JANEIRO 2019

Soja e outras plantas de verão em pleno crescimento.
Citros, café e cana de açúcar enfrentando limitações do clima.

 
 LANÇAMENTO BIOGRAFIA
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: ESTADO DA ARTE DO PLANTIO DIRETO EM 2018
Em todas as regiões, mais da metade das lavouras avaliadas apresentaram mais de 40% do solo coberto por resíduo de outra cultura, porém nota-se também um aumento significativo de lavouras sem resíduos em todas as regiões, o que indica que algumas áreas ficaram em pousio ou a palhada degradou-se rapidamente.

Como nos anos anteriores, o milho foi a cultura de cobertura encontrada com mais frequência nas lavouras de soja de todas as regiões. Mesmo no plantio direto, com boa cobertura, sob chuvas muito intensas o solo não consegue absorver por infiltração a totalidade da precipitação, mas a água excedente chega limpa no final do terreno declivoso.

Ainda complementando os resultados das avaliações anteriores, o maior uso da técnica de semeadura em nível foi observado na Região 3, com 69% das lavouras avaliadas, porém praticamente todas as regiões aumentaram consideravelmente (2017-2018) a proporção de semeadura em nível, o que demonstra uma preocupação maior do produtor com o manejo de conservação de solos.

Para ler a íntegra do relatório clique aqui




Fonte: André Souto Maior Pessoa
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br