MARÇO 2019

Colheita da soja avança para o final e milho segunda safra consolida plantio. Chuvas e calor recuperam desempenho de cultivos perenes.

 
 CARTILHA SPD
 Busca
 
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo
(mla)
:: ATRIBUTOS QUÍMICOS E FÍSICOS DO SOLO NA INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA
Sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), sistemas agroflorestais (SAF) ou sistemas agrosilvipastoril podem ser definidos como a combinação de cultivos simultâneos de essências florestais com culturas anuais e/ou perenes.

Esses sistemas contribuem para o aumento da cobertura florestal e constituem em opção para o aumento da produção de madeira, de lenha e de alimentos, além de permitirem a utilização mais eficiente dos recursos naturais, a diversificação da produção, a formação de culturas alimentares, a redução dos riscos de produção e a diversificação da renda dos produtores (RODIGHERI & GRAÇA, 1996).

Esse tipo de sistema proporciona a melhoria da fertilidade do solo por diversos fatores, sendo eles, a deposição de palha proveniente da lavoura, a deposição de esterco através do gado e por meio da serapilheira liberada pelo componente florestal.

É sabido que a maioria das pastagens no Brasil se encontra degradada ou em processo de degradação, em virtude no mau uso e manejo do pasto e do solo sendo que, no MT a situação não é diferente.

Para ler a íntegra do relatório clique aqui

Fonte: Anderson Lange
Voltar VoltarImprimirEnviar para um amigo

Conveniada: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ 
Contato: agrisus@agrisus.org.br e agrisus@fealq.org.br