JUNHO 19

Mês frio das tradicionais festas juninas, este ano deve ter calor acima da media em grande parte do país. Produtividades de plantas de inverno afetadas de forma imprevisível.

 
 ENTREGA PRÊMIO
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: PLANTIO DIRETO E CALAGEM NO SISTEMA CANA CRUA
O autor faz um resumo da situação apresentada no relatório anterior e a atual. Destaca que a diferença favorável ao plantio direto é oriundo da contribuição da biomassa do sistema radicular mantido praticamente intacto ao longo destes anos.

A diferença favorável ao sistema convencional na camada de 10-20 cm de profundidade pode ser atribuído ao fato de utilizar arado de aivecas na operação de preparo, o qual favorece a inversão de camadas de solo. Dessa
forma, os resíduos presentes na superfície são incorporados, favorecendo a decomposição e incorporação do carbono nos diferentes compartimentos da matéria orgânica do solo.

Em futuros estudos considera ser conveniente discriminar quanto de carbono é proveniente da cana-de-açúcar (C4) e quanto é resultado da contribuição dos restos culturais da soja (C3) cultivada em rotação.

Para ler a íntegra do relatório clique aqui

Fonte: Denizart Bolonhezi
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br