JANEIRO 2019

Soja e outras plantas de verão em pleno crescimento.
Citros, café e cana de açúcar enfrentando limitações do clima.

 
 LANÇAMENTO BIOGRAFIA
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: MINERALIZAÇÃO DE NITROGÊNIO EM SOLO CULTIVADO COM MILHO EM SUCESSÃO A PLANTAS DE COBERTURA
O milheto foi a espécie que apresentou a maior produção de matéria seca (MS), o que já havia ocorrido no ano anterior e, entre as leguminosas, a mucuna-cinza foi a que apresentou a maior produção.

A produção de MS do milheto na safra 2016/2017 foi menor do que a de 2015/2016 devido à baixa precipitação no ciclo das culturas. A maior produção apresentada pelas gramíneas, em relação às leguminosas, está ligada, entre outros aspectos, ao desenvolvimento inicial mais rápido, o que se associa a uma melhor adaptação às condições edafoclimáticas adversas (Gomes et al.,1997).

A quantidade de restos culturais sobre o solo pode servir de referência para avaliação das condições nas quais o SPD está se desenvolvendo. Pode-se considerar que 6 t ha-1 de resíduos sobre a superfície seja uma quantidade adequada ao SPD, com a qual se consegue boa taxa de cobertura do solo.

Neste aspecto, a mucuna seria a espécie que não atende à exigência de quantidade. Entretanto, dependendo do tipo de planta, da região e das condições edafoclimáticas, a quantidade pode variar bastante em função das facilidades ou dificuldades de produção de fitomassa ou da taxa de decomposição (Alvarenga et al., 2003).

Para ler a íntegra do relatório clique aqui



Fonte: Aline Carla Trombeta Bettiol
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br