JUNHO 19

Mês frio das tradicionais festas juninas, este ano deve ter calor acima da media em grande parte do país. Produtividades de plantas de inverno afetadas de forma imprevisível.

 
 ENTREGA PRÊMIO
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: ATRIBUTOS FÍSICOS, QUÍMICOS E MICROBIOLÓGICOS DO SOLO EM ÁREAS DE SISTEMA ILP NA REGIÃO DO VALE DO ARAGUAIA
O estado de Mato Grosso apresenta o maior rebanho bovino do Brasil com cerca de 28,5 milhões de cabeças (IBGE, 2014). A região do Vale do Araguaia - MT contribui fortemente para o desempenho pecuário do estado. Porém, a região apresenta vastas áreas com pastagens degradadas, reduzindo o potencial produtivo da atividade. A recuperação de áreas com pastagens degradadas é de grande importância, pois se estima que entre 60 a 70% dessas pastagens encontram-se sobre solos agriculturáveis (MARCHÃO, 2007).

Neste contexto, o sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) surge com opção para recuperar essas áreas e consequentemente torna-las mais sustentáveis (FIGUEIREDO & OLIVEIRA, 2015). E para o desenvolvimento de sistemas de produção agrícola mais sustentável, a melhoria das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo é uma questão chave (VILELA et al., 2008).

Para ler a íntegra do relatório clique aqui





Fonte: Silvio Yoshiharu Ushiwata
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br