JANEIRO 2019

Soja e outras plantas de verão em pleno crescimento.
Citros, café e cana de açúcar enfrentando limitações do clima.

 
 PRÊMIO AGRISUS
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: PRODUÇÃO DE CARNE E SOJA EM SISTEMAS DE ILP
A integração da agricultura e pecuária consiste na diversificação da produção, possibilitando o aumento da eficiência de utilização de recursos naturais e a preservação do ambiente, resultando em incrementos e maior estabilidade de renda do produtor rural.

Como as áreas de lavoura são, em sua maioria, cultivadas apenas durante a estação de verão, faz-se necessário demonstrar e avaliar economicamente tecnologias de Integração Lavoura/Pecuária que viabilizem a produção intensiva destas áreas agrícolas durante o ano todo, e assim agindo com que após a colheita da cultura de verão os produtores possam obter lucros com a integração, ao passo que vencido o ciclo da lavoura de verão, a área será utilizada para o pastoreio de bovinos.

O Projeto Arenito é desenvolvido desde 2013 na Estância JAE, onde se realizam pesquisas, validações e demonstrações apoiadas pela Fundação Agrisus. Por 13 anos consecutivos vem se produzindo forragem para gado de leite e corte no intervalo de duas culturas de soja de verão.

É o que se chama de integração lavoura / pecuária - ILP, onde “a plantação e a criação se alternam na mesma área”. A sequência ininterrupta por vários anos comprova a viabilidade técnica e econômica da rotação soja/pastagem no mesmo ano agrícola.

Para ler a íntegra do relatório clique aqui




Fonte: Fernando Ribeiro Sichieri
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br