MARÇO 2019

Colheita da soja avança para o final e milho segunda safra consolida plantio. Chuvas e calor recuperam desempenho de cultivos perenes.

 
 CARTILHA SPD
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: ATRIBUTOS FÍSICOS E QUÍMICOS DO SOLO EM ÁREAS DE ILP NA REGIÃO DO VALE DO ARAGUAIA - MT
A recuperação de áreas degradas pelo sistema de ILP sob plantio direto pode alterar as características químicas do solo pela correção do solo e pelo aporte anual de matéria orgânica na camada superficial, alterando a dinâmica de nutrientes no perfil do solo. O uso continuado no sistema ILP pode ocasionar possíveis alterações na física do solo pelo tráfego de máquinas e implementos e pisoteio anima durante o pastejo, reduzindo a macroporosidade e a densidade do solo e aumentando a resistência do solo à penetração.

Na região do Vale do Araguaia do Mato Grosso existem muitas áreas de pastagens degradadas. A utilização do sistema ILP vem crescimento, entretanto, ainda carece de informações para ampliação e consolidação do sistema na região.

Desta forma, o objetivo geral é avaliar atributos físicos e químicos em áreas com diferentes tempos de sistema de integração lavoura-pecuária (ILP). Para ler a íntegra do relatório clique aqui


Fonte: Silvio Yoshiharu Ushiwata
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br