JULHO 19

As colheitas de cana-de-açúcar, café, citros e muitas outras frutíferas avançam nas regiões produtoras enquanto o frio e a estação seca preparam as plantas para as novas floradas e futuras produções.

 
 ENTREGA PRÊMIO
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: TRÁFEGO CONTROLADO AGRÍCOLA NO SUL DO BRASIL
A compactação do solo no sistema plantio direto é descrita como um problema que causa diretamente redução da infiltração de água no solo, e crescimento radicular das culturas.

Já indiretamente, causa problemas como o escoamento superficial da água, principal causador da erosão do solo, consequentemente redução da fertilidade do solo, perda da matéria orgânica do solo e a camada mais fértil do solo localizada nos primeiros centímetros.

Dentro desse tema de compactação dos solos em SPD, um dos principais causadores da compactação são as máquinas agrícolas, que ao se deslocarem nas áreas de produção para as atividades necessárias acabam compactando o solo aleatoriamente.

Com isso, esse trabalho visa comparar o manejo do tráfego de máquinas agrícolas tradicional, onde as máquinas safra a safra se deslocam de maneira não ordenada, ao tráfego controlado, o qual mantém o tráfego nos mesmos locais safra após safra.

Para ler a íntegra do relatório clique aqui


Fonte: Tiago De Gregori Teixeira
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br