MARÇO 2019

Colheita da soja avança para o final e milho segunda safra consolida plantio. Chuvas e calor recuperam desempenho de cultivos perenes.

 
 CARTILHA SPD
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: CONTRIBUIÇÃO NUTRICIONAL DE ADUBOS VERDES SEMEADOS NA SAFRINHA, EM SPD, NO RENDIMENTO DE OUTRA GRAMÍNEA EM SUCESSÃO
Para o equilíbrio de um sistema em plantio direto (SPD), sobretudo na fase de
implantação, são particularmente relevantes a manutenção e aumento do estoque e do aporte de nitrogênio (N) no solo como forma de contribuição à redução degradação da matéria orgânica. Como o custo dos fertilizantes nitrogenados é elevado, com disponibilidade cada vez mais escassa, uma fonte possível, sustentável e econômica é a fixação biológica de N (FBN), realizada por leguminosas (poáceas). Nesse contexto, a adoção de leguminosas como adubos verdes é um fator bastante interessante a ser considerado nos distintos sistemas de produção em rotação, sucessão ou intercalares.

Além da finalidade principal de cobertura e manutenção da matéria orgânica (MO) do solo, aventam-se, como possíveis benefícios advindos dessa cobertura vegetal a
preservação e restauração da produtividade nas áreas em cultivo, sobretudo naquelas degradadas, em que os custos ambiental e econômicos são grandes.

Para ler a íntegra do relatório clique aqui


Fonte: Elaine Bahia Wutke
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br