MARÇO 2019

Colheita da soja avança para o final e milho segunda safra consolida plantio. Chuvas e calor recuperam desempenho de cultivos perenes.

 
 CARTILHA SPD
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: PERCOLAÇÃO DO CARBONO ORGÂNICO DISSOLVIDO NO SOLO PROVENIENTE DA PALHA DE CANA-DE-AÇÚCAR
O projeto teve como objetivo avaliar a produção de percolação de COD no solo, nem como o estoque de C, sob níveis de remoção de palha, durante o período de 17 meses.

O objetivo da viagem para a Alemanha, com duração de três meses, foi entender e discutir os resultados obtidos no período do experimento, sobre essa fração pouco estudada no Brasil, com a supervisão do Doutor Klaus Kaiser, especialista no assunto, juntamente com seu grupo de pesquisa na Martin Luther Universität Halle-Winttenberg, na cidade de Halle.

RELATÓRIO PARA AUXÍLIO DE PARTICIPAÇÃO EM VIAGEM DE ESTUDO

Projeto Agrisus No: 2286/17

Projeto: Percolação do carbono orgânico dissolvido no solo proveniente da palha de cana-de-açúcar

Interessado: Maria Regina Gmach

Instituição: ESALQ/USP

Local da viagem: Halle (Saale), Alemanha

Valor financiado pela Fundação Agrisus: R$ 4.500,00

Vigência: 25/09/2017 a 30/05/2018

RESUMO DA PARTICIPAÇÃO:

A remoção da palha da cana-deaçúcar para a produção de bioenergia pode trazer danos ao solo, principalmente no estoque de carbono e frações lábeis, como o carbono orgânico dissolvido (COD). Assim, nosso projeto teve como objetivo avaliar a produção de percolação de COD no solo, nem como o estoque de C, sob níveis de remoção de palha, durante o período de 17 meses. O objetivo da viagem para a Alemanha, com duração de três meses, foi entender e discutir os resultados obtidos no período do experimento, sobre essa fração pouco estudada no Brasil, com a supervisão do Doutor Klaus Kaiser, especialista no assunto, juntamente com seu grupo de pesquisa na Martin Luther Universität Halle-Winttenberg, na cidade de Halle. Através do auxilio do Doutor Kaiser o trabalho pôde ser bem trabalhado e discutido, gerando assim um artigo cientifico que foi recentemente submetido e está sob revisão na Revista Geoderma. Além de gerar um capítulo da Tese de doutorado da aluna, que já foi depositada. Assim, a viagem foi muito produtiva, tanto academicamente, como pessoalmente, pelo aprimoramento do idioma (língua inglesa), pelo conhecimento da cultura alemã, pela interação entre universidades e parcerias com excelentes profissionais, entre outros.


RELATÓRIO:

1. INTRODUÇÃO

A cultura da cana-de-açúcar é de grande relevância no Brasil, maior produtor da cultura no mundo, com uma área plantada de aproximadamente nove milhões de hectares. Sua importância se dá pela produção de açúcar, etanol e energia elétrica, sendo os dois últimos produzidos tanto pelo açúcar do colmo, quanto pelos resíduos culturais (palha). O interesse na produção de biocombustíveis, como o etanol, vem aumentando muito nos últimos anos como forma de mitigar a emissão de gases de efeito estufa, produzidos em grande parte por combustíveis fosseis. Para isso, está se buscando formas de remover a palha da superfície do solo para aumentar a produção de bioenergia. No entanto, essa remoção pode ocasionar danos ao funcionamento do solo. O objetivo do deste trabalho foi avaliar o efeito da remoção de diferentes quantidades de palha de cana-de-açúcar da superfície do solo na dinâmica do carbono, através da avaliação da produção e percolação do carbono orgânico dissolvido (COD), uma fração muito ativa, sensível a alteração de manejo e, avaliar mudanças no estoque de carbono. O projeto foi desenvolvido no CENA-USP, em tubos lisimétricos exposto a precipitação e luz natural, feitos com tubos de PVC de 20 cm de diâmetro, com solo dentro e a palha na superfície, na qual embaixo havia uma malha de peneira e um funil para a coleta da solução lixiviada. A duração do experimento foi de 17 meses, simulando duas colheitas da planta. O objetivo da viagem de estudos foi aprimorar os dados e o entendimento nos resultados obtidos, principalmente por se tratar de uma fração pouco estudada no Brasil e em solos de clima tropical, com supervisão do Doutor Klaus Kaiser na Martin Luther Universität Halle-Wittenberg, que tem vasto conhecimento na área de carbono do solo, principalmente COD. E assim, escrever um artigo cientifica de alto fator de impacto.

2. PROGRAMA DA VIAGEM

A estadia na cidade de Halle, participando das atividades do Doutor Kaiser e da universidade, teve duração de três meses. No primeiro mês a aluna dedicou-se a conhecer o grupo de pesquisa, apresentar o trabalho e os desafios ao grupo, aprimorar resultados e estatística, dentro outros. No segundo mês foram iniciadas as discussões sobre os resultados e entendimento dos problemas e questão. No terceiro mês foram iniciadas as conclusões e correções gerais, juntamente com o Doutor Kaiser e o grupo, para finalizar o artigo científico. Além disso, houve oportunidade de conhecer cidades vizinhas em viagens fornecidas pela universidade, produção de vinho, queijos, carnes, etc. Houve ainda, o aprimoramento da língua inglesa, e da cultura alemã.

3. CONCLUSÕES

Através da viagem realizada foi possível enriquecer o trabalho através do conhecimento e interpretação nos resultados com a ajuda de profissionais muito qualificados nessa área de pesquisa. Assim, concluímos que esta viagem foi de grande importância para o conhecimento mais aprofundado sobre o adequado manejo da palha da cana-de-açúcar para minimizar prejuízos ao funcionamento do solo causados pela perda de carbono. Além disso, foi muito engrandecedor conhecer os métodos científicos alemães, bem como sua rica cultura e história. Como resultado final, o trabalho realizado com supervisão do Doutor Klaus gerou um capítulo da tese de doutorado da aluna, que já foi depositada, além de um artigo científico que foi recentemente submetido e está sob revisão na revista de grande prestigio Geoderma.

4. DEMOSTRAÇÃO FINANCEIRA DOS RECURSOS DA FUNDAÇÃO AGRISUS

O apoio fornecido pela Agrisus foi de grande importância na ida a Alemanha. Pois através deste auxílio foi possível ficar o período de três meses lá e ficamos muito gratos. O recurso foi utilizado das seguintes formas:

- R$: 4.500,00 nas passagens aéreas de ida e volta.

5. DATA E NOME DO PARTICIPANTE.

Piracicaba, 10 de agosto de 1028.

Participante: Maria Regina Gmach.

Fonte: Maria Regina Gmach
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br