JUNHO 19

Mês frio das tradicionais festas juninas, este ano deve ter calor acima da media em grande parte do país. Produtividades de plantas de inverno afetadas de forma imprevisível.

 
 ENTREGA PRÊMIO
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: ESTRATÉGIA DE ADUBAÇÃO ANTECIPADA, FLUXO DE GASES DE EFEITO ESTUFA E PRODUTIVIDADE EM SISTEMA DE ILP
O presente trabalho buscou avaliar a produtividade de um sistema integrado de produção agropecuária com utilização da adubação de sistema e sua influência na emissão de gases de efeito estufa e produtividade das culturas.

Os principais resultados observados foram que a emissão de N2O foi baixa em todos os tratamentos durante a fase verão (milho e soja). No inverno, com o aumento das doses de nitrogênio, ocorreu aumento da emissão de N2O e diminuição da absorção de CH4 no solo. Já as alturas de resíduo da pastagem não apresentaram diferenças significativas.

O rendimento de grãos de milho aumentou com adubação de 150 kg N ha-1 realizada na pastagem, podendo reduzir a adubação nitrogenada no verão para 75 kg N ha-1.

A produtividade de soja não diferiu entre as duas alturas de manejo do pasto, sendo superiores a área sem pastejo. A prática de adubação de sistemas, (pasto de inverno), proporcionou maiores produtividade de milho e soja, além disso, aumentou o número de ciclos de pastejo, diminuindo a necessidade de adubação no verão.

Para ler a íntegra do relatório clique aqui




Fonte: JonatasThiago Piva
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br