MARÇO 2019

Colheita da soja avança para o final e milho segunda safra consolida plantio. Chuvas e calor recuperam desempenho de cultivos perenes.

 
 CARTILHA SPD
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: EFEITO DA APLICAÇÃO DE BIOCHAR EM ÁREAS SOB CULTIVO DE CANA-DE-AÇÚCAR
Dentre os principais benefícios do uso de “biochar” em sistemas agrícolas, podem ser considerados: aumento da produtividade, redução da lixiviação de N, melhoria na capacidade de retenção de água do solo, neutralização da acidez do solo, decréscimo na quantidade de alumínio extraível, redução significativa das emissões de CH4 e N2O dos solos, redução na densidade do solo, aumento na condutividade hidráulica saturada e maior conteúdo de C no solo.

Além disso, o “biochar” melhora a disponibilidade de P às plantas, a permeabilidade da água no solo, a capacidade de retenção de água e, portanto, proporciona maior disponibilidade de água às plantas.

Como resultado, as atividades realizadas foram primordiais para o bom andamento do projeto, que já se encontra submetido à FAPESP e, se aprovado, pretende-se submetê-lo ao BIOEN, programa da FAPESP que articula projetos de pesquisa na área de bioenergia, de modo, procurando ampliar a visibilidade do projeto e do tema como um todo.

Como conclusão, espera-se que os resultados dos ensaios a serem realizados possam evidenciar a importância do uso de biochar na agricultura como prática conservacionista, condicionador de solo e promotor de melhorias na qualidade do solo em cultivo de cana-de-açúcar.

Para ler a íntegra do relatório clique aqui

Fonte: Thalita Fernanda Abbruzzini
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br