JUNHO 19

Mês frio das tradicionais festas juninas, este ano deve ter calor acima da media em grande parte do país. Produtividades de plantas de inverno afetadas de forma imprevisível.

 
 ENTREGA PRÊMIO
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: ADUBAÇÃO NITROGENADA E PRÉ-CULTIVO DE AVEIA E TREMOÇO ANTECEDENDO A SOJA EM ÁREAS DE PRIMEIRO ANO DE CULTIVO
Objetivo deste trabalho foi avaliar a produtividade da soja de primeiro ano de cultivo após o cultivo de aveia e tremoço como cobertura de solo. Entre as conclusões está que para a massa de matéria seca da palha, os tratamentos que obtiveram a maior quantidade foram: aveia+N na aveia e aveia+tremoço (2,72 e 2,66 Mg ha-1), já os tratamentos com pousio e pousio+N foram os que menos produziram (0,93 e 1,05 Mg ha-1). O tratamento com aveia foi o que apresentou a menor relação carbono/nitrogênio (51,97); já a maior foi a aveia+tremoço+N com um valor de 61,40.

O tremoço branco por ser leguminosa possui menor relação C/N. Viola et al. (2013), analisando o cultivo de adubos verdes antecedendo o cultivo de trigo, observaram que o tremoço branco no estágio de florescimento, obtém uma alta quantidade de matéria seca (4,7 Mg ha-1) e uma baixa relação C/N (20). Ou seja, ideal para o cultivo da cultura sucessora, pela rápida disponibilidade de nutrientes.

Para ler a íntegra do relatório clique aqui



Fonte: Fábio Rafael Echer
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br