MARÇO 2019

Colheita da soja avança para o final e milho segunda safra consolida plantio. Chuvas e calor recuperam desempenho de cultivos perenes.

 
 CARTILHA SPD
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: ESTRATÉGIA DE ADUBAÇÃO ANTECIPADA, FLUXO DE GASES DE EFEITO ESTUFA E PRODUTIVIDADE EM SISTEMA DE ILP
O presente trabalho buscou avaliar a produtividade de um sistema integrado de produção agropecuária com utilização da adubação de sistema e sua influência na emissão de gases de efeito estufa e produtividade das culturas.

Os principais resultados observados foram que a emissão de N2O foi baixa em todos os tratamentos durante a fase verão (milho e soja). No inverno, com o aumento das doses de nitrogênio, ocorreu aumento da emissão de N2O e diminuição da absorção de CH4 no solo. Já as alturas de resíduo da pastagem não apresentaram diferenças significativas.

O rendimento de grãos de milho aumentou com adubação de 150 kg N ha-1 realizada na pastagem, podendo reduzir a adubação nitrogenada no verão para 75 kg N ha-1.

A produtividade de soja não diferiu entre as duas alturas de manejo do pasto, sendo superiores a área sem pastejo. A prática de adubação de sistemas, (pasto de inverno), proporcionou maiores produtividade de milho e soja, além disso, aumentou o número de ciclos de pastejo, diminuindo a necessidade de adubação no verão.

Para ler a íntegra do relatório clique aqui




Fonte: JonatasThiago Piva
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br