JUNHO 19

Mês frio das tradicionais festas juninas, este ano deve ter calor acima da media em grande parte do país. Produtividades de plantas de inverno afetadas de forma imprevisível.

 
 ENTREGA PRÊMIO
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: MINERALIZAÇÃO DE NITROGÊNIO EM SOLO CULTIVADO COM MILHO EM SUCESSÃO A PLANTAS DE COBERTURA
O milheto foi a espécie que apresentou a maior produção de matéria seca (MS), o que já havia ocorrido no ano anterior e, entre as leguminosas, a mucuna-cinza foi a que apresentou a maior produção.

A produção de MS do milheto na safra 2016/2017 foi menor do que a de 2015/2016 devido à baixa precipitação no ciclo das culturas. A maior produção apresentada pelas gramíneas, em relação às leguminosas, está ligada, entre outros aspectos, ao desenvolvimento inicial mais rápido, o que se associa a uma melhor adaptação às condições edafoclimáticas adversas (Gomes et al.,1997).

A quantidade de restos culturais sobre o solo pode servir de referência para avaliação das condições nas quais o SPD está se desenvolvendo. Pode-se considerar que 6 t ha-1 de resíduos sobre a superfície seja uma quantidade adequada ao SPD, com a qual se consegue boa taxa de cobertura do solo.

Neste aspecto, a mucuna seria a espécie que não atende à exigência de quantidade. Entretanto, dependendo do tipo de planta, da região e das condições edafoclimáticas, a quantidade pode variar bastante em função das facilidades ou dificuldades de produção de fitomassa ou da taxa de decomposição (Alvarenga et al., 2003).

Para ler a íntegra do relatório clique aqui



Fonte: Aline Carla Trombeta Bettiol
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br