JUNHO 19

Mês frio das tradicionais festas juninas, este ano deve ter calor acima da media em grande parte do país. Produtividades de plantas de inverno afetadas de forma imprevisível.

 
 ENTREGA PRÊMIO
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: QUALIDADE DA MATÉRIA ORGÂNICA E ESTRATÉGIAS PARA A ELABORAÇÃO DE UM ÍNDICE DE QUALIDADE DO SOLO EM SISTEMA DE PD
O sistema plantio direto pode trazer uma série de benefícios ao solo como reduzir a erosão, melhorar a agregação e aumentar os teores de matéria orgânica. Contudo, quando a monocultura prevalece em detrimento da rotação de culturas, há um comprometimento da eficiência do sistema em melhorar a qualidade do solo.

A qualidade do solo é um fator importante para avaliar a sustentabilidade das práticas agrícolas e para guiar decisões sobre mudanças no uso da terra. Porém, a sua avaliação é uma tarefa complicada devido à alta variabilidade e multiplicidade de fatores químicos, físicos e biológicos que controlam os processos biogeoquímicos.

Por essa razão, é necessário um método sistemático para determinar quais atributos do solo podem ser usados de maneira eficiente como indicadores de qualidade. Para ler a íntegra do relatório clique aqui




Fonte: Marcio Koiti Chiba
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br