JUNHO 19

Mês frio das tradicionais festas juninas, este ano deve ter calor acima da media em grande parte do país. Produtividades de plantas de inverno afetadas de forma imprevisível.

 
 ENTREGA PRÊMIO
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: PERCOLAÇÃO DO CARBONO ORGÂNICO DISSOLVIDO NO SOLO PROVENIENTE DA PALHA DE CANA-DE-AÇÚCAR
O projeto teve como objetivo avaliar a produção de percolação de COD no solo, nem como o estoque de C, sob níveis de remoção de palha, durante o período de 17 meses.

O objetivo da viagem para a Alemanha, com duração de três meses, foi entender e discutir os resultados obtidos no período do experimento, sobre essa fração pouco estudada no Brasil, com a supervisão do Doutor Klaus Kaiser, especialista no assunto, juntamente com seu grupo de pesquisa na Martin Luther Universität Halle-Winttenberg, na cidade de Halle.

RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE PARTICIPAÇÃO EM VIAGEM DE ESTUDO

Projeto Agrisus No: 2286/17

Projeto: Percolação do carbono orgânico dissolvido no solo proveniente da palha de cana-de-açúcar

Interessado: Maria Regina Gmach

Instituição: ESALQ/USP

Local da viagem: Halle (Saale), Alemanha

Valor financiado pela Fundação Agrisus: R$ 4.500,00

Vigência: 25/09/2017 a 30/05/2018

RESUMO DA PARTICIPAÇÃO:

A remoção da palha da cana-deaçúcar para a produção de bioenergia pode trazer danos ao solo, principalmente no estoque de carbono e frações lábeis, como o carbono orgânico dissolvido (COD). Assim, nosso projeto teve como objetivo avaliar a produção de percolação de COD no solo, nem como o estoque de C, sob níveis de remoção de palha, durante o período de 17 meses. O objetivo da viagem para a Alemanha, com duração de três meses, foi entender e discutir os resultados obtidos no período do experimento, sobre essa fração pouco estudada no Brasil, com a supervisão do Doutor Klaus Kaiser, especialista no assunto, juntamente com seu grupo de pesquisa na Martin Luther Universität Halle-Winttenberg, na cidade de Halle. Através do auxilio do Doutor Kaiser o trabalho pôde ser bem trabalhado e discutido, gerando assim um artigo cientifico que foi recentemente submetido e está sob revisão na Revista Geoderma. Além de gerar um capítulo da Tese de doutorado da aluna, que já foi depositada. Assim, a viagem foi muito produtiva, tanto academicamente, como pessoalmente, pelo aprimoramento do idioma (língua inglesa), pelo conhecimento da cultura alemã, pela interação entre universidades e parcerias com excelentes profissionais, entre outros.


RELATÓRIO:

1. INTRODUÇÃO

A cultura da cana-de-açúcar é de grande relevância no Brasil, maior produtor da cultura no mundo, com uma área plantada de aproximadamente nove milhões de hectares. Sua importância se dá pela produção de açúcar, etanol e energia elétrica, sendo os dois últimos produzidos tanto pelo açúcar do colmo, quanto pelos resíduos culturais (palha). O interesse na produção de biocombustíveis, como o etanol, vem aumentando muito nos últimos anos como forma de mitigar a emissão de gases de efeito estufa, produzidos em grande parte por combustíveis fosseis. Para isso, está se buscando formas de remover a palha da superfície do solo para aumentar a produção de bioenergia. No entanto, essa remoção pode ocasionar danos ao funcionamento do solo. O objetivo do deste trabalho foi avaliar o efeito da remoção de diferentes quantidades de palha de cana-de-açúcar da superfície do solo na dinâmica do carbono, através da avaliação da produção e percolação do carbono orgânico dissolvido (COD), uma fração muito ativa, sensível a alteração de manejo e, avaliar mudanças no estoque de carbono. O projeto foi desenvolvido no CENA-USP, em tubos lisimétricos exposto a precipitação e luz natural, feitos com tubos de PVC de 20 cm de diâmetro, com solo dentro e a palha na superfície, na qual embaixo havia uma malha de peneira e um funil para a coleta da solução lixiviada. A duração do experimento foi de 17 meses, simulando duas colheitas da planta. O objetivo da viagem de estudos foi aprimorar os dados e o entendimento nos resultados obtidos, principalmente por se tratar de uma fração pouco estudada no Brasil e em solos de clima tropical, com supervisão do Doutor Klaus Kaiser na Martin Luther Universität Halle-Wittenberg, que tem vasto conhecimento na área de carbono do solo, principalmente COD. E assim, escrever um artigo cientifica de alto fator de impacto.

2. PROGRAMA DA VIAGEM

A estadia na cidade de Halle, participando das atividades do Doutor Kaiser e da universidade, teve duração de três meses. No primeiro mês a aluna dedicou-se a conhecer o grupo de pesquisa, apresentar o trabalho e os desafios ao grupo, aprimorar resultados e estatística, dentro outros. No segundo mês foram iniciadas as discussões sobre os resultados e entendimento dos problemas e questão. No terceiro mês foram iniciadas as conclusões e correções gerais, juntamente com o Doutor Kaiser e o grupo, para finalizar o artigo científico. Além disso, houve oportunidade de conhecer cidades vizinhas em viagens fornecidas pela universidade, produção de vinho, queijos, carnes, etc. Houve ainda, o aprimoramento da língua inglesa, e da cultura alemã.

3. CONCLUSÕES

Através da viagem realizada foi possível enriquecer o trabalho através do conhecimento e interpretação nos resultados com a ajuda de profissionais muito qualificados nessa área de pesquisa. Assim, concluímos que esta viagem foi de grande importância para o conhecimento mais aprofundado sobre o adequado manejo da palha da cana-de-açúcar para minimizar prejuízos ao funcionamento do solo causados pela perda de carbono. Além disso, foi muito engrandecedor conhecer os métodos científicos alemães, bem como sua rica cultura e história. Como resultado final, o trabalho realizado com supervisão do Doutor Klaus gerou um capítulo da tese de doutorado da aluna, que já foi depositada, além de um artigo científico que foi recentemente submetido e está sob revisão na revista de grande prestigio Geoderma.

4. DEMOSTRAÇÃO FINANCEIRA DOS RECURSOS DA FUNDAÇÃO AGRISUS

O apoio fornecido pela Agrisus foi de grande importância na ida a Alemanha. Pois através deste auxílio foi possível ficar o período de três meses lá e ficamos muito gratos. O recurso foi utilizado das seguintes formas:

- R$: 4.500,00 nas passagens aéreas de ida e volta.

5. DATA E NOME DO PARTICIPANTE.

Piracicaba, 10 de agosto de 1028.

Participante: Maria Regina Gmach.

Fonte: Maria Regina Gmach
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br