JUNHO 19

Mês frio das tradicionais festas juninas, este ano deve ter calor acima da media em grande parte do país. Produtividades de plantas de inverno afetadas de forma imprevisível.

 
 ENTREGA PRÊMIO
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: ESTADO DA ARTE DO PLANTIO DIRETO EM 2018
Em todas as regiões, mais da metade das lavouras avaliadas apresentaram mais de 40% do solo coberto por resíduo de outra cultura, porém nota-se também um aumento significativo de lavouras sem resíduos em todas as regiões, o que indica que algumas áreas ficaram em pousio ou a palhada degradou-se rapidamente.

Como nos anos anteriores, o milho foi a cultura de cobertura encontrada com mais frequência nas lavouras de soja de todas as regiões. Mesmo no plantio direto, com boa cobertura, sob chuvas muito intensas o solo não consegue absorver por infiltração a totalidade da precipitação, mas a água excedente chega limpa no final do terreno declivoso.

Ainda complementando os resultados das avaliações anteriores, o maior uso da técnica de semeadura em nível foi observado na Região 3, com 69% das lavouras avaliadas, porém praticamente todas as regiões aumentaram consideravelmente (2017-2018) a proporção de semeadura em nível, o que demonstra uma preocupação maior do produtor com o manejo de conservação de solos.

Para ler a íntegra do relatório clique aqui




Fonte: André Souto Maior Pessoa
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br