JUNHO 19

Mês frio das tradicionais festas juninas, este ano deve ter calor acima da media em grande parte do país. Produtividades de plantas de inverno afetadas de forma imprevisível.

 
 ENTREGA PRÊMIO
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: CICLAGEM DE NUTRIENTES POR PLANTAS DE COBERTURA E COMPARTIMENTOS DE CARBONO EM SISTEMA DE ROTAÇÃO SOJA MILHO EM ÁREA DE TRANSIÇÃO CERRADO-AMAZÔNIA
Para regiões como o Cerrado e no ecótono Cerrado-Amazônia a atividade
microbiana é acelerada pelas condições edafoclimáticas, além de queimadas que ocorrem naturalmente ou são praticadas, resultando em baixa qualidade e a quantidade de Matéria Orgânica do Solo (MOS), o que compromete o sucesso dos sistemas agrícolas.

Diante disso, o cultivo de culturas demandantes como a soja e o milho vem ao longo dos anos passando por alterações nas técnicas de manejo. Dentre as inovações, está a introdução do sistema plantio direto (SPD), que preconiza a rotação de culturas, não revolvimento do solo e o uso de plantas de cobertura.

A adoção do sistema de plantio direto (SPD) tem proporcionado a manutenção dos estoques de carbono no solo (Prior et al., 2004) e, consequentemente, melhorando os atributos químicos (Henrichs et al., 2005), físicos e biológicos do solo (Silva et al., 2007).

Para ler a íntegra do relatório clique aqui








Fonte: Fabiano André Petter
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br