MARÇO 2019

Colheita da soja avança para o final e milho segunda safra consolida plantio. Chuvas e calor recuperam desempenho de cultivos perenes.

 
 CARTILHA SPD
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: PRODUTIVIDADE DE CULTURAS E ATRIBUTOS QUÍMICOS EM SOLOS COM USO DE FONTES DE NUTRIENTES EM SPD NO SUL DO BRASIL
O projeto inicial apresentou o objetivo geral de avaliar a produtividade de grãos de culturas e alterações nos atributos químicos em solos com longo histórico de uso de diferentes fontes de nutrientes em sistema plantio direto na região Sul do Brasil.

Após a condução do projeto, as principais conclusões são que o uso de fontes orgânicas de nutrientes é uma alternativa altamente viável aos agricultores que possuem esses resíduos na propriedade, pois refletem em incremento na produtividade de grãos das culturas, bem como de matéria seca. Além disso, melhoram os atributos químicos do solo como os teores de COT, P, K, Cu e Zn.

Entretanto, quando as aplicações ocorrem em uma mesma área por longo período, pode ocorrer incrementos nos teores de elementos como o P acima dos considerados ideais pelos sistemas de recomendação, o que pode acarretar em problemas ambientais. Dessa forma, o uso do N como critério para definir as doses de fontes orgânicas de nutrientes não é uma boa alternativa, especialmente em áreas que receberão aplicações por longo período.

Para ler a íntegra do relatório clique aqui

Para ler o artigo anexo "Acúmulo de Nutrientes e Produtividade de Milho em Solo com Uso de Fontes Orgânicas e Mineral de Nutrientes em Sistema Plantio Direto" clique aqui

Para ler o artigo anexo "Atributos da Acidez em Solo Submetido a Diferentes Fontes de Adubação
Orgânica e Mineral Sob Sistema Plantio Direto" clique aqui

Fonte: Cledimar Rogério Lourenzi
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br