JANEIRO 2019

Soja e outras plantas de verão em pleno crescimento.
Citros, café e cana de açúcar enfrentando limitações do clima.

 
 PRÊMIO AGRISUS
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: ASSOCIAÇÃO DE FUNGICIDAS E INOCULANTES EM SEMENTES DE SOJA
Cresce a demanda pelos produtores rurais no Brasil e no mundo por sementes que já cheguem até eles tratadas com o inoculante (DEAKER, ROUGHLEY, KENNEDY, 2004), sendo que tal oferta já é verificada no mercado de sementes de soja no Brasil.

No entanto, preocupa a escassez de pesquisas publicadas até o momento sobre os resultados de longos períodos de armazenamento de sementes com tratamentos associados de fungicidas e inoculantes em termos de eficiência da fixação biológica de nitrogênio na soja.

Esta pesquisa tem por objetivo avaliar as consequências do armazenamento de sementes de soja tratadas com fungicidas e inoculante na cultura de soja com relação à eficácia da fixação biológica de nitrogênio na cultura da soja.

Já é possível afirmar que o armazenamento de sementes pré-inoculadas por período de 30 dias após a pré-inoculação pode impactar negativamente a FBN e desenvolvimento de plantas mesmo na ausência de pesticidas. No entanto, alguns fungicidas como carbendazim+tiram podem potencializar o efeito negativo do armazenamento.

Para ler a íntegra do relatório clique aqui







Fonte: Durval Dourado Neto
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br