JUNHO 19

Mês frio das tradicionais festas juninas, este ano deve ter calor acima da media em grande parte do país. Produtividades de plantas de inverno afetadas de forma imprevisível.

 
 ENTREGA PRÊMIO
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: CONTRIBUIÇÃO NUTRICIONAL DE ADUBOS VERDES SEMEADOS NA SAFRINHA, EM SPD, NO RENDIMENTO DE OUTRA GRAMÍNEA EM SUCESSÃO
Para o equilíbrio de um sistema em plantio direto (SPD), sobretudo na fase de
implantação, são particularmente relevantes a manutenção e aumento do estoque e do aporte de nitrogênio (N) no solo como forma de contribuição à redução degradação da matéria orgânica. Como o custo dos fertilizantes nitrogenados é elevado, com disponibilidade cada vez mais escassa, uma fonte possível, sustentável e econômica é a fixação biológica de N (FBN), realizada por leguminosas (poáceas). Nesse contexto, a adoção de leguminosas como adubos verdes é um fator bastante interessante a ser considerado nos distintos sistemas de produção em rotação, sucessão ou intercalares.

Além da finalidade principal de cobertura e manutenção da matéria orgânica (MO) do solo, aventam-se, como possíveis benefícios advindos dessa cobertura vegetal a
preservação e restauração da produtividade nas áreas em cultivo, sobretudo naquelas degradadas, em que os custos ambiental e econômicos são grandes.

Para ler a íntegra do relatório clique aqui


Fonte: Elaine Bahia Wutke
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br