturas no processo de renovação do canavial em sistema plantio direto, cultivo mínimo e preparo profundo, além de correlacionar com as alterações ocorridas nos atributos físicos e químicos deste solo, comparando os resultados com os obtidos no sistema convencional de cultivo da cana-de-açúcar.

Para ler a íntegra do relatório clique aqui




Fonte: Zigomar Menezes de Souza
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br